0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

8 dicas para aplicar o Feng Shui no home office e ganhar produtividade.

Publicado em 20.05.2021 |
239 visualizações

Já pensou em aplicar princípios do Feng Shui no seu espaço de home office pra ajudar a aumentar a sua produtividade?

Ainda mais nesses difíceis tempos de pandemia, manter o equilíbrio emocional e a produtividade trabalhando em casa pode ser realmente um desafio e tanto para muitas pessoas.

Aplicar alguns dos princípios milenares do Feng Shui pode ajudar a melhorar a energia do seu home office e melhorar sua produtividade e foco.

>> Saiba mais: Vermelho no Feng Shui: saiba como usar essa cor para atrair dinheiro

Mas como o feng shui pode melhorar meu home office, mesmo eu não acreditando?

feng shui home office prego e martelo

Muitas são as polêmicas envolvendo o Feng Shui, dando uma simples “googlada” você irá se deparar com o que foi escrito a favor e contra o Feng Shui.

Seus seguidores afirmam que o sistema gera um impacto positivo no dia a dia, enquanto seus detratores dizem que é apenas mais uma pseudociência desprovida de valor prático.

Há um estudo científico publicado em 2012, que revelou que a chamada apreciação subjetiva influencia muito os resultados positivos que são alcançados com a implementação dessa filosofia.

De acordo com esse estudo os efeitos gerados estão intimamente relacionados à chamada psicologia ambiental.

Popularizada na segunda metade do século 20, essa área da psicologia estuda a influência do espaço físico sobre o ser humano.

É uma ciência interdisciplinar que leva em consideração elementos da arquitetura, sociologia, antropologia, engenharia e outras áreas.

Além de outros critérios, como salário, a organização do ambiente, níveis de estresse, satisfação no trabalho, prosperidade e desempenho.

As dicas de Feng Shui que você verá neste artigo visam justamente, ajudar a atingir esses objetivos.

Mesmo que você seja a(o) maior cética(o), em suma, embora o próprio Feng Shui não tenha lá muita solidez científica, a apreciação subjetiva, somada a uma melhoria na distribuição do ambiente de trabalho, pode vir a afetar positivamente a maneira como você desempenha o seu trabalho.

Menos estresse, menos tensão e uma atitude motivadora são algumas das coisas que você precisa para performar bem, então por que não tentar não é mesmo?

E se você é daquelas adeptas(os) ferrenhas(os) do Feng Shui, só tem a ganhar com estas dicas!

>> Saiba mais: Dicas de Feng Shui para colocar em prática na decoração da cozinha e atrair boa sorte.

8 dicas de feng shui para seu home office.

bagua prego e martelo

(Clique aqui - Placa em MDF Bagua Feng Shui Oito Trigramas)

Chegou a hora de apresentarmos as melhores dicas de Feng Shui para o seu escritório.

Levamos em consideração critérios da escola tradicional, mas também de outras mais recentes que contribuem para gerar aquela harmonia tão necessária. Observe cada um deles.

1. Diga adeus às áreas desordenadas.

escritrio feng shui 2 prego e martelo office

Se algo caracteriza o feng shui, é que não se dá muito bem com a desordem. Na verdade, seu sistema proclama o contrário: a organização do espaço circundante traz benefícios para a prosperidade das pessoas.

Você não pode, então, implementar essa filosofia sem antes dizer adeus à desordem que reina em sua área de trabalho. 

Os seguintes preceitos serão úteis para você:

  • Remova objetos não utilizados de sua mesa: se eles forem inúteis ou muito antigos, considere jogá-los fora.
  • Livre-se das coisas que geram energia negativa: pode ser qualquer coisa, desde uma caneta a uma pasta. Isso também se aplica a qualquer coisa que você associe a uma experiência negativa no passado.
  • Crie espaço no chão: muitas pessoas tendem a acumular coisas no chão para evitar bagunçar a mesa. O feng shui apregoa o fluxo livre do chi, o que não é possível se a energia não tiver onde o circular.
  • Arrumação é a palavra de ordem: um canto com pastas bagunçadas ou alguns livros mal empilhados podem arruinar a harmonia. Concentre-se em cada metro quadrado sendo perfeitamente organizado.

Você deve se concentrar, então, em cada ponto que faz parte do seu ambiente de trabalho, neste caso estamos focando especificamente no home office, mas vale também para o seu ambiente de trabalho na empresa.

>> Saiba mais: Ilumine sua vida com o Feng Shui da luz.

2. Escolha o local certo para a sua mesa de trabalho.

feng shui mesa prego e martelo

Sua mesa de trabalho é o móvel mais essencial de seu ambiente de trabalho, por isso, encontrar o lugar certo para ela é essencial.

Sobretudo evite sentar-se voltado para a parede ou para a janela, dê preferência a um local onde você possa ver a porta e tenha uma parede sólida atrás de você.

Essa posição é aquilo que no Feng Shui é chamado de posição de comando, ou como bem diriam os especialistas; colocá-la(o) em uma situação de poder, para que você tenha controle visual e operativo do que entra e sai de sua zona de harmonia.

Já aconteceu com você que alguém te surpreende quando você entra? Ou isso o interrompe inesperadamente enquanto você está no meio de algo?

Bem, com isso você minimiza que isso aconteça e será você quem vai controlar a situação.

Lembre-se então: a mesa longe e sempre olhando para a porta quando você se sentar.

>> Saiba mais: Decoração com relógios de parede de acordo com o Feng Shui - parte I

3. Costas protegidas.

homeoffice feng shui costas prego e martelo

Posicione a mesa de forma que você fique com as costas protegidas por uma parede sólida, sem estar no fluxo da porta, mas com visão plena dela, enxergando tudo e todos que entram no espaço.

Nunca fique de costas para a porta, de costas para a janela ou no fluxo de entrada.

Isso criará mais proteção para você, em sintonia com a tartaruga negra da tradição chinesa.

Você pode escolher várias coisas, mas sugerimos o seguinte:

  • Uma cadeira alta, confortável e espaçosa: não só por motivos ergonômicos, mas também, para servir de parede posterior de forma simbólica contra energias negativas, inveja e traição. Evite cadeiras baixas ou que transmitam pouca resistência ou energia.
  • Uma parede sólida:  se a distribuição de espaço permitir, coloque sua mesa imediatamente após uma parede sólida. Deve ser alto, de cor clara ou intensa e que simule uma fortaleza.
  • Plantas ou cortinas: se você não puder proteger nenhuma das opções acima, uma fileira de plantas ou cortinas fará o mesmo.

Esta é uma das dicas do feng shui que você não pode ignorar. Você não precisa investir uma grande quantia de dinheiro para isso. Mantenha-o discreto, minimalista e vá para o que você já tem em mãos.

>> Saiba mais: Decoração com relógios de parede de acordo com o Feng Shui - parte II.

4. Inclua os 5 elementos do feng shui.

Feng Shui 5 Elements prego e martelo

Se você ainda não sabe, uma parte importante do feng shui é baseada no equilíbrio e na energia gerada pelos elementos. A tradição considera estes 5:

  • Fogo: considerado o mais poderoso. Está relacionado com energia, poder, paixão e destemor. Objetos vermelhos ou velas simbolizam este elemento.
  • Água: incorpora fluidez, inspiração e emoções. Fontes ou objetos azuis representam muito bem.
  • Terra:  sinônimo de força e estabilidade, mas também de energia equilibrada. Você pode incluí-lo em seu espaço de trabalho por meio de pedras, tons de marrom e texturas que o simbolizam (como livros antigos ou tapetes).
  • Metal: é o elemento que une todos os outros; representa ordem e energia concentrada. Moedas ou objetos cinza são um bom substituto para sua mesa ou estante.
  • Madeira:  incorpora crescimento, movimento e energia ativa. Por isso está relacionado com a criatividade. Uma mesa ou plantas de madeira maciça são uma excelente escolha para completar a área.

Lembre-se de que a intenção é encontrar um equilíbrio entre eles, tanto em tamanho quanto em número.

Faça uma contagem de quantos você tem para cada elemento, para saber se terá que remover um para obter estabilidade no equilíbrio de energia. 

Todos os 5 devem estar presentes para operar de acordo com o sistema de filosofia.

>> Saiba mais: Feng Shui: Como a orientação da cama muda completamente um quarto

5. Opte por luz natural e decore com plantas.

planta feng shui

Luz natural e o oxigênio são dois grandes aliados para que o chi flua naturalmente. 

Se você tiver uma janela por perto, abra-a para que o escritório receba iluminação através dela. 

Ambientes escuros e pouco ventilados não favorecem a circulação da energia nos locais e nem aumentam sua produtividade, pelo contrário.

Segundo o Feng Shui, a iluminação e a ventilação criam um bom fluxo de energia no lar trazem saúde, prosperidade e felicidade para todos os ocupantes do espaço.

Por isso, crie esse bom fluxo de energia positiva em seu novo ambiente de trabalho com esses artifícios.

>> Saiba mais: Feng Shui do sucesso: como decorar para atrair prosperidade

6. Perfume seu espaço de trabalho.

homeoffice feng shui cheiro bom

A maioria das pessoas associa o Feng Shui a óleos essenciais e congêneres. 

Aromas agradáveis são importantes para que a energia flua livremente em parte porque ajudam a aliviar a ansiedade, o estresse e a tensão acumulada do dia de trabalho.

Você pode usar eucalipto, hortelã-pimenta e cítricos, lavanda ou canela. 

Procure obviamente não impregnar todo o ambiente do home office com essas fragrâncias, principalmente se você compartilhar o ambiente com seu cônjuge, parceiro(a), filhos, pessoas que compartilhem o mesmo espaço.

O equilíbrio é importante; consulte-os se a intensidade do aroma é muito intensa, se os incomoda ou se toleram melhor um determinado cheiro.

>> Saiba mais: AS CORES PARA 2021: FENG SHUI PARA UM ANO NOVO PROMISSOR

7. Escolha alguns objetos que são importantes para sua vida.

homeoffice feng shui prego e martelo pessoal

Já deixamos claro que a filosofia Feng Shui não combina bem com a desordem. 

Como já temos alguns itens em nossa área de trabalho, não queremos bagunçar ainda mais. 

No entanto, é importante que incorporemos um objeto que seja um indicador de algo importante em sua vida.

Pode ser um elemento que simboliza sua prosperidade, seus objetivos, sua família, suas crenças ou filosofia de vida.

Não precisa ser grande ou chamativo, mas deve estar lá para funcionar como uma força motriz durante o horário comercial. 

Uma fotografia, um quadro, uma tela, placa decorativa, são alguns exemplos de coisas que você pode usar.

>> Saiba mais: Pequeno Dicionário de Feng Shui: pra você decorar mais e melhor!

8. Crie um canto de paz.

altar feng shui prego e martelo

Para complementar todos os itens acima, projete um pequeno templo em um canto da sala que represente paz e relaxamento. 

Não precisa ser sobrecarregado; Você pode apostar em um estilo minimalista, desde que leve em consideração um ou mais elementos do feng shui.

Sem sombra de dúvidas, é fato que precisamos nos reinventar, nos preparar para o novo normal no mundo do trabalho, que é essa realidade do home office.

Mas, é fato também que podemos mesmo em períodos extremamente desafiadores como este, criar um ambiente de trabalho remoto muito mais agradáve, promovendo pequenas mudanças em seus espaços.

Transforme seu lar e seu espaço de trabalho com essas dicas de Feng Shui para que você desfrute de mais calma, estabilidade, centramento e ainda por cima boas vibrações.

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.