Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como limpar quadros e telas da maneira correta

Publicado em 15.04.2022 |
Visualizacoes
76 visualizações

Cuidados básicos podem evitar danos e desgastes nas peças

conjunto de 4 quadros decorativos premium beauty girl

Paredes bem decoradas, muito comumente, têm quadros ou telas na composição. Eles são bonitos, versáteis e cheios de personalidade e, por isso mesmo, queridinhos de quem vai planejar o design de algum ambiente, seja para morar ou trabalhar.

Leia também: Inshalá: ouro para decorar 

Use e abuse das placas decorativas

Dicas simples de limpeza para quem sofre de rinite alérgica

Mas não basta jogar o quadro na parede e esquecer que ele está ali, hein. Se fizer isso, você pode acabar com uma peça desbotada, empoeirada ou danificada, que vai roubar todo o glamour da sua decoração tão bem planejada. É preciso se atentar para manter esses acessórios limpos e com a manutenção em dia.

Caso você tenha dúvidas sobre como fazer isso da melhor maneira, sem danos ao quadro escolhido com tanto carinho, nós podemos te ajudar com algumas dicas básicas.

1 – XÔ POEIRA

kit quadros frases com 5 quadros para decorar o ambiente frases para quadros para imprimir
Ela é um dos principais inimigos dos quadros. Para mantê-los protegidos e sempre bonitos, é necessário então que você retire o pó pelo menos uma vez por semana. Para quadros com tela em canva utilize um espanador eletrostático com cerdas, tanto para a parte frontal quanto atrás da peça. E esse espanador deve ser utilizado apenas para esse fim.

Já quadros que possuem vidro podem ser limpos com um pano umedecido com água e três gotas de álcool. Escolha também um pano que será usado apenas para limpá-los. No final, uma flanela seca é indicada para remover possíveis manchas.

Nunca utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados já que a sucção pode estragar a tela. Evite também produtos de limpeza: o composto que indicamos já dá conta do recado.

2 – ATENÇÃO PARA MOLDURAS

quadro audrey marilyn prego e martelo sala de estar
Independentemente do tipo de moldura, elas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido e bem torcido. Não tem segredo. Não há necessidade de nenhuma limpeza mirabolante com produtos específicos e perfumados. Só atente para limpar também a parte de trás da peça, que muitas vezes esquecemos.

Para prevenir o ataque de traças e cupins, uma vez por ano, passe querosene na parte de trás de todo o quadro. Você também pode colar algumas pedrinhas de cânfora com fita adesiva transparente, também no verso, repondo-as a cada dois meses.

3 – DEVOLVENDO O BRILHO

tela


Para salvar as molduras já foscas pelo desgaste esfregue-as levemente com uma flanela embebida em terebintina.

Se tiver algum pequeno descascado você pode disfarçar com delineador diluído em base e pulverizado com sombra ou com esmalte.

4 – MOFO AQUI NÃO

Umidade é outro grande inimigo dos quadros e telas já que causa o mofo e atrai fungos. E mofo dá muito a sensação de desleixo, não é mesmo? Você não quer que as pessoas olhem para sua parede lindamente decorada e foquem justamente numa grande mancha verde indesejada.

mockup 1 tela vertical


Por isso, é importante manter o ambiente em que as peças estão bem ventilados. Além disso, tenha certeza que secou tudinho depois da limpeza. Se for preciso, use detergente neutro para uma remoção mais efetiva quando já houver algum sinal de mofo. 

Luz natural também é importante, mas evite que o sol bata diretamente nesses objetos, já que calor em excesso também pode danificar telas e molduras.

4 – A BATATA COMO ALIADA

Para fazer duas vezes por ano: retire o tampo de uma batata e vá esfregando na tela, como se a hortaliça fosse uma esponja. Quando ela estiver bem suja, retire essa parte de cima e volte a passar o que sobrou na superfície. Faça isso até a batata sair clarinha dessa operação.

Agora que você já sabe como cuidar dos qaudros e telas, encontre opções lindas para compor sua decoração no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo