0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Ano novo, vida nova: conheça o ritual Oosouji para arrumar a casa e as energias

Publicado em 31.12.2019 | comentários
342 visualizações

E mais uma vez chegamos a mais um final de ano e os propósitos para o próximo começam a inundar nossa mente: fazer mais exercícios, manter bons hábitos, ganhar mais dinheiro, ter uma boa dieta...

Para que eles não fiquem apenas no mundo das ideias, sendo apenas ilusões é necessário estabelecer objetivos concretos e reais.

Por exemplo, podemos começar colocando ordem em nossa casa, o espaço ideal para o qual sempre retornamos e onde realmente nos sentimos melhor, e várias empresas especializadas no assunto nos dão conselhos para alcançá-lo atualmente.

E como bem sabemos, esta época do ano é sempre repleta de muitos rituais ou manias de fim de ano que podem ser vistas como meras superstições ou uma forma de iniciar um novo ciclo. 
Esse é o caso do tradicional ritual japonês de Oosouji.

O ritual do Oosouji/Osōji (おおそうじ / 掃除), realizado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (Omisoka), na qual todos os japoneses no geral promovem uma grande limpeza, não só em suas casas, mas nas ruas, nos bairros, no ambiente de trabalho, escolas, praças, jardins…

Nos centros comunitários, o Oosouji é realizado em forma de mutirão e envolve pessoas de todas as idades, de crianças à idosos.

O ritual visa a higiene e a ordem, ao mesmo tempo que serve como “purificador”, do ponto de vista espiritual, para o novo ano que se inicia.

>> Saiba mais: Método Konmari: ordem ao estilo Marie Kondo

Oosouji muito além de uma mera superstição.

 

Oosouji hypeness

O Oosouji (ótima limpeza) é tradicionalmente realizado no final do ano, oferecendo às casas a oportunidade de reiniciar e iniciar o novo ano novamente.

No entanto, como quase todo mundo sabe, essa tarefa colossal é muito mais fácil dizer do que fazer. O design e a cultura japoneses são baseados na simplicidade e no minimalismo.

Isso pode ser visto no design de interiores e nos jardins do Japão. Na cultura japonesa, esse conceito é muito importante. Refere-se ao vazio puro e essencial entre as coisas.

Com esse método, as coisas têm espaço para existir, se destacar e ter significado. Limpeza e organização são uma tendência universal.

Existem muitos métodos usados para garantir que mantenhamos nossas casas limpas e sem desordem. O Oosouji fornece uma maneira maravilhosa de manter sua casa ou ambiente de trabalho devidamente organizados.

>> Saiba mais: Como Limpar Tapetes? Algumas dicas simples e infalíveis

Da casa ao trabalho.

 

limpieza casa oosouji prego e martelo

Nos ambientes de trabalho, é comum a limpeza Osouji ser feita antes da véspera de ano novo, pois muitas fábricas, empresas ou escritórios, entram em recesso 2 a 3 dias antes do Revéillon.

Nas fábricas, o Osouji pode começar durante a segunda quinzena de dezembro, pois como são geralmente galpões grandes, a limpeza é mais trabalhosa.

Já nas residências, o Oosouji do fim de ano implica em tirar toda a sujeira dos cômodos e não negligenciar nenhum espaço.

Durante a atividade as famílias japonesas jogam fora tudo que for inútil e que esteja apenas fazendo volume e fazem as reformas necessárias no que estiver danificado.

>> Saiba mais: 5 truques fáceis que decoradores usam, para você aplicar em casa

Mãos à obra: Oosouji na prática!

 

limpar oosouji prego e martelo

Coloque todos os itens nas gavetas deles

Para começar a limpar seus espaços de acordo com o estilo Oosouji, comece removendo tudo de armários, gavetas e áreas de armazenamento de uma sala.

Coloque todos os itens no chão. Decida quais itens você precisa e quais podem ser descartados. Agora é a hora de limpar. Limpe o interior dessas gavetas, armários e áreas de armazenamento. Verifique se não há pedaços de papel ou poeira.

Quando os espaços estiverem limpos, é hora de colocar seus pertences no lugar. Coloque os itens de maneira ordenada.

Varra a casa de cima para baixo.

E não se trata de uma metáfora. O Feng Shui é popular na sociedade japonesa. Muitas pessoas baseiam o design de suas casas nos princípios do Feng Shui.

Esses princípios do Feng Shui também podem ser aplicados à limpeza de uma casa.

A idéia de limpar de cima para baixo não é apenas um princípio do Feng Shui, mas também uma consideração prática baseada na gravidade.

Faz sentido começar no topo e descer, permitindo que a poeira se assente.

Ao limpar sua casa, considere começar pelo topo; armários, prateleiras, janelas, etc.

Então faz sentido passar para os níveis mais baixos e acabar no chão. Quando você está limpando o chão, a sujeira acumulada nos outros níveis pode muito bem ter se acumulado ali, pronta para ser removida.

Faça uma varredura em direção à entrada.

Quando você estiver pronta(o) para varrer o chão, existem certos métodos que são melhores que outros.

Pode parecer uma tarefa simples, não digna de muita consideração, embora haja maneiras de fazê-lo corretamente e maneiras de fazê-lo melhor.

Uma das maneiras mais eficazes de varrer um espaço é começar no ponto mais distante da sala e avançar em direção à entrada.

Existem muitas razões pelas quais essa é a maneira mais prática. Os espaços mais utilizados serão em torno da entrada.

Sujeira e poeira são trazidas ao espaço pelas correntes de ar e pelo movimento humano. Isso então se desloca para as áreas externas da sala.

Ao começar nas áreas externas mais limpas e seguir em direção à entrada, você estará movendo a sujeira das áreas mais limpas para as áreas mais sujas e fora da sala.

De acordo com o método Oosouji não precisa esfregar com tanta força.

A filosofia japonesa acredita que cada objeto deve ser respeitado pela tarefa que executa.

Não é incomum ver os japoneses agradecendo objetos inanimados por ajudá-los nas tarefas cotidianas. Os japoneses têm uma reputação de respeitar seus pertences.

Este é certamente o caso quando se trata do  processo de limpeza.

Ao limpar no estilo japonês, tenha cuidado com todos os itens domésticos.

Certifique-se de não usar soluções de limpeza agressivas nos itens que você está limpando.

Isso pode danificar a superfície de elementos como madeira e couro. Certifique-se de não esfregar ou arranhar a superfície dos itens, aplicando força excessiva. Isso pode causar danos a longo prazo.

Não use esfregão molhado.

É bem comum que estrangeiros que vivem no Japão, muitas vezes se sintam consternados com a falta de esfregões nos mercados ou lojas especializadas em limpeza.

A lavagem não é a maneira tradicional de limpar pisos no Japão. De acordo com o Oosouji e o minimalismo de uma casa, existe uma atitude de manter apenas o que você precisa e o que vai usar.

Quando os pisos precisam de uma boa limpeza, os japoneses acreditam em fazer bem o trabalho.

Como você pode limpar um piso sem descer para o mesmo nível e ver o que está fazendo? Por esse motivo, os pisos tendem a ser limpos com um balde e esponjas.

Isso fornece a eles uma maneira prática de manter seus pisos limpos, usando um equipamento mínimo.

Trabalhoso é bem verdade, mas bem interessante, não acha?

Use vinagre para uma limpeza saudável

O modo de vida simples e funcional que a cultura japonesa apresenta também é apresentado em seu relacionamento com a natureza.

As casas japonesas costumam ter projetos que conectam o interior de uma casa ao exterior sem interrupção.

Essa conexão com a natureza também está presente com o uso de produtos de limpeza.

O  vinagre  é uma escolha popular de mais limpas japonês ambientalmente conscientes. O vinagre pode ser usado para limpar qualquer cômodo da sua casa.

Use vinagre para limpar tábuas de cozinha, vasos sanitários e mesas de vidro para mantê-las livres de arranhões.

O vinagre também pode ser combinado com outros itens domésticos, como bicarbonato de sódio, para eliminar odores e limpar áreas mais difíceis da casa, como fornos.

>> Saiba mais: Aprenda a limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa com algumas dicas rápidas

Benefícios de fazer o Oosouji na virada do ano.

 

oosouji milldesk

1. Limpar de maneira equilibrada, relaxa: É o momento ideal para limpar, ordenar e jogar fora o que não precisamos mais funciona como uma purificação.

2. Aumenta o bem-estar: Quando você chega em casa e se encontra em um lar limpo e organizado, o sentimento que causa é bem-estar e felicidade.

3. Organização e planejamento: Nossa cabeça funciona melhor quando há ordem, nosso ambiente está ligado a nós e à nossa mente.

4. Ajuda a colocar a cabeça no aqui e agora: O Oosouji faz nossa mente se concentrar no presente. Viver no "aqui e agora" é uma das chaves mais importantes para a felicidade e o sucesso.

5. Mais liberdade: A limpeza tem um poder libertador e recompensador, porque tudo ao seu redor ocupa não apenas o espaço físico, mas também o espaço mental. Limpar, arrumar e jogar fora o velho faz você se sentir mais livre, rompemos laços e apegos, e coisas novas podem entrar.

Os benefícios de ter uma casa limpa são inúmeros, ter bons hábitos de limpeza impedirão alergias e outras moléstias geradas por bactérias.

Portanto, é aconselhável realizar uma limpeza completa de sua casa pelo menos uma vez por ano para evitar que a sujeira acumulada danifique móveis, eletrodomésticos e afete sua saúde.

O Oosouji tem um objetivo específico: renovar. Além de uma mudança de ano, visa uma transformação em um nível mais profundo.

Essa tradição milenar defende uma grande limpeza física e emocional antes de dar um adeus definitivo ao ano que se encerra, porque só então, "livre" de laços tóxicos, poderemos começar o ano com o pé direito.

A pior coisa que pode acontecer com você é ter o seu cantinho de trabalho e sua casa impecáveis em janeiro. 

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.