0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

A conta de energia está cara? Aproveite a luz natural para economizar

Publicado em 17.09.2021 |
66 visualizações

Gratuita e benéfica, a luz do sol pode ajudar seu orçamento em meio à crise

natu 6

 Já está bem alta e pode ficar ainda mais. Você já deve saber que a crise hídrica que vivemos está causando desabastecimento nos reservatórios de usinas hidrelétricas, que são a forma mais barata de geração de energia. Com isso é preciso cobrar mais pelo produto, já que acionar as usinas termelétricas gera gastos extras. Adivinha quem paga essa conta?

E como não há nada que possamos fazer a curto prazo para evitar esse aumento, fica a pergunta: como manter a casa iluminada, sem ter que sair vendendo os móveis para pagar a conta de energia? Brincadeiras à parte, você pode ao menos minimizar o baque usando a luz natural a seu favor. 

Leia também: Dicas para investir na sobreposição de tapetes

Transforme a sua casa em 5 passos

Cortinas em foco: como escolher a peça certa

Separamos algumas dicas para quem deseja mabter as lâmpadas desligadas por mais tempo, sem ficar no escuro:

DICA 1 – APOSTE NAS CORES CLARAS 

Paredes brancas ou outras cores claras, você já sabe, favorecem a iluminação natural do ambiente e ainda combinam com qualquer tipo de decoração.

natu 2

Além disso, com menos pigmentos, as tintas claras são também as tintas mais baratas e mais fáceis de retocar no caso de manchas e perfurações. 

  DICA 2 – JANELAS PARA QUE TE QUERO

Não negligencie os itens como esquadrias na hora de construir ou reformar. Tudo bem que o orçamento pode apertar, mas quanto mais você economiza nessa área, menos luz e ventilação ficarão disponíveis para o cômodo.

Quanto menores as janelas e portas, mais baratas. Mas também, menos úteis no sentido de iluminação natural. 

natu 7

E aí a economia no momento da compra pode ser anulada por um gasto mensal maior com luz artificial, por ter que deixá-la acesa até mesmo durante o dia e também com o ar condicionado e ventilador pra compensar a falta de vento vindo da rua, que é totalmente gratuito.

 Na hora de comprar, vale a pena investir em janelas grandes, com vidros totalmente transparentes e que abram por completo, sem partes fixas. 

DICA 3 – PORTAS TAMBÉM PODEM SER DE VIDRO 

Portas de vidro e duplas, como as portas-balcão, também são uma ótima opção para ter mais luz natural e ventilação em casa.  Simples assim: substituir aquelas que bloqueiam a entrada da luz e do vento por outras que facilitam essa circulação.

natu 5

DICA 4 – MANTENHA OS VIDROS LIMPOS

  A sujeira também bloqueia a entrada da luz natural. Parece óbvio, mas vale lembrar, né. Janelas e portas de vidro empoeiradas não são uma boa ideia se você pretende ter um ambiente iluminado na medida certa e por mais tempo.

Leia também: Guia prático para limpeza de vidros

natiiiiiiiiiii

DICA 5 – O JOGO DO ESPELHOS

 Ao refletir a luz do ambiente, os espelhos criam uma ilusão de profundidade. Um truque para deixar os espaços maiores e mais iluminados.

Para potencializar essa sensação, procure deixar os espelhos posicionados em frente às janelas e portas de vidro.

natu 9

DICA 6 – APOSTE NO PÉ DIREITO ALTO 

A famosa altura do chão ao teto que se chama popularmente de “pé direito”, é totalmente proporcional à quantidade de luz e ar que entram no ambiente. Tetos baixos ajudam a abafar os cômodos, aumentam a umidade e limitam a luminosidade natural.

E nem precisa de muita coisa: alguns centímetros a mais de parede podem gerar muita qualidade de vida e economia de eletricidade. 

natuuuuuuu

DICA EXTRA – LÂMPADA DE GARRAFA PET

Não vai servir para qualquer cômodo, mas pode ajudar. Ideal para garagens, porões e depósitos ou qualquer ambiente coberto diretamente por telhas.

Essa lâmpada foi criada pelo mecânico mineiro Alfredo Moser e é sucesso em países em desenvolvimento da África e da Ásia.

Consiste de uma garrafa plástica transparente cheia de água: a parte posicionada para fora do telhado capta a luz, que é refletida pela água na parte de dentro do cômodo, gerando uma luz razoável - e melhor, de graça.

natuu

Além de economizar um pouco na conta de energia, essas medidas que te permitem usar mais a luz e a ventilação naturais são sustentáveis, já que ajudam também a salvar o planeta. Até para evitar mais problemas no futuro, como esse da estiagem prolongada.

O meio ambiente é nossa casa e, assim como fazemos entre quatro paredes, devemos mantê-lo cuidado, limpo e habitável.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo