Dicas

ALMOFADAS EM DESTAQUE: MUITO ALÉM DA SALA DE ESTAR

Publicado em 29.01.2021 | comentários
187 visualizações

Nem só de sofá vive a decoração com almofadas e nós podemos provar

kit fotografia almofadas prego e martelo

Sofás modernos com encostos que já parecem almofadas fizeram esse item perder um pouco do seu espaço no local em que mais era utilizado. Mas não pense que elas se deixaram esquecer. Pelo contrário, hoje almofadas não são apenas itens de decoração, mas artifícios para harmonizar o ambiente.

POR QUE USAR ALMOFADAS?

A primeira coisa que passas pelas nossas cabeças é “conforto”, não é mesmo? Mas também me ocorre aqui outra palavra: versatilidade. Já parou para reparar como ela tem a capacidade de dar o toque que faltava em praticamente todo ambiente?

almofadas

Isso, aliás, é o foco da nossa conversa de hoje: dê uma chance para as almofadas te mostrarem que também souberam se atualizar.

Veja mais: Além do sofá: dicas para decorar os espaços da sua casa com almofadas

Como higienizar almofadas devidamente?

Além de já terem hoje estampas e formatos diferenciados que podem fazer delas o destaque de qualquer espaço, elas também se espalharam pela casa. Foi-se o tempo que se limitavam ao sofá da sala: agora não há limite para o que elas permitem.

ONDE MAIS POSSO USAR ALMOFADAS?

Fora a sala de estar, um dos primeiros cômodos que aparece nessa resposta é o quarto. Já ouviu falar de “cama posta”? Ela é tendência na decoração, ganha cada vez mais espaço e tem as almofadas como um de seus grandes trunfos. Além de deixar tudo muito lindo ainda garante o conforto para, por exemplo, ler um pouco antes de dormir.

arrumar cama2

Até mesmo o banheiro pode estar na rota das almofadas: você já pode ter visto que muita gente usa esse item para dar mais conforto (e beleza) às banheiras.

almofada 8

Almofadas podem compor praticamente qualquer cômodo de alguma forma. Inclusive na área externa: aquela varanda em que você já gosta de passar um tempo pode ficar ainda mais convidativa com almofadas garantindo conforto extra. E falo até de almofadas no chão mesmo, por que não? Vamos falar mais sobre isso ainda nesse artigo.

almofada 9

QUAIS CUIDADOS TOMAR?

Mas, antes vamos falar de alguns pontos que devem ser levados em conta se você for apostar em almofadas fora da sala de estar e da segurança que esse cômodo oferece para elas.

É que a escolha dos materiais deve estar adequada ao ambiente. Para ambientes externos, por exemplo, o ideal é optar por um tecido durável, se possível impermeável e fácil de limpar, sem muitos detalhes.

almofadas 5

E a facilidade de limpeza deve ser levada em consideração também se elas forem disponibilizadas em espaços com muita circulação de pessoas ou possibilidade de estarem no caminho de animais de estimação e crianças durante suas brincadeiras e atividades.

Nesse caso, as capas retiráveis são imprescindíveis para facilitar sua vida.

COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO?

Vamos falar um pouco da versatilidade desse item. Misturar as estampas, tecidos e texturas, é a grande tendência. Seja para espaços residenciais, corporativos ou comerciais, atentando sempre para o bom senso na hora das escolhas, claro.

O ideal é estabelecer uma tonalidade predominante, assim, todas as outras almofadas devem receber a mesma incidência de nuances escolhidas, em uma composição homogênea, tanto de cores frias ou quentes, além de tons pastéis, dependendo do seu estilo de decoração, conforme indicam especialistas em decoração.

almofadas 3

Outra dica: escolha almofadas com tecido diferente do que já está no sofá. Assim você cria texturas sobrepostas que dão um toque especial fugindo da monotonia.

QUANTAS ALMOFADAS UTILIZAR?

Para ter essa resposta, em primeiro lugar, você deve observar o espaço disponível para a colocação dos itens. Quanto mais almofadas dispostas no sofá, por exemplo, menor ele vai parecer.

Para cadeiras e poltronas de aproximação, duas a três almofadas costumam ser suficientes, já que normalmente nesse caso elas são apenas um subterfúgio estético.

almofadas 6

Na cama, não há um limite. Basta ver fotos de camas postas na internet para perceber que nesse caso não existe essa de que “menos é mais”. Ali mais é mais mesmo. Só lembre que quanto mais almofadas nesse espaço, mais coisas vão ter que ser tiradas na hora de dormir e recolocadas na hora da arrumação.

cama arrumada crescendoaospoucos

ALMOFADAS APENAS SOBRE MÓVEIS?

Nada disso. Vamos falar agora de uma tendência que faz a cabeça de muita gente. Almofada no chão. São muitas as formas de usar esse item sem precisar necessariamente de apoio.

O mais comum é usar aquelas grandes que servem praticamente como um sofá, né. Mas, por exemplo, aqueles modelos de nó ficam bonitos em locais estratégicos da casa mesmo sem ter uma função específica.

almofadas cho

Até mesmo as almofadas de descanso do seu animal de estimação podem ser escolhidas de forma a combinar com o restante da decoração para que possam ser deixadas nas áreas comuns da casa, onde eles poderão conviver efetivamente com a família.

almofada chao

POR QUE ESCOLHER ALMOFADAS DE CAPAS REMOVÍVEIS?

Se estamos falando de como esse item pode estar em qualquer lugar, sabemos que precisamos que ele seja o mais versátil e prático possível. Eis então algumas vantagens de optar pela capas:

almofadas 7

- Fácil de trocar por outro modelo e mudar toda a cara do ambiente.

- Praticidade na hora da limpeza

- Possibilidade de personalização

- Troca fácil para inclusive acompanhar as datas comemorativas.

QUE OUTRAS OPÇÕES TENHO?

Modelos felpudos estão em alta: pelúcia e pele fake também dão um ar descolado para decoração.

almofada pelo

O veludo também faz sucesso: misturar tons usando esse tecido vai deixar o espaço glamoroso.

Diferentes formatos mostram sua criatividade: vale apostar em almofadas com formas específicas e também proporções diferentes e fica ótimo para qualquer ambiente.

almofada lua

O comum também vale: almofadas com desenhos geométricos são um clássico e nunca saem de moda. Trazem modernidade para sua composição.

almofadas 4

E SE EU GOSTO MESMO É DE ALMOFADAS NO SOFÁ DA SALA?

Uma aposta que faz sucesso é o mix de cores e estampas para a disposição clássica desse item. Mas atenção para não exagerar e deixar o sofá carregado demais, com sensação de bagunça e indefinição.

capa sofa prego e martelo

Designers de interiores costumam dar as seguintes dicas nesse caso:

Passo 1: Tenha almofadas extras na mesma cor ou no mesmo tecido que o sofá;

Passo 2: Escolha uma almofada estampada na qual uma das cores seja a do seu sofá;

Passo 3: Use almofadas lisas com uma das cores que têm na almofada estampada;

Passo 4: na última almofada use uma estampa que combine tanto com a cor do sofá quanto com a da almofada estampada. Ela pode ter até um tamanho e formato diferentes.

NÃO SEI FAZER CAMA POSTA. ALGUMA DICA?

Claro. Se você quer saber, a gente corre atrás da resposta. Para almofadas na cama, especialistas usam regrinhas básicas:

cama cebola

A primeira é a fórmula 3-2-1 / 2-2-1.

Passo 1: Coloque dois ou três travesseiros na cabeceira da sua cama, maiores que as almofadas

Passo 2: Acrescente duas almofadas um pouco menores que os travesseiros. Dê preferência a contrastes com cores e tecidos diferentes;

Passo 3: Coloque uma almofada menor, que deve se destacar das demais e pode até ser de um formato diferente.

A segunda é a fórmula 2-2-2-1:

Passo 1: coloque dois travesseiros grandes próximos à cabeceira

Passo 2: coloque duas almofadas levemente menores que eles na frente

Passo 3: Outras duas almofadas que podem ser menores que as anteriores ou iguais, mas preferencialmente de cores ou texturas diferentes.

Passo 4: Uma almofada menor que deve se destacar e ter um formato diferenciado.

COMO USAR ALMOFADA PARA UM CANTINHO ESPECIAL?

Finalizamos com a dica extra: separe um cantinho para relaxar em casa. Isso vai te fazer um grande bem. Afinal, quem não precisa de um tempo para si com todo o conforto possível?

almofada cantinho

E falou em conforto, pensou almofadas. Elas vão garantir aquele toque especial nesse espaço que vai te ajudar a descarregar todo o estresse do dia.

A sugestão é a seguinte: coloque um tapete bonito, almofadas, plantas, crie uma iluminação bem suave e tenha um ambiente para meditar e relaxar e que ainda vai ficar visivelmente agradável sem destoar da sua decoração. Nesse caso, combine diferentes almofadas para você conseguir sentar ou até deitar sobre elas. Se o seu cantinho tiver uma rede coloque almofadas nela também!

E assim esperamos ter ajudado na sua busca por beleza, conforto e praticidade. Afinal, se tem um item que permite brincar com as possibilidades, mudar sempre que der vontade e chamar atenção de uma forma positiva é a almofada. Que atire a primeira pedra quem não tem várias espalhadas pela casa. E antes de atirar a pedra, caso você não tenha, faça uma experiência usando essas peças por um tempo. Garanto que você via mudar de ideia rapidinho.

Para escolher sua almofada ideal nossa dica é simples: tem vários modelos legais no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.