0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

ATÉ O PAPAI NOEL VAI QUERER CONVITE: PREPARE UMA MESA POSTA PARA A CEIA DE NATAL PERFEITA

Publicado em 09.10.2020 | comentários
544 visualizações

SEPARAMOS DICAS QUE VÃO FAZER O BOM VELHINHO ESQUECER OS PRESENTES E FICAR PARA O ENCONTRO 

como montar uma mesa posta de natal lembrancinha

Quando você pensa em decoração natalina o que vem à sua mente? Árvores enfeitadas, pisca-pisca, guirlandas. Aposto que você pensou em tudo isso. E se uma mesa posta não foi uma das suas lembranças é provavelmente porque você nunca apostou nessa tendência para receber amigos e familiares nessa data especial. Porque, acredite, quando fizer uma vez nunca mais vai esquecer o efeito que ela causa.

Ela é capaz de trazer o clima natalino para seu evento de uma forma muito especial. Surpreende e encanta suas visitas que se sentem ainda mais importantes ao ver tantos detalhes pensados para recebê-las.

Quem gosta de enfeitar a casa quando essa época do ano chega com certeza já curtiu essa dica. Mas talvez tenha dúvidas de como fazer isso da melhor forma e é para isso que estamos aqui: para te ajudar a acertar em cheio de um jeito que todo mundo vai querer ser convidado para a sua ceia.

- Começamos pela toalha de mesa: usar ou não usar?

Esse item é opcional. Pode ajudar em caso de “acidentes” com comidas e bebidas, mas também pede mais cuidado na hora de harmonizar, já que normalmente as festivas trazem bastante estampa. Para poder abusar um pouco mais de cores e texturas nos outros itens, se for usar toalha, opte pelas de uma só cor.

Para um efeito sem erro a opção mais usada é o centro de mesa. Até porque ele vai receber os arranjos, parte importante da decoração.

- Por falar em arranjos, vamos mostrar algumas ideias

como montar uma mesa posta de natal arranjo

Use velas, composição de flores e enfeites. Uma ideia bem legal é combinar essa temática com o que você já usou na árvore. E tem ainda aqueles itens que são muito tradicionais da época e de tão marcantes não exigem muita habilidade na hora de montar algo: por exemplo, as pinhas, que podem ser só colocadas em recipientes e já dão um toque especial à decoração.

- Vamos colocar os convidados na mesa

Passo importante da montagem da mesa posta é a definição dos lugares: se possível, considere uma distância de 60 cm entre os pratos na hora de dispô-los. Essa distância mínima é a recomendada para todos os convidados ficarem confortáveis durante a refeição.

Fique atento à quantidade de pessoas porque é importante pensar que os utensílios e adornos não devem limitar muito o espaço. Afinal, não adianta ter uma mesa lindíssima se os convidados não conseguem nem se mexer e interagir.

- Pense no que eles terão à sua frente. É o que irão olhar com mais atenção.

07 sem prato

01 sem prato

É a hora de deixar a imaginação fluir já que tudo pode ser personalizado de alguma forma. A começar pelos queridinhos da mesa posta, os Sousplat. Eles são o charme em qualquer temática, mas com a possibilidade de várias estampas e cores, podem ser protagonistas no natal. Afinal, não é todo mundo que tem um prato com tema natalino e esse é um investimento bem maior, né.

Mas, caso você tenha aquele prato com borda de Papai Noel guardado só para esse dia, é a hora de usar sem medo. Você pode deixar o restante da composição mais neutra para ele se destacar.

como montar uma mesa posta de natal loucas

Caso não veja muita vantagem em comprar louça para usar só uma vez no ano, além dos Sousplat, outros itens podem ser seus aliados: o guardanapo, por exemplo. De tecido (que é o mais indicado para uma mesa posta requintada) ou até mesmo de papel. Esse acessório também permite muita criatividade em cores e estampas.

E aí tem o toque especial: o porta-guardanapo. Não usamos muito isso no dia a dia, mas uma mesa posta especial merece. E é muito grande a lista de possibilidades para ousar nesse item. Você pode comprar algo pronto, até mesmo combinando com o Sousplat por exemplo, mas também pode fazer o seu, personalizado. Use fitas, linhas, raminhos, canela e até cartõezinhos.

como montar uma mesa posta de natal portaguardanapos

Outra dica legal: personalize suas taças. Cole pequenos enfeites na base, como raminhos nas cores tradicionais (verde, vermelho e dourado).

tacas

- Chegamos às cores: vamos falar sobre isso?

Invista muito nas cores tradicionais. Você sabia que segundo a tradição, o vermelho é usado para representar o amor, o verde significa esperança e o dourado, generosidade e prosperidade?

Por isso mesmo essas são as cores predominantes em qualquer decoração natalina e não é diferente na mesa posta. Você não tem nada personalizado de natal e não está podendo gastar com isso? Aposte nas cores para dar o efeito. Elas já falam por si de tão tradicionais que são. Prático e versátil já que todos esses itens podem ser usados em outros momentos durante o ano em composições diferentes.

sodiv014sp

- Você convida pessoas que ama para o natal. Então, aproveite para mimá-las.

Porque não colocar bilhetinhos ou lembrancinhas na mesa posta de Natal?! Afinal, quem não ama uma surpresa?

decoracao mesa natal barata

Uma ideia é espalhar pequenas caixinhas de presente com algum mimo. Pode ser até um docinho. Ou algo escrito especialmente para aquele convidado. Tenho certeza que eles vão se sentir muito amados.

E dá pra usar até o aperitivo. Você coloca aquele pãozinho com manteiga para abrir o apetite até o jantar ser servido? E se a manteiga tiver formato de estrela, por exemplo.

decoracao mesa natal barata 04

- Eles chegaram. Hora de aproveitar

Você já surpreendeu as pessoas que ama se seguiu todos os passos até aqui. Agora é hora de colher os frutos de todo esse trabalho e dedicação.

Então vamos com umas dicas finais que pode ajudar:

Caso sua mesa não seja muito grande ou caso sejam muitos convidados, você não precisa colocar os pratos preparados para a noite na mesa. Deixe-os em um aparador, mesa auxiliar ou na cozinha se for preciso, para que a mesa de natal fique agradável e confortável para o jantar.

Além disso, busque referências e inspirações se tiver qualquer dúvida na sua decoração, antes mesmo de iniciar a arrumação da mesa. Não tem mal nenhum valorizar a criatividade dos outros para aguçar a sua própria.

decoracao mesa natal dicas

E lembre-se sempre: Vocês estão se reunindo para uma ceia cheia de amor e diversão.  Por isso, apesar de ser uma decoração especial, é importante priorizar o conforto para que todos possam aproveitar bastante.

Gostaram das dicas? Então aproveite para ver itens que vão te ajudar a colocá-las em prática no site www.pregoemartelo.com.br 

Texto: Adriele Nardelli – jornalista e redatora Prego e Martelo

               

 

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.