Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Alerta: lindas e tóxicas

Publicado em 04.03.2022 |
Visualizacoes
202 visualizações

Vamos mostrar uma lista de plantas para não ter dentro de casa

tumblr inline pjqh0pglbj1w02z2e 540

Usar flores na decoração é atemporal, né. Nunca sai de moda ter aquela plantinha enfeitando o ambiente. E normalmente as escolhemos pela beleza. Afinal, se é para decorar tem que ser agradável aos olhos.

Mas nem sempre tudo são flores, bem literalmente nesse caso. Há plantas que por trás de toda beleza escondem alguns perigos. É isso mesmo. Algumas das folhagens que vemos comumente em decoração são tóxicas e podem causar problemas aos desavisados.

Leia também: Ter horta em apartamento é possível 

Plantas: como escolher e onde colocar

Principalmente para ambientes como quartos ou de circulação de crianças e pets, algumas escolhas podem trazer sérias conseqüências. Por isso, para te alertar desse perigo silencioso e evitar que tenha arrependimentos desnecessários, vamos mostrar cinco exemplos de espécies que devem ser evitadas.

1 -  Caladium bicolor

caladium tropical 2

Quais os riscos? Se a folha entrar em contato com mãos e olhos pode causar irritação no local. Já ingerir essa planta pode causar disfagia, salivação excessiva, vômitos e diarréia.

Ela chama atenção pela beleza das folhas verdes com miolo e veias avermelhados e popularmente é chamada de tinhorão. O oxalato de cálcio, composto químico que a torna tóxica, pode ser encontrado em outras plantas como, por exemplo, o copo-de-leite.

copo de leite zantedeschia aethiopica 2nd

2. Lírio-do-vale

Quais os riscos? Pela alta quantidade de cardenolídeos caso seja ingerida pode causar dores abdominais e até mesmo redução da freqüência cardíaca.

lirio do vale convallaria majalis 1 2

Todo cuidado é pouco já que ela é bem popular. Devido à sua beleza ornamental essa planta é utilizada inclusive para buquês e arranjos. Mas cada parte dela é tóxica: folhas, flores, frutos, caule e até a semente.

3. Comigo-ninguém-pode

Quais os riscos? Também tem oxalato. Por isso se ingerida pode causar vômitos e sangramentos e também causa irritação em contato com a pele.

comigo ninguem pode 00

Com ela ninguém pode mesmo, então atenção redobrada com crianças e pets principalmente. As partes venenosas dessa planta são as folhas, o caule e a seiva. Melhor não tê-las dentro de casa, embora ela seja muito cultivada aqui no Brasil por ser de fácil manutenção.

 4. Poinsétia

Quais os riscos? A seiva dessa espécie pode causar danos pelo simples contato que gera irritação e coceira. No caso de ingestão pode levar a inchaço dos lábios, salivação excessiva, enjôos e vômitos.

bico de papagaio euphorbia pulcherrima 1

Ela também é conhecida como bico-de-papagaio e, você deve saber, faz muito sucesso pela beleza, especialmente no Natal. A intensa cor vermelha e o charmoso formato de estrela a fazem parecer inofensiva, mas não se deixe enganar.

5- Saia-branca

Quais os riscos? Pode provocar taquicardia, confusão, agitação, febre e dificuldade de locomoção em caso de ingestão.

As partes venenosas dessa planta são as folhas, flores, frutos, caule e sementes. 

saia branca21

Também conhecida como trombeteira ela chama atenção pelas belas flores brancas que, como crescem de forma pendente, lembram pequenas saias -  o que explica esse nome pelo qual é popularmente conhecida. 

O que fazer caso haja intoxicação

Você viu aí que não é tão fácil sofrer os efeitos mais graves do contato com essas plantas, mas crianças e animais de estimação não estão a salvo de ingerir partes delas acidentalmente. E, como são menores, dependendo da quantidade, as reações adversas podem ser intensas.

Caso aconteça algum acidente envolvendo qualquer uma dessas plantas o ideal é procurar a emergência médica (ou veterinária) o mais rápido o possível. 

Não se deixe distrair pela beleza: algumas das plantas desta lista podem causar sintomas que levam a complicações graves em casos isolados. Uma criança pode desidratar com episódios intensos de vômito, por exemplo. Então fica a dica: você pode até não resistir aos encantos dessas flores, mas se mantenha sempre alerta se tiver alguma delas dentro de casa.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo