0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

10 dicas para não errar na decoração de natal

Publicado em 19.11.2021 |
112 visualizações

Listamos algumas coisas que especialistas indicam na hora de enfeitar a casa

kit natal 27

O tempo vai passando sutilmente e de repente a gente realmente percebe que o natal já vai chegar. E aí nossa mente logo é tomada pela necessidade de começar a decoração natalina, afinal, não queremos deixar passar uma data tão importante e festiva, não é mesmo?

Leia também: Onde colocar imagens de Ganesha em sua casa de acordo com o Feng Shui

Mesa de Natal mais dicas para uma recepção especial

Mas nessa empolgação para deixar tudo pronto para receber o bom velhinho às vezes nos esquecemos de levar em conta que a decoração de natal é justamente uma decoração e, por isso, deve receber os mesmos cuidados de qualquer projeto decorativo. A ideia é transmitir uma sensação de planejamento e carinho com os detalhes.

Não vale mirar no natal e acertar no carnaval. Por isso algumas regrinhas básicas devem ser levadas em conta se você quiser garantir que a harmonia do ano todo se mantenha também nessa época de festas. E nós separamos algumas dicas de especialistas.

DICA 1 – NÃO EXAGERE

unnamed 1

Sabemos que dá vontade de colocar tudo que se encontra de peças e acessórios natalinos pela casa toda quando chega essa parte do ano. Mas, como em qualquer bom plano decorativo, o do natal também precisa pensar em equilíbrio para não parecer que o papai Noel explodiu no meio da sala jogando o natal para todos os cantos, de qualquer jeito.

Lembre-se que deve ser visualmente agradável olhar para seus ambientes no natal do mesmo jeito que é no restante do ano. Não canse sua vista justamente quando está chegando a hora do descanso merecido de fim de ano.

Você pode até mesmo tirar alguns móveis ou acessórios do cômodo para acomodar as novas peças que chegarão com o natal. Caso não seja possível lembre-se do espaço disponível antes de começar a comprar os itens que serão usados.

DICA 2 – RESPEITE AS CORES

decoracao de natal azul 1853

As cores tradicionais são campeãs de audiência, sem dúvida. E a escolha óbvia para quem vai decorar. Mas dê uma analisada nisso antes de sair às compras: vermelho, verde e dourado são a cara do natal, mas podem não ter bem a cara do seu lar. E aí não precisa necessariamente forçar e entrada de uma paleta que vai passar todo o período de festas brigando com a paleta original do cômodo.

A solução é simples: traga para seu projeto as cores que vão casar com o ambiente e deixe as tradicionais apenas para detalhes pontuais. Está cada vez mais em alta usar cores não tão tradicionais para a árvore, por exemplo.

christmas tree 1149919 960 720

DICA 3 – CUIDADO COM ÁRVORE NATURAL

Apreciar o cheiro, a forma e a textura que uma árvore real proporciona é incrível. Parece coisa de filme e tem toda uma atmosfera envolvida na escolha da planta.

Mas para tornar real aquela cena de ficção que você adora é necessário algum planejamento: achar o local correto para colocá-la já que é mais pesada que as artificiais, lembrar que com o passar dos dias ela pode secar e soltar “sujeira”, entre outros cuidados devem estar na sua lista.

É importante proteger o piso da terra e da umidade que uma árvore desse tipo implica. E garantir que ninguém será esmagado por ela no meio da ceia de natal;

DICA 4 – CUIDADO COM USO DE VELAS

decoracao natal

Encher a casa inteira de velas é um risco real, já que pode acontecer algum acidente e a casa acabar pegando fogo. Faça uma análise de quais locais não são tão perigosos para itens que envolvam chamas e tenha sempre um extintor por perto. 

Além disso, dica básica de segurança: jamais durma com as velas acesas pela casa.

DICA 5 – MANTENHA A FUNCIONALIDADE

O desejo de embelezar a casa pode nos deixar um pouco cegos e isso muitas vezes resulta em uma decoração bonita, mas disfuncional. Afinal você precisa continuar circulando pelos cômodos mesmo nessa época. E possivelmente vai receber ainda mais visitas, que precisarão de espaço. A decoração natalina não pode se tornar um “estorvo” no seu lar.

casa linda natal 02

DICA 6 – MANTENHA O ESTILO 

É natal, mas também é a sua casa. E deve manter sua personalidade e o que te faz gostar do seu espaço pessoal. Não adianta força o que é “tradicional” num ambiente que não combina com isso só porque parece obrigatório seguir um padrão imposto pela data.

Como não errar? Tente encontrar artigos natalinos com formas, cores e texturas semelhantes ao estilo e tema do seu projeto decorativo. 

casa decoracao natal

DICA 7 – CRIE A ATMOSFERA

Vale para toda decoração, em qualquer data: elas devem ser acompanhadas não só de ornamentos únicos e originais, mas também da intenção de gerar emoções que representem o clima da festividade. Você quer sentir o espírito natalino.

Mais vale uma peça que tenha significado e personalidade do que aquelas decorações engessadas de vitrine de loja que não desperta nenhum sentimento positivo em que mora na casa.

DICA 8 – NÃO NEGLIGENCIE AMBIENTES

Nem tanto decoração pra todo lado, nem tanto decoração em um ponto só. Equilíbrio é a palavra chave: você não deve decorar uma casa com base na ideia de só embelezar as áreas que são mais vistas, como a sala de estar ou o hall.

Decore também os outros cômodos, mesmo que apenas você veja: sua decoração natalina é para você mesmo, para alegrar o seu natal. Se faça feliz. Encantar as visitas vai ser um bônus.

5 dicas de decoracao de natal para quarto 03

DICA 9 – SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

É uma época do ano que aumenta alguns registros de acidentes. Talvez você nem saiba disso, mas os bombeiros relatam que o número de incêndios é maior conforme o natal se aproxima. Afinal, luzes e velas são muito comuns nesse período.

Das velas já falamos, mas também é preciso tomar cuidado ao usar muita energia: para não sobrecarregar seu sistema elétrico, o ideal é fazer uma vistoria antes de ligar aquele tanto de pisca-pisca.

Muitas tomadas ligadas no mesmo interruptor também são um grande risco: se precisar fazer isso se lembre de desligar as luzes quando não estiver presente no cômodo, principalmente se for dormir.

Além disso, crianças e pets podem puxar partes da decoração sobre si mesmos em meio às brincadeiras. Principalmente porque os itens de natal serão novidade, além de normalmente brilharem, o que chama atenção.

csm natal decoracao arquivo correio 4b2e88295c

DICA 10 – NÃO DESANIME COM A FALTA DE DINHEIRO

Para ter uma linda decoração de Natal não é preciso gastar uma fortuna. Quem precisa de um cômodo com cara de catálogo de revista? Você pode substituir os gastos excessivos pela criatividade.

O famoso “faça você mesmo” pode ajudar bastante: pinhas, retalhos, garrafas e outros materiais podem ser usados para confeccionar muitas coisas legais e até recriar alguns dos principais símbolos natalinos.

Também dá para decorar com mais foco: itens pontuais pela casa toda, com apenas um cômodo mais caprichado. O que importa, no fim das contas, é o clima que você cria.

 preparativos para o natal enfeites bolas de natal michael mroczek min

As possibilidades são muitas para fazer seu natal lindo, funcional e com a sua cara.

Mas tem uma coisa que não pode faltar jamais: amor e felicidade. Com esses dois sentimentos compartilhados em família ou entre amigos, qualquer decoração vai ficar perfeita.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo