0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

10 dicas para decorar casas de madeira

Publicado em 22.10.2021 |
56 visualizações

Material vem ganhando espaço no meio da construção

madeira 6

Foi-se o tempo que casas de madeiras eram apenas aquelas antigas ou de interior. Hoje é cada vez mais comum que pessoas escolham ter a casa feita desse material e, inclusive, paguem caro por isso. Elas estão aparecendo como tendência da construção.

Leia também: Transforme paredes sem gastar muito

Segredos para criar uma decoração atemporal e fugir das modinhas

E, claro, casa feita precisa ser decorada. De cara, quando falamos em casa de madeira nos vem à mente o estilo rústico. Ele fica realmente ótimo e é uma escolha sem erro, mas não precisa ser sua única opção decorativa.

Por isso preparamos uma lista abaixo com dicas que podem servir como fontes de inspiração para criar diversos efeitos:

DICA 1 – Capriche na iluminação

madeira 5

Na maioria das vezes as madeiras têm cor quente e escura nos interiores de casas. E aí você sabe: quanto mais iluminação melhor. A natural pode ser ainda mais indicada nesses casos, para tirar um pouco da sensação de claustrofobia do material escuro. Caso queira ainda mais sensação de amplitude e clareza você pode optar por pintar partes da estrutura de branco ou investir em móveis e acessórios de tons mais neutros e claros.

DICA 2 – Misture madeiras

madeira 10


Essa variedade quanto aos tipos e tonalidades contribui com boas soluções para a decoração. Por exemplo, numa casa de piso em tom escuro, uma mesa de centro ou painel também em madeira, mas de cor clara trazem leveza ao ambiente.

DICA 3 – Abrace o rústico

Como madeira já remete para esse estilo o uso de outros elementos rústicos é uma solução infalível. Vale qualquer coisa que sua criatividade permitir, mas nesse caso tome cuidado para não exagerar e acabar criando uma sensação de falta de planejamento que chame a atenção de forma negativa.

madeira 3

DICA 4 - Combine parede e piso

Essa unidade decorativa é outro bom caminho para não errar na decoração de casas de madeira. O piso também de madeira pode ser em um tom diferente, mais escuro ou mais claro que as paredes. Nesse caso, se você quiser dar sensação de amplitude o mais indicado é que a maior parte da madeira seja clara e que a parte escura não seja tão escura assim.  

DICA 5 – Móveis também em madeira

Seguimos na ideia de continuidade e integração e na tendência da casa rústica de madeira. Por que não móveis também nesse material? Aqueles de madeira maciça são ótimos: além de lindos, super duráveis. E podem ser feitos sob medida para sua necessidade.

estilo atemporal madeira prego e martelo


DICA 6 – Combine com vidro

Madeira, vidro e ferro: combinação perfeita da decoração rústica. E aí pode significar até mesmo paredes inteiras de vidro ou grandes partes delas. Além de ficar lindo e harmonioso ainda vai ajudar com a questão da iluminação e sensação de amplitude. Ideal até mesmo para casas de madeira pequenas que de outra forma poderiam ficar parecendo cavernas.

DICA 7 – Use móveis de vime

madeiraaa


Eles podem ser produzidos artesanalmente, vão dar aquele toque artístico para espaços e ao mesmo tempo um tom mais descontraído e leve para a decoração do espaço. Para casas de praia ou de sítio caem “como uma luva”. Também são leves e facilitam qualquer mudança que você queira fazer no ambiente.

DICA 8 – Destaque os detalhes

Que uma boa iluminação é o segredo para que a casa fique mais aconchegante e espaçosa não é novidade, né. Mas, nas casas de madeira, esse também é um truque para destacar algumas coisas, como a textura das paredes por exemplo. Quer que chame a atenção? Ilumine. Simples assim.

madeiraa

DICA 9 – Capriche na cozinha

Armários revestidos com textura que imita a madeira são uma ótima pedida para combinar com a decoração sem gastar tanto. Madeira já é um material muito usado para móveis na cozinha, mas quando você quer usar isso ainda mais a seu favor pode incrementar e ousar nessa aposta. Aí combine com cores, vidros e ferro e você já sabe: receita de sucesso.  

DICA 10 - Não esqueça da área externa

Banco de madeira na varanda feita toda de madeira para combinar com a casa? Parece a descrição de uma cena de aconchego e tranqüilidade não é mesmo? Não esqueça que antes mesmo de entrar na sua elegante casa bem decorada qualquer pessoa (inclusive você) vai ver a fachada do imóvel, a parte externa do seu lar. Cause uma boa impressão já ali, mostrando o que está por vir. Não negligencie essa parte da propriedade e você vai ver como vale a pena pensar em tudo.

madeiraaaaaaaaaaaa

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo