Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Decorar sem gastar: 10 dicas para quem quer economizar

Publicado em 17.12.2021 |
Visualizacoes
63 visualizações

Itens básicos podem renovar o ambiente sem grande investimento

dicas 11

Sabe aquela sensação de dar uma repaginada na sua casa? Aquele sentimento de mudança e renovação? É muito bom, né. Mas muitas vezes requer muito gasto, o que não cabe no bolso de todo mundo.

Mas a gente sabe que a mesma decoração por anos seguidos acaba enjoando quem mora no imóvel e por isso vamos te mostrar algumas coisas simples que podem ser feitas no seu lar para dar aquele “up” no ambiente.

Leia também: Sem medo de usar animal print na decoração 

Ano novo, casa nova: 6 formas baratas de renovar a sua casa em 2022

Você pode não ver grandes novidades nessas dicas, já que são bem básicas e práticas e provavelmente até já aplicadas na sua decoração. A ideia aqui é lembrar justamente disso: do quanto o simples pode ser a solução. Muitas vezes estamos tão focados em grandes mudanças que esquecemos, literalmente, das pequenas.

DICA 1 – REPAGINANDO MÓVEIS

dicas

Truque clássico: a restauração de móveis dá uma cara nova a algo que não é novo. Por isso você não gasta tanto. E dependendo da modificação feita pode até parecer que você foi mesmo foi às compras. Pinturas e recapeamentos estão entre as intervenções mais populares nesse quesito.

DICA 2 – “VESTINDO” OS AMBIENTES

dicas 3

Para o quarto o simples fato de mudar a roupa de cama vai deixar o ambiente parecendo novo! O mesmo com capas de sofás, almofadas, mantas, tapetes e outros tecidos que sejam usados nos cômodos da casa.  É o verdadeiro “trocar a roupa” para mudar o visual. Se você pode, sua casa pode também!

DICA 3 – USE PAPEL DE PAREDE

dicas 15

Pintar paredes demanda gastos altos e também muito trabalho e (via de regra) alguma “dor de cabeça”. E para evitar tudo isso o papel de parede aparece com substituto prático.

Além de ser versátil, afinal são tantas estampas e opções que vai caber em qualquer que seja a composição do cômodo. Até nas cozinhas os papéis de parede podem ser usados, desde que sejam as opções laváveis. E você ainda consegue usá-los de outras maneiras, como para encapar prateleiras.

DICA 4 – INVISTA EM QUADROS

quadro africana linda prego e martelo

Nada muda tanto a cara de uma parede sem grandes transtornos quanto um quadro. E aqui entram também as placas e telas decorativas. Vale investir também em relógios que estão cada vez mais modernos e pensados para decorar. E os porta-retratos também podem ser usados (mesmo nas paredes) com o bônus de que vão inserir os moradores da casa na decoração de forma bem literal.

DICA 5 – ADESIVOS PARA AZULEJOS

cozinha está sem graça e você não tem dinheiro para grandes intervenções? Nossa dica é aplicar adesivos nos azulejos. Dessa forma você renova o visual sem gastar muito e o efeito é bem surpreendente.

dicas 5

DICA 6 – NÃO NEGLIGENCIE MANTAS E ALMOFADAS

É uma coisa muito comum e, por isso mesmo, muitas vezes não damos a esse item o devido valor. Mantas podem mudar a cara de um sofá completamente e ainda criam um efeito elegante, de capa de revista.

dicas 2

E as almofadas, claro, vão ser o ponto de cor de uma decoração mais neutra, por exemplo. Elas, aliás, são coringas da decoração. Além de incrementar o ambiente uma almofada pode ser facilmente substituída quando você decidir mudar tudo novamente.

almofada marilyn prego e martelo

DICA 7 – LIVROS E REVISTAS

Eles são úteis e também bonitos, não é mesmo? Feitos para chamar atenção pela capa. Então por que não exibi-los? Essa é uma dica bem simples, mas pode trazer um ar sofisticado para os ambientes. Acomodar livros empilhados em prateleiras e estantes cria um novo foco de atenção no cômodo. A mesma coisa com revistas, mas sempre levando em conta que deve ser de forma organizada e não parecendo que elas foram esquecidas ali por acaso.

DICASSS

DICA 8 – FAÇA VOCÊ MESMO

Essa vai ser mais fácil para quem tem habilidade com artesanato. Mas com alguns tutorias disponíveis dá para se aventurar mesmo sem experiência nessa brincadeira que vai te dar algo cheio de personalidade e custos bem menores do que se fosse comprar algo semelhante em alguma loja. Por exemplo: um abajur personalizado para decorar um quarto ou a sala. Ou um enfeite de parede feito em madeira. Também vai ser uma atitude responsável e sustentável se você utilizar materiais recicláveis.

dicas 6

DICA 9 – NÃO ESQUEÇA DA ILUMINAÇÃO

Parece bobagem, mas uma boa iluminação faz milagres em diversos ambientes. Muitas vezes aquele algo mais que está faltando é apenas um pouco de luz no lugar certo.  

Uma casa bem iluminada fica mais radiante e mais feliz. Faz bem até para as suas emoções. Abra mais as cortinas e deixe a luz natural entrar, que é o mais indicado inclusive pelos designers. Mas, se não tiver como colocar mais luz natural no espaço, você pode conseguir o efeito desejado com lustres novos ou mudando as cores das lâmpadas, por exemplo. 

dicas 7

DICA 10 – ARRUME A BAGUNÇA

Não adianta nada disso tudo que falamos até agora se a primeira coisa que o visitante (ou você mesmo) enxergar na sua casa for desorganização. Uma casa bagunçada tira o brilho de qualquer decoração, por mais bonita que seja. Gavetas desordenadas, sapatos bagunçados ou coisas jogadas pelo chão geram uma sensação de desconforto. Pode parece algo simples, mas acredite: muda a cara do seu lar.

dicas 8

Como você viu, essas são atitudes simples e capazes de dar uma cara nova para a decoração. E (o melhor) tudo com baixo custo, afinal, toda economia é bem-vinda.

É como dizem: renovar a casa é igual corte de cabelo, não é mesmo? Renova a nossa energia também. Ok, eu inventei essa analogia agora, mas você não concorda? :)

dicas 10

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo