Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

9 dicas para escolher a melhor casa ou apartamento pra você

Publicado em 14.07.2022 |
Visualizacoes
62 visualizações

Sabemos que mudar de casa ou comprar a primeira casa ou apartamento é uma decisão difícil e importante para o resto da vida.

Por esta razão, fizemos este guia definitivo com as chaves para escolher a sua casa ou apartamento perfeitos.

É importante que você não determine sua decisão pela primeira impressão e que lembre-se de que uma casa bonita por fora não significa que não tenha problemas por dentro que, a longo prazo, podem lhe custar caro.

Confira 9 coisas que você deve analisar para escolher uma casa ou apartamento que se encaixe em questões mais racionais como: seu orçamento, necessidades de sua família, mas que principalmente te faça feliz. Queremos que você se sinta completamente satisfeito com a escolha que fez.

Mas antes de irmos para as dicas propriamente ditas, devemos pensar em um dilema para muitos: o que escolher? Casa ou apartamento? Vamos aos prós e contras de cada um.

Casa: prós e contras.

casa ou apartamento prego e martelo casa

Normal que  muitas pessoas só sintam privacidade de verdade quando moram em uma casa, na qual, dentro dos limites de seus muros, de seu terreno, elas são a lei.

Afinal, pode-se fazer o que quiser sem se preocupar com regras de um condomínio — respeitando sempre os seus vizinhos, evidentemente.

Em um espaço como esse, você pode contar com um jardim, uma horta e ser livre para criar um pet livre de qualquer problema, ou ter de ficar levando ele para passear constantemente.

Além disso, pode-se ter várias plantas e realizar qualquer tipo de benfeitoria dentro do espaço de sua propriedade e a não ser que você more em um condomínio ou residencial, não tem que se preocupar com questões de padronização como em apartamentos, por exemplo.

Mas mesmo que não haja a necessidade de realizar pagamentos de taxa condominiais, é preciso lembrar que toda a manutenção da propriedade deverá ser feita diretamente por você e, por isso, guardar algum dinheiro pode ser uma boa ideia.

E em relação a questões de segurança, a depender do local, morar em uma casa pode deixá-la(o) em uma situação um pouco mais vulnerável quanto a furtos e roubos.

>> Saiba mais: 5 erros que podem acontecer na hora de comprar imóveis

Apartamento: prós e contras.

casa ou apartamento prego e martelo ape

O apartamento é uma das principais opções para quem busca privacidade e segurança.

Dentro de um condomínio de apartamentos, você precisa preocupar-se apenas com o interior de sua propriedade, sendo que toda a manutenção do prédio é realizada por alguém contratado.

Inclusive, mesmo que haja a necessidade do pagamento da taxa condominial, a segurança de morar em um condomínio talvez possa compensar os valores pagos, uma vez que é bem menor a chance de furtos em apartamentos.

Já a proximidade com os vizinhos pode ser um ponto contra ou a favor (questões de barulho fora do horário, desrespeito às normas do regimento, etc).

Outro ponto importante é que muitas pessoas hoje mantêm um pet em casa e, se você é uma delas, é preciso uma atenção maior. Verifique sempre as regras do condomínio em relação a animais, pois alguns locais não aceitam sua presença.

Como vimos, não há resposta certa quando o assunto é casa ou apartamento.

O ideal é que você escolha a opção que mais se encaixe com seu estilo de vida e as suas necessidades e de sua família.

>> Saiba mais: Quer vender ou alugar? Saiba como fazer boas fotos

O lugar onde você vai morar: periferia, subúrbio, área nobre, na zona rural?

casa ou apartamento prego e martelo zona moradia

Um dos aspectos mais importantes na hora de comprar uma casa ou apartamento é o local onde o imóvel está localizado.

Você deve pensar nisso no curto e médio prazo, no caso de uma locação; e no longo prazo, quando é uma compra e o imóvel se torna um de seus bens.

A decisão dependerá, em grande parte, do tipo de uso que você quer dar ao imóvel que almeja: se pretende adquiri-lo para obter rentabilidade ou se pretende que seja a casa ou apartamento de uso de sua família.

Muitas pessoas preferem viver longe do movimento das cidades, outras, ao contrário, preferem viver em meio à atividade da cidade.

Pense: com base em seus gostos e preferências, o que lhe daria mais tranquilidade? Natureza, silêncio ou o mundo moderno com todas as suas conveniências?

>> Saiba mais: 5 dicas para comprar seu primeiro imóvel

Dê uma de detetive: procure visitar o local escolhido em diferentes horários.

casa ou apartamento prego e martelo vizinhanca

O bairro onde está o terreno ou a casa que você pretende comprar, pode parecer bem tranquilo durante o dia, entretanto, apresentar noites barulhentas.

Sentir o clima do local também é importante, além de ter ao menos noção de quem serão os seus vizinhos.

Sim, deve-se levar em conta a convivência entre os vizinhos.

A tolerância e o respeito devem prevalecer sempre, seja qual for o tipo de habitação escolhida.

Se for uma área onde as relações entre vizinhos são difíceis, onde barulho, algazarra são frequentes, considere outras opções, pelo bem da sua saúde mental.

Não custa bater um papo com alguns deles para saber como é morar por ali, quais são os problemas e as vantagens. Pegue informações, ok?

>> Saiba mais: Ano novo, casa nova: 6 formas baratas de renovar a sua casa em 2022.

Parentes próximos?

casa ou apartamento prego e martelo parentes

Se você é daqueles que não consegue ficar longe de seus familiares e prioriza manter contato próximo com sua família e visitá-la quando necessário, considere locais de moradia que facilitem essa atividade.

Agora se, por outro lado, esse não for um fator que influencie sua compra de uma casa ou apartamento, pelo contrário, você é daqueles que acham que parente bom é parente longe, fuja dessa opção.

>> Saiba mais: 10 dicas para decorar casas de madeira

O bairro e seus arredores. O que tem a oferecer?

casa ou apartamento prego e martelo vila mariana

Um dos aspectos essenciais na hora de escolher uma casa que lhe dê satisfação e tranquilidade é o bairro e seus arredores.

Aqui, você deve analisar se é um bairro seguro, se terá acesso a necessidades básicas como hospitais, drogarias, supermercados, áreas de lazer, cafés, etc.

Muito embora nos dias atuais tenhamos fácil acesso a comodidades como delivery por exemplo, ainda existem áreas de difícil acesso que limitam bastante a qualidade de vida.

Escolher uma casa em uma área que ofereça todos esses confortos é importante se você realmente valoriza isso.

>> Saiba mais: Dicas de como organizar uma área de serviços simples em sua casa

Importante: quer pagar quanto na casa ou apartamento?

casa ou apartamento prego e martelo pagamento

Determine o nível de investimento que você terá que fazer para adquirir o imóvel que deseja.

Você deve ser realista e escolher uma casa que atenda às suas necessidades, mas também, suas finanças.

Comprar uma casa ou apartamento sem a devida capacidade de pagamento é algo que, obviamente, não lhe dará paz de espírito.

Analise todas as opções de financiamento e escolha aquela que melhor se adequa ao seu poder aquisitivo ou sua capacidade de pagamento.

Se for uma casa usada, verifique se será necessário investir em possíveis melhorias.

>> Saiba mais: Numerologia de casa: calcule a sua

Escolheu apartamento? considere a infraestrutura do prédio.

casa ou apartamento prego e martelo estrutura predio

Chegamos à dica de ouro para quem pretende morar em apartamento: analisar a infraestrutura do prédio. Quanto mais novo o condomínio, obviamente que melhor.

Assim, as instalações demandarão pouca manutenção e você poderá curtir tudo o que o condomínio oferece quando quiser; como piscina, academia, espaço gourmet etc.

Dependendo do porte do prédio, pode haver também espaço de coworking, o que é muito favorável para quem faz home office.

Segurança é um item que deve pesar e muito na sua escolha por um apartamento, por isso, busque priorizar edifícios que contem com monitoramento 24h por câmeras.

Caso sua condição permita, dê importância às construções sustentáveis, ou seja, que invistam em sistemas para captação de água da chuva, iluminação automatizada, coleta seletiva de resíduos.

E não esqueça de dar aquela lida no regimento interno do condomínio para evitar incômodos.

>> Saiba mais: Protegendo sua casa dos eventos climáticos

Dica bônus: vai escolher um imóvel usado? Fique ligado(a)!

casa ou apartamento prego e martelo movel usado

Comprar imóvel usado é um excelente negócio, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Você prefere uma casa ou um apartamento? Você está disposta(o) a reformar o imóvel? Quer um imóvel com móveis sob medida já instalados ou irá mobiliar do zero?

Essas e outras perguntas que surgirão no seu processo decisório são todas as perguntas que você deve responder antes de iniciar a compra de uma casa ou apartamento já usado.

E analise aspectos mais detalhados, como os seguintes:

  • Dimensões dos cômodos da casa: pense bem na situação familiar em que se encontra. Você tem filhos? Você vai querer tê-los? Você tem pessoas mais velhas que com o tempo podem se tornar sua responsabilidade ? Todas essas coisas são importantes ao decidir quantos quartos você precisa. Talvez o que você precisa hoje pode não valer a pena amanhã.
  • Encanamento e instalação elétrica: quando foi a última vez que houve alguma manutenção ou troca?
  • Que lojas ou instalações existem por perto? Parece bobagem, mas a proximidade do supermercado, da farmácia, do metro... dá-lhe um conforto que se pode transformar em qualidade de vida
  • Você terá ao menos uma garagem? É essencial para você levar em consideração esse item. Mesmo que você não tenha automóvel próprio, irá em algum momento receber visitas e ter ao menos uma garagem própria facilita muito a vida. E caso não tenha ou seja possível a vizinhança é tranquila o suficiente para que você possa estacionar seu carro na rua?
  • Qual a orientação tem a casa? O melhor é que você estude a orientação do prédio, para isso, talvez a melhor opção seja ir até lá em horários diferentes do dia para ver se o apartamento tem luz suficiente. E não só pela questão da luz, mas também pela temperatura. Há momentos em que os pisos internos são mais bem orientados do que os voltados para o exterior. Lembre-se de que o sol nasce no leste, mas se move ao longo do dia.
  • As condições estruturais e estado do imóvel: Muitas vezes o importante não é que seja nova, mas que seja bem construída com materiais de boa qualidade. Há novas construções que já nos primeiros anos de existência já apresentam rachaduras, vazamentos. Então o melhor é que você verifique atentamente o estado físico do imóvel.
  • Há muito barulho? O ideal é visitar a casa ou apartamento em horários diferentes para verificar se há muito barulho na vizinhança.

Gostou dessas dicas? Esperamos que sim.

E seja qual for a sua escolha, casa ou apartamento, na Prego e Martelo você encontra o artigo decorativo ou móvel ideal para deixar o seu imóvel lindo, chique e do seu jeito. Como tem de ser!