Dicas

10 MANDAMENTOS DA DECORAÇÃO DE PAREDES

Publicado em 06.01.2021 |
158 visualizações

Um guia para te ajudar no planejamento que vai dar destaque à parede em qualquer cômodo

parede 4

Você sabe decorar paredes? Aposto que sua resposta imediata foi “sim”. E foi tão rápida porque possivelmente sabe mesmo e já fez isso inúmeras vezes na sua casa, escritório ou qualquer outro lugar.

E não tem muito segredo mesmo, né. Com tantas opções de itens e tanta ideia que aparece quando uma grande parede vazia “dá sopa”, é difícil errar. Versatilidade é a palavra de ordem na decoração de paredes.

Mas ninguém está livre de ter dúvidas. Pensando nisso, preparamos um guia com algumas coisas importantes a levar em conta na hora de fazer seu estilo literalmente “subir pelas paredes”.

São nossos 10 mandamentos da decoração de paredes e esperamos que possam ajudar quem vive algum dilema ou apenas facilitar questões básicas para que você possa focar na criatividade:

1 – PENSARÁS NAS CORES SOBRE TODAS AS COISAS

parede preta decoracao 6

Tudo parte sempre da cor em decoração, né. Simplesmente porque se você quiser harmonizar o ambiente as coisas terão que combinar entre si de alguma forma. Por isso, caso goste de ousar em acessórios o ideal é manter a parede em tom mais neutro. Se preferir abusar das cores na hora de pintar o ambiente terá que depois procurar itens que conversem de alguma forma com a paleta.

Veja também:

Dicas para uma decoração religiosa: combinando fé e estilo

Telas para que te quero: dicas práticas para decorar com esse acessório

É regra básica do design de interiores, mas permite versatilidade. Afinal, você pode combinar, contrastar, sobrepor. Hoje se tem uma liberdade enorme para brincar com as cores já que o visual moderno, despojado e cheio de personalidade está em alta.

2 – NÃO USARÁS DECORAÇÃO EM VÃO

parede 2

“Menos é mais” é o mantra atual da decoração, já que a tendência minimalista veio para ficar. E não é diferente na hora de decorar paredes. O ideal é que tudo que for colocado em um mesmo espaço converse entre si.

Por isso, cores, formatos, tamanhos e temas precisam ser levados em conta. Você não quer que pareça que foi acumulando acessórios e jogando ali naquela “tela” sem nenhum tipo de planejamento.

3 – GUARDARÁS MEDIDAS E ESPAÇOS

parede 9

E falando em planejamento, pense em medidas e no espaço disponível antes de comprar os itens que vão decorar a sua parede. Essa é talvez a dica mais essencial desse manual: não importa a beleza da peça que você escolheu se ela, literalmente, não couber no espaço destinado. Ou se ela sumir em uma parede muito grande.

O mais comum, quando se trata de quadros e telas, é dispor vários pequenos ou um item de tamanho grande como ponto de atenção.

parede 5

E como saber sobre medidas? Bom, para isso os designers têm algumas regras, as chamadas “medidas mágicas”:

- Para vários quadros menores combinados o espaçamento ideal entre um e outro é de 3 e 6 polegadas, o que corresponde a aproximadamente 7,5 a 15,5 cm.

- Em relação ao chão, a elevação ideal de um quadro em uma parede é entre 57 e 60 polegadas. Isso corresponde a 144,7 a 152,4 cm.

- Quando for pendurar um quadro que ficará acima de alguma peça de mobília, coloque-o a uma distância de 15,5 a 20,3 cm desse móvel (6 a 8 polegadas).

4 – HONRARÁS GOSTOS PESSOAIS

parede 8

Isso é muito importante. Não importa quantas regras existam no mundo do design de interiores, você não vai se sentir em casa seguindo todas elas e engavetando a sua própria vontade. Não adianta apostar no estilo minimalista se a sua personalidade não combina com isso. Pode te deixar desconfortável dentro do seu próprio lar e isso nunca vai estar na moda.

E você pode muito bem levar seus gostos pessoais em conta e ainda ficar dentro dos padrões de decoração porque na verdade, em questão de estilo, a criatividade está cada vez mais em alta. Basta prestar atenção em coisas como não usar todos os seus gostos na composição da mesma parede colocando vários itens que não tenham nenhuma relação entre si, para evitar que pareça só uma grande bagunça em vez de algo pensado e planejado.

5 – NÃO MATARÁS ITENS

parede 3

Aquela tela incrível que você comprou na viagem de férias sem pensar muito parecia lindo na mala, mas na decoração não combinou nada ou ficou escondido no único canto em que coube no fim das contas? É um assassinato a sangue frio de algo que tinha potencial e o motivo do crime foi a falta de planejamento.

Nem sempre, infelizmente, podemos usar aquele item maravilhoso no espaço que temos disponível. E a escolha é simples: ou você o anula uma obra de arte ou deixa que ela seja feliz com alguém que possa lhe dar seu devido destaque. Sabe o que dizem, né, sobre amar e querer o bem do outro.

6 – NÃO PECARÁS CONTRA O ESTILO

papel de parede natureza prego e martelo

Tudo bem que você adore estampas. Mas usar várias em papéis de parede num mesmo cômodo, por exemplo, pode não dar muito certo. Misturar estampas é uma arte e até pode funcionar bem, mas deve ser pensado e executado com muita cautela.

Outra coisa que você pode querer levar em conta se gosta de seguir as regras e indicações do mundo do design é a questão do “tema” da decoração. Se criou uma sala toda em estilo náutico pode ficar bem estranho um quadro enorme de um buda no meio da parede principal. A criatividade é muito bem-vinda na hora de decorar, mas às vezes não ter um mínimo de coerência pode cruzar a linha entre criativo e o brega.

7 – NÃO ROUBARÁS IDEIAS POR INSEGURANÇA

parede 7

Inspiração é uma coisa maravilhosa. Nada como ver algo que outra pessoa fez, amar e usar de base para sua própria criação. Ou até mesmo replicar ideias e conceitos. Mas faça isso se o seu coração e o seu cérebro pedirem. Não apenas porque acha aquela pessoa estilosa e acredita que não tem como errar se copiá-la.

Já falamos da importância de você se ver na decoração de casa. É o seu cantinho especial, o espaço feito por você para você. Não deixe que outra pessoa se sinta mais a vontade nele do que você mesmo. Se não tem muita segurança na decoração e quer muito que aquela parede seja o ponto de foco da sala pesquise, estude, se inspire, mas não deixe de ouvir seus sentimentos e emoções.

8 – NÃO LEVANTARÁS FALSO ORÇAMENTO

parede 10

Não é segredo para ninguém: decoração linda, estilosa e elegante pode custar caro. Mesmo que seja apenas uma parede. É preciso respeitar o seu poder aquisitivo. Aquele quadro enorme e caríssimo ficou maravilhoso na casa do seu amigo? Tenho certeza que sim. Mas garanto também que você pode encontrar uma opção tão linda quanto, do seu jeito e dentro do seu orçamento.

Até porque quando o assunto é decoração de paredes, você pode acabar gastando dinheiro à toa em algo que não será tão durável. Principalmente se for do tipo que gosta de novidades: não dá para reformar ou mudar todo o interior da casa o tempo inteiro, mas aquela parede enorme da sala permite explorar novas ideias sempre que os olhos quiserem uma “mudança na vista”.

9 – NÃO DESEJARÁS A PAREDE DO PRÓXIMO

relogio de parede prego e martelo locais

Nem todo mundo tem aquela parede perfeita que é simplesmente um ponto central do cômodo mesmo sem muito esforço. Sabe aquela, que dá para colocar qualquer coisa que fica linda? Algumas vezes você vai ter que se esforçar um pouco mais do que o vizinho sortudo que tem uma dessas.

Parece idiota dizer isso, mas o item básico da decoração de paredes é “a parede”. Talvez na sua um quadro gigante ou vários quadros pequenos não fiquem com aquele efeito sonhado. Mas sempre há uma opção que vai dar certo, até porque versatilidade e decoração de paredes são amigos próximos. Você pode usar textura, pinturas diferenciadas, papel de parede ou adesivos, apenas uma cor diferente para chamar atenção, tintura lousa, revestimento em madeira, enfim, são muitas as opções para destacar um canto do cômodo sem necessariamente usar itens como telas, relógios ou quadros. Basta escolher o que mais combina com o seu espaço.

10 – NÃO COBIÇARÁS AS PINTURAS ALHEIAS

relogio de parede decorativo homer simpson kiss my reldiv007cf

Vamos frisar essa parte das nossas dicas, mas de um modo mais incisivo. Já falamos sobre não copiar um estilo que não combina com você, de não desejar espaços e itens que não cabem no seu orçamento e sobre sempre respeitar seus gostos, independente de qualquer regra.

Mas por que vamos reforçar isso com esse foco em pinturas? Porque acreditamos na energia que a decoração traz para o ambiente. Já imaginou amar o quadro na sala de um amigo, comprar igual e depois ver por aí que ele representa algo que não tem nada a ver com seus desejos de vida ou princípios? Se você gosta que tudo na sua casa reflita seus gostos, ideais e se acredita que isso tudo reflete no seu dia a dia, então sempre se lembre de que aquilo que serve para o outro talvez não sirva do mesmo jeito para você.

Resumindo: queremos que você coloque em prática tudo que está aí no seu imaginário e temos certeza que sua parede vai ficar linda. Mas sabemos também que sempre dá aquela vontade de pedir a opinião de alguém, de discutir ideias e conceitos e de analisar todos os ângulos. E é para isso que estamos aqui.

Também temos dicas de itens que vão ajudar a deixar sua parede um arraso no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

 

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.