Dicas

13 hacks para ter uma casa mais iluminada sem precisar derrubar paredes ou fazer grandes reformas

Publicado em 16.08.2019 | comentários
343 visualizações

Como bem sabemos quase todos os seres vivos dependem da luz para sobreviver, a luz é um elemento essencial não só para a vida, mas também para trazer mais bem-estar para os ambientes.

A importância da luz, da claridade é tão grande que não é à toa que muitos mitos cosmogônicos, religiosos afirmam que Deus ou os deuses criaram primeiramente “a luz”.

A claridade seja ela natural, seja ela artificial, impacta na qualidade de vida dos moradores e está diretamente ligada às sensações de conforto e aconchego. Além do mais, ao aproveitar por exemplo, uma maior incidência solar, você ganha a chance de economizar na conta de energia (nada mal hein).

Infelizmente, sejam quais forem os motivos, a verdade é que nem todas as casas e apartamentos são tão privilegiados com a entrada de luz natural em abundância.

Se por acaso sua casa parece uma caverna pré-histórica, pela falta de luz, saiba que há formas de potencializar os pontos de luz sem a necessidade de derrubar paredes ou fazer grandes reformas.

Preparada(o)? Confira nossa seleção de ideias e melhor: coloque-as em prática.

Dicas para conseguir uma casa mais iluminada internamente:

1. Verifique a iluminação já existente.

sala iluminada prego e martelo

Imagem: Home Stratosphere

Pode até parecer uma dica óbvia mas verificar se você está fazendo de tudo para valorizar o que já possui em termos de iluminação é o primeiro passo.

A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um ponto essencial que deve ser levado em consideração.

Nos cômodos de lazer e descanso, como sala de estar e quartos, é indicado criar uma atmosfera aconchegante optando pela luz quente, de tonalidade amarelada.

Já em locais digamos mais utilitários, como a cozinha, banheiro e áreas de serviço indica-se a luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulante.

>> Saiba mais: CASACOR - As Últimas Tendências de Decoração

2. Prefira as pinturas mais claras. 

casa mais iluminada parede clara prego e martelo

Imagem: Tua casa

Você sabia que a pintura influencia na luminosidade de determinado cômodo e da propriedade como um todo?

Sim, tons mais claros refletem a luz com maior intensidade, passando a sensação de claridade, sendo assim, você não pode deixar de considerar esse aspecto na hora de escolher dar uma repaginada nas cores de sua casa.

As campeãs de escolha são as tonalidades mais alvas, como o branco e o bege.

Para promover um contraste, você pode utilizar um tom mais escuro em um local específico — mas o ideal é que isso seja feito de maneira pontual, para manter a amplitude visual e oferecer um toque a mais de aconchego ao seu lar.

>> Saiba mais: Como Decorar Apartamento Pequeno: 3 Dicas Incríveis

3. Brinque com iluminação, misture vários tipos de luzes.

lustre casa iluminada prego e martelo

Imagem: Decorfacil

Brincar com iluminação pode ajudar você a enfatizar e ocultar a presença de objetos. A iluminação permite destacar uma peça de mobiliário, uma pintura, etc.

Naturalmente, para este tipo de iluminação, conhecida como decorativa ou indireta, considere o uso de lâmpadas de halogênio com dimmers.

Há outros recursos aliados para tornar sua casa mais iluminada internamente e mais aconchegante: velas, cortinas, lâmpadas auxiliares; por exemplo, um truque que dará estilo à sua casa é optar por espelhos iluminados com apliques. 

>> Saiba mais: Dicas Imperdíveis de Decor para o Inverno.

4. Você quer uma casa mais iluminada internamente, certo? Então diga sim aos pontos de luz! 

pontos de luz casa iluminada prego e martelo

Imagem: Forbes

Multiplique-os: eles suavizam o ambiente e distribuem a atenção criando uma sensação de espaço.

Um único ponto de luz, por exemplo, no teto, pode criar uma luz que é muito agressiva e, se não forem eficientes em termos energéticos e forem muito potentes, gastarão mais, darão a impressão de serem menores.

Sem mencionar como é desconfortável tentar manter a sombra constantemente, a solução? Adicione lâmpadas laterais que neutralizem esses efeitos.

5. O abre alas, que eu quero passar... Ilumine bem as áreas de passagem. 

luz corredor prego e martelo

Imagem: Style at Life

Garanta que as áreas de passagem, principalmente os corredores, tenham uma iluminação adequada e que os interruptores sejam acessíveis.

Mesmo sendo uma área de passagem da casa, o corredor, precisa combinar bem com a essência dos outros cômodos. Dessa forma, você cria um ambiente interessante sem destoar dos demais.

A iluminação é parte básica da decoração de corredores. Ela por si só já poderia compor um ambiente incrível, mas como sempre é possível deixar o que é bom melhor ainda, você pode colocar lindos quadros que são decorações que não ocupam muito espaço e trazem um charme todo especial ao ambiente.

Mas voltando ao assunto que é ter uma casa mais iluminada é preciso ter uma iluminação no corredor que garanta segurança para andar e que seja convidativa. O corredor para o quarto, por exemplo, pode ganhar uma luz indireta para criar um clima relaxante.

6. Tome cuidado com móveis pesados ou escuros. 

mveis escuros pesados prego e martelo

Imagem: Pinterest

Da mesma maneira que alguns itens decorativos e as cores podem ampliar a sensação de luminosidade em um imóvel, móveis pesados ou escuros podem perfeitamente passar a ideia oposta.

Imagine só: uma mesa de centro de madeira volumosa escura e grande, por exemplo, provavelmente passará uma sensação de pesar na decoração da sua sala de estar do ponto de vista visual.

Veja bem, não somos contra o uso de móveis escuros na decor, afinal eles são elegantes, sim, passam a ideia de requinte, tradição e ousadia, principalmente quando há tom sobre tom, criando um contraste.

Mas quando se trata de criar uma casa mais iluminada, tornar os ambientes mais claros, tendem a diminuir e escurecer o ambiente. O mesmo vale para mesas e poltronas grandes ou de tecidos grossos, assim como os armários de madeira escura ou metal preto.

Mobiliários que usam vidro e deixam o chão visível fazem com que o local fique mais luminoso, o mesmo serve para prateleiras abertas e estantes que podem ser uma excelente escolha para ter mais claridade. Aposte nisso.

7. Use espelhos e superfícies refletoras para ter uma casa mais iluminada internamente. 

espelho decorao prego e martelo

Imagem: Homedit

Não é novidade para ninguém que os espelhos são grandes aliados de quem deseja passar uma maior sensação de amplitude em um cômodo.

Mas sabia que eles também são muito úteis àquelas pessoas que querem mais luminosidade em casa? Diante dessa realidade, não hesite em abusar de tais itens nos banheiros, nos quartos e na sala de estar.

O mesmo princípio vale para as superfícies refletoras, que podem iluminar qualquer lugar. Aposte em vidros, azulejos e acrílico. Peças feitas com materiais metálicos claros também são ótimas opções para clarear um espaço.

8. Posicione os móveis corretamente e seja feliz. 

disposicao moveis prego e martelo

Imagem:HGTV

Quem diria que um pouco mais de organização não apenas contribui para a harmonia e ordem do ambiente, mas também para trazer mais claridade para os ambientes.

Se você busca um ambiente mais iluminado, arrume o mobiliário da forma correta para o seu cômodo.

Como? Evite bloquear janelas e passagens de luz com móveis muito grandes e pesados. Opte por uma mobília vibrante e pense na melhor posição estratégica para cada item. 

9. Aproveite ao máximo a luz solar sem medo. 

casa mais iluminada luz natural prego e martelo

Imagem: Home Stratosphere

As casas que possuem grandes janelas e sem nenhum obstáculo que impeça a entrada de luz natural podem considerar-se privilegiadas. O que fazer quando não é esse o caso?

Um dos truques mais básicos que podemos utilizar é o de usar cortinas mais claras, transparentes, que mantêm a privacidade, mas que deixam a luz natural entrar mais facilmente.  

10. Cuide da iluminação do banheiro e da cozinha. 

iluminao banheiro prego e martelo

Imagem: Pinterest

Algo essencial é ter uma boa luz no banheiro e na cozinha. A iluminação central é geralmente menos íntima, embora nos banheiros cada vez menos, e há uma tendência a optar pela luz branca artificial, mas muito eficaz, das lâmpadas fluorescentes.

Na cozinha tente adicionar vários pontos de luz na bancada, pia, etc. Isso facilitará seu dia a dia. Nos banheiros, o espelho é especialmente relevante e uma opção muito bem-sucedida é adicionar luz aos móveis, com halogênios de baixo consumo.

11. Acabamentos metálicos para ter uma casa estilosa e mais iluminada internamente.

dourado na decoracao prego e martelo

Imagem: Simonetto

Dentre as tendências do segmento de decoração de interiores, a de incluir metálicos na decoração está crescendo dia após dia, e não são poucos os projetos que vemos por aí com essa tendência inclusa.

Seja na lâmpada, em acessórios decorativos, ou nos móveis, os acabamentos metálicos ajudam a refletir a luz e iluminar ainda mais o ambiente. Valem a aposta, com toda certeza. 

12. Use e abuse dos móveis transparentes para criar ambientes mais iluminados.

moveis transparentes prego e martelo

Imagem: Pinterest

Geralmente de acrílico, os móveis e peças transparentes são uma opção para espaços pequenos ou escuros.

Isto porque, as peças não possuem peso visual e parecem desaparecer no meio da decoração. Deixam os ambientes mais clean, além de trazer a tão desejada sensação de amplitude e claridade para os cômodos. 

13. Revestimentos, sim eles também ajudam a iluminar mais.

revestimento parede prego e martelo

Imagem: Grudado

A dica aqui é apostar em azulejos de cores claras e que tenham acabamento brilhante, que reflitam a luz, como aqueles usados em metrôs. Uma boa alternativa para ambientes como cozinhas e banheiros.

Pra finalizar...

Respirou fundo após todos esses pequenos hacks?

Seguindo nossas dicas para conseguir uma casa mais iluminada internamente, você pode ter muito mais conforto em seu lar doce lar e deixar cada cômodo aconchegante, perfeito para passar momentos incríveis com a sua família e seus amigos mais queridos! 

Comentários