Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Casa limpa e organizada com o método Kaizen!

Publicado em 23.02.2022 |
Visualizacoes
311 visualizações

Como todos os métodos de organização que chegaram até nós ultimamente, o método Kaizen vem do Japão.

O método Kaizen é um sistema de gerenciamento corporativo que visa fornecer uma orientação metodológica para a melhoria contínua dos processos de uma organização.

Sua origem é explicitamente corporativa e objetiva alcançar a maximizar a produção, melhorar constantemente o aparelho produtivo do negócio e reduzir os gargalos e ineficiências.

Dessa forma, se torna extremamente plausível aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Mas a metodologia pode com toda certeza ser utilizada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.

É assim que surge a fórmula dos 5 “S”, já que as 5 tarefas estabelecidas neste método recebem o nome de sua técnica correspondente em japonês.

Adiante destrincharemos os famosos 5 “s” aplicados à organização da casa!

>> Saiba mais: 8 coisas que as visitas realmente reparam na sua casa.

Mas o que um método de gestão de qualidade tem a ver com casa limpa e arrumada?

metodo kaizen pai e filho limpando casa prego e martelo

O método Kaizen voltado para a organização doméstica consiste em executar a mesma tarefa por um minuto todos os dias para adquirir uma rotina.

Este sistema japonês pretende que, progressivamente, adquira novos hábitos para manter a sua casa arrumada e limpa.

Essa estratégia de crescimento gradual ajudará você a melhorar a organização e a limpeza em sua casa, escritório ou espaço de trabalho.

Basicamente o Kaizen se concentra em manter a ordem de longo prazo, em vez de fazer uma mudança profunda, como o método Marie Kondo, por exemplo que já mencionamos por aqui no blog.

A ideia é começar estabelecendo um objetivo simples que achamos uma tarefa agradável, por exemplo, ordenar as gavetas, a sapateira, a estante de livros, etc...

Cada dia um pouco mais e assim por diante.

O lema do método Kaizen resume muito bem do que se trata: “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje”.

Isso implica dizer que as coisas sempre podem ser feitas melhor e que cada dia pode ter sua melhoria em relação ao dia anterior.

O termo vem da raiz japonesa kai (mudar) e zen (bem, melhorar) e ao invés de nos ensinar um método de limpeza profunda, ele se concentra em manter a ordem a longo prazo no lar, dedicando um pouco de tempo diário à organização.

Uma prática de longo prazo para a instituição de um hábito.

Assim, os 5s propõem a seguinte metodologia para destacar a ordem em casa, para a qual aconselham que não passe um dia em casa sem que você tenha realizado alguma das etapas.

>> Saiba mais: 5 dicas para organizar quartos de criança

A palavra-chave do método Kaizen é: constância.

metodo kaizen habito prego e martelo

Se você for constante e conseguir fazer isso todos os dias, notará a diferença. Você ficará muito menos estressada(o) e alcançará a paz em sua casa. A chave é dedicar um pouco de tempo a ele todos os dias e torná-lo um hábito.

Portanto, se você não tem muito tempo, devido ao trabalho, às atividades dos seus filhos e tem muito trabalho em casa, este método é para você.

>> Saiba mais: Guardar e decorar: porta-chaves podem ser criativos

Vamos destrinchar um pouco a técnica dos 5s na limpeza e organização da casa:

metodo kaizen casa organizada prego e martelo

Para aplicar o método Kaizen você deve seguir a técnica dos 5s.

5 etapas que correspondem a 5 palavras que começam com “S” em japonês: Seire (classificação), seiton (ordem), Seiso (limpeza), seiketsu (padronização) e shitsuke (disciplina).

>> Saiba mais: Do hall à área de serviços: com você os penduradores de parede!

Primeiro S: Seire (Classificação).

Esta fase é a fase de eliminação. É necessário separar o que é realmente necessário, que realmente é útil, do que não usa mais. Uma vez separados você tem que eliminar o desnecessário.

O acúmulo de coisas que não usamos muitas vezes é a base da desordem em nossa casa.

É por isso que este é o primeiro passo e sem este primeiro passo os outros não podem ser realizados.

Segundo S: Seiton (Ordem).

Depois de se livrar do que não precisa, você está pronto para começar a arrumação propriamente dita. É importante que você dê a cada coisa seu espaço e mantenha tudo em seu lugar.

Você pode classificá-las de acordo com o uso que você dá a cada um dos objetos.

Se tudo tem o seu lugar, quando você for procurar algo, encontrará rapidamente e não perderá tempo procurando.

Além disso, sua casa estará sempre devidamente arrumada, decorada e você não perderá tempo de descanso ou de produtividade.

Terceiro S: Seiso (limpeza).

Quando tudo estiver arrumado, você pode começar a limpar. O início desta etapa levará mais tempo, mas se você aplicar o método diariamente verá como está se tornando mais fácil.

O método Kaizen recomenda neste momento evitar ao máximo a sujeira. Além disso, você deve ter hábitos de limpeza regulares para manter sua casa limpa diariamente.

Mas não é pra criar neura com limpeza, não, de modo algum, o intuito é criar outro problema.

Por isso os próximos “S” são extremamente importantes.

Quarto S: Seiketsu (padronização).

Seiketsu significa padronizar. Isso significa simplesmente que todas essas etapas acima devem se tornar uma rotina diária.

Isso evitará que a desordem em sua casa fique fora de controle.

Você deve ser capaz de internalizar esse processo para torná-lo um hábito, uma parte de sua vida diária, como cozinhartomar banho.

Além da tarefa atribuída para cada dia, há também uma série de gestos que você deve internalizar para fazer a cada dia. Por exemplo, fazer sua cama de manhã, colocar as coisas de volta depois de usá-las ou limpar a cozinha depois de cozinhar.

Quinto S: Shitsuke (disciplina).

A última fase do método é a disciplina. Seja disciplinada(o) com todas as etapas e você nunca terá que se preocupar com a ordem e limpeza de sua casa.

Dedicar apenas 5 minutos por dia ao método Kaizen deve deixar sua casa em perfeitas condições. Claro que no início pode demorar um pouco mais, principalmente na primeira fase.

À medida que você for eliminando tudo o que não necessita e que todas as coisas em sua casa tenham seus devidos espaços, a rotina diária ficará mais curta com o tempo e será mais prático para você.

Está pronta pra começar a aplicar o método Kaizen, por aí?

Graças ao método Kaizen você pode esquecer de passar o fim de semana limpando e arrumando a casa. Siga-o e comece agora a desfrutar verdadeiramente do seu tempo livre.