Dicas

A COR MAIS ODIADA DO MUNDO PODE ENTRAR NA DECORAÇÃO?

Publicado em 04.12.2020 |
875 visualizações

Escolhido em pesquisa como a cor mais feia, o marrom tem muito espaço na composição de ambiente.

marrom

Você sabia que uma equipe de especialistas dedicou nada menos do que três meses de suas vidas para determinar qual seria a cor mais feia do mundo?

Foi realizada uma ampla pesquisa com o público em geral para analisar que cor causada reação mais negativa nas pessoas. E o tom de marrom “pantone 448C” foi o vencedor dessa disputa nada lisonjeira.

Os entrevistados o classificaram como “sujo”. A pesquisa foi feita para determinar qual cor usar na embalagem do cigarro para diminuir as vendas desse item. Parece loucura? Pois saiba que as vendas realmente caíram depois que a nova embalagem foi para o mercado.

Mas, e na decoração? Será que o marrom também é tão odiado na hora de compor ambientes?

Fomos descobrir, para ajudar quem (ao contrário da maioria dos habitantes do planeta aparentemente) gosta do tom e quer usá-lo em casa ou no trabalho.

E adivinha só? Na hora de decorar acontece o oposto: O marrom é uma das cores mais usadas nas decorações, principalmente pela versatilidade do tom, que transita entre o tradicional e o moderno.

Então, claro, vamos a algumas dicas para usar e abusar da cor mais odiada do mundo na área em que ela vira o jogo e se torna a queridinha das pessoas:

1 – MOTIVOS PARA USAR MARROM

Por se tratar de uma cor que lembra terra e madeira, ele tem forte ligação à natureza. Quando usado em ambientes internos, costuma causar sensação de conforto, calma e segurança.

marrom 2

Além disso, tem uma gama variada de tons para garantir opções na hora de combinar.

O que o marrom diz sobre você? Se marrom é sua cor favorita é porque você se identifica com honestidade e simplicidade e mantém seus pés plantados na terra. É verdadeiro, transparente, ama estabilidade, família e tem grande senso de responsabilidade.

2 – ESTILO NA COR MARROM

Essa cor é muito presente em decorações no estilo urbano e industrial, combinado com luminárias metálicas e arte gráfica.

Também aparece bastante em composições rústicas, já que está presente em painéis de madeira e em muitos móveis que costumam ser usados nesse estilo, como peças de couro.

Leia também:

Cores de quartos para homens em foco: porque nem tudo se resume a azul

Preto na decoração: como usar

Quer saber com o que ele combina muito, de acordo com especialistas em design de interiores? Com azul. Essa dupla funciona porque enquanto o marrom é associado à terra e às arvores, o azul é associado à água.  Assim, as duas cores se apoiam e se equilibram da mesma maneira que a água ajuda a árvore a crescer.

marrom 3

3 – MARROM PREDOMINANDO

O marrom não precisa aparecer só nos detalhes. Ele pode ser também a inspiração principal na hora de escolher os revestimentos. Tijolos aparentes, piso de madeira, painéis, móveis e outros itens que fazem sucesso na composição tem bastante presença da cor. Aliado a isso, você pode criar uma variação de tonalidades com o uso de acessórios para gerar um cenário natural e, ao mesmo tempo, muito marcante.

marrom quarto 2

Você também pode ousar mais e combinar a base em tons terrosos com cores mais vibrantes. Também vai criar um efeito surpreendente.

4 – MARROM NOS ACESSÓRIOS

Almofadas, cortinas, tapetes e outros itens de tecidos variados podem ficar lindos em tons de marrom combinando com praticamente qualquer paleta de cores escolhida para a base da decoração. Marrom é quase um preto básico: fica bem com basicamente tudo.

marrom 4

E temos também a opção de objetos nessa cor: são facilmente encontrados já que os tons terrosos estão presentes inclusive no material usado para produzir peças. Enfeites de madeira ou vime, por exemplo.

Você pode até mesmo se beneficiar da presença dessa cor na própria natureza: que tal um tampo de madeira rústica para a sua bancada na cozinha? Fica lindo e vai chamar atenção.

mockup 4 almofadas

5 – ONDE USAR MARROM

Não há limites para a criatividade nessa questão: até o banheiro fica lindo com tons dessa cor bem utilizados.

marrom 5

Por exemplo, espaços comerciais e empresas: um ambiente fica chique, elegante e sóbrio com essa cor, o que funciona muito bem para receber possíveis clientes e causar boa impressão.

Você pode usar um papel de parede, painéis de madeira e itens de couro, por exemplo. E isso cabe em qualquer ambiente. Até porque, os móveis da casa já costumam ser em madeira, tons claros e escuros de marrom, então dificilmente algo nessa cor não vai compor bem o espaço.

E como o marrom está associado a coisas como honestidade, segurança, verdade, simplicidade, rural, natural, rústico, maturidade, orgânico, conforto, qualidade, estabilidade, responsabilidade, qualquer cômodo vai ficar com a energia boa se decorado nessa cor. Inclusive o espaço de descanso do quarto, já que muitos desses sentimentos despertados por ele são propícios para uma boa noite de sono.

marrom quarto

Viu quantos motivos para usar marrom aí na sua casa ou empresa? Deixe sua criatividade rolar nas combinações e aproveite o potencial decorativo dessa cor tão versátil.

Claro que você pode mesmo não gostar da cor, que não costuma agradar quem tem personalidade mais espontânea e despreocupada por ser considerada muito careta.

Mas se estiver na dúvida, dê uma chance, analise as possibilidades e se joga na cor mais feia do mundo sem medo.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.