Dicas

Ideias decor: como arrumar a mesa de jantar para todos os momentos do dia

Publicado em 26.09.2019 | comentários
258 visualizações

 

Comer, alimentar-se é algo cotidiano, que você faz todos os dias (ou pelo menos deveria fazer, rs), certo?

Portanto, para montar uma mesa bonita, não é necessário um evento, reunião ou celebração familiar específica, você pode fazê-lo dia a dia e se encher de carinho e utensílios de cozinha elegantes esse momento do dia.

E antes que você queira sair da página, calma! Não é mais um daqueles papos chatos sobre etiqueta é sobre praticidade à mesa. ;)

Quer seja com familiares, quer seja sozinha(o), por quê não valorizar esses momentos tão imprescindíveis para a nossa sobrevivência e que também nos unem à mesa com as pessoas que realmente importa em nossas vidas? Por que não tornar a hora das refeições um momento especial para si?

E para que tudo pareça atrativo, seus utensílios sejam fáceis de usar em todas as refeições e você brilhe com seus convidados (se houver), queremos inspirá-la(o) com algumas idéias.

Elas serão muito úteis, tanto para aproveitar seus utensílios de uso diário quanto para dar ideias para você renovar completamente sua mesa de jantar e ter refeições dignas de uma rainha todos os dias.

Para servir um vigoroso café da manhã.

 

cafe da manha prego e martelo

 

O café da manhã é um dos momentos mais oportunos para começar bem o dia. Os primeiros passos da nossa manhã definem a vibe das próxima horas, que podem ser sempre mais alegres e produtivas (até mesmo em uma segunda-feira, nada de acionar o modo Garfield, hein)!

Se você é aquele tipo de pessoa que não dispensa um bom café de manhã e que de preferência ele seja o mais próximo possível do de um hotel 5 estrelas, você vai adorar a dica a seguir.

A verdade é que um bom café da manhã especial pode ser rapidamente preparado, basta organização.

Escolha um jogo de xícaras com pires e pratinho de sobremesa para compor sua mesa de café da manhã. Pode se branco ( que é sempre um clássico, perfeito para fazer tudo parecer requintado), decorado, florido, enfim, o que você preferir.

Mas lembre-se de escolher itens que harmonizam as cores com a tolha de mesa e guardanapos de tecido ou personalizados de papel que deixam tudo singular, mas convidativo.

Apesar de ser opcional, você ainda pode utilizar os sousplats ou o jogo americano que auxilia na decoração da mesa e também evita que eventuais pedaços de comida caiam direto na mesa.

Além disso, a maioria dos jogos americanos são maiores e possuem também espaço para copos evitando manchas na mesa se ela for de madeira.

Os sousplats são menores mas nem por isso, menos úteis, pelo contrário, além de extremamente funcionais, dão um toque de delicadeza. Você também pode optar em usar o jogo americano e o sousplat juntos, deixando assim a decoração da mesa de café da manhã ainda mais completa.

O almoço está pronto!

 

almoo prego e martelo

 

Um bom jogo americano e sousplats facilitam o serviço da casa. Procure ter dois ou três jogos americanos, que são uma verdadeira mão na roda!

Independentemente da estação, é sempre bom manter a cor e os detalhes nas refeições, por isso capriche na escolha da toalha de mesa.

Mas cuidado, na hora de escolher a toalha de mesa evite as que vão até o chão, pois elas dificultam a acomodação. Escolha modelos com sobras laterais de 25 até 30 centímetros.

Travessas passam a noção de cuidado e ajudam no momento de colocar os alimentos no prato. Elas podem ser de vidro, cerâmica, porcelana e até plástico. Porém, é fundamental que sejam bonitas e charmosas para trazer mais beleza à refeição.

Panela na mesa pode? Claro que sim, mas desde que sejam bonitas e limpinhas, óbvio.

Você pode posicioná-las naqueles protetores de mesa, que são confeccionados de diversos materiais e podem adicionar muito estilo à mesa posta simples. Importante: recipientes mais velhinhos, descascados ou gastos devem ficar na cozinha, ok?

Ah! Se o almoço for um churrasco, saiba que é perfeitamente possível elaborar um churrasco com uma decoração bem bonita. Basta colocar elementos temáticos e itens que ajudam a organizar os utensílios e as comidas disponíveis.

E chegou a hora do Jantar.

 

jantar prego e martelo

 

É não tem jeito, mas não adianta, eles realmente são paus pra toda obra: os jogos americanos e os sousplats, também podem ser usados de modo muito eficiente na hora do jantar.

Aí vai uma ideia bacana para brincar no jantar, seja com sua família, seja recebendo convidados: não precisa colocar jogos americanos ou sousplats iguais, você pode variar nas estampas, mesclando as cores de forma harmônica e divertida.

Para um jantar informal você não precisa utilizar tantas talheres, disponha só o necessário para a refeição e uma decoração simples. Já se for um jantar formal, utilize tudo que tiver direito, isso deixa o ar um pouco mais sério e causa uma ótima impressão.

Ah! Tem o momento aperitivo, também...

 

aperitivo prego e martelo

 

Um ponto chave na hora de servir aperitivos é ter uma ou várias tábuas de petiscos, pois são multifuncionais. Elas servem para colocar queijo e demais aperitivos, servir nossos petiscos estrelas.

Use utensílios simples da mesma faixa de cores. Coloque vários utensílios que facilitem a degustação de seus preparativos e diferentes conjuntos de bandejas e bowls para montá-los.

E não se esqueça, por nada nesse mundo de ter à mão: um abridor de garrafas, um saca rolhas de vinho e uma caixa de gelo (com gelo, obviamente). Seus amigos e familiares vão agradecer!

Que suas refeições sejam momentos de grande prazer, nutrição, alegria e bem-estar. Grande abraço!

Imagens: Blog Homy, Pinterest.

Comentários