Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Corredores em foco: valorize esse espaço na decoração

Publicado em 01.04.2022 |
Visualizacoes
166 visualizações

Essa área não precisa ficar esquecida no seu projeto

decoracao corredores outros ambientes mariliaveiga 3907 proportional height cover medium

A gente só passa por ele e, talvez por isso, temos essa tendência de achar que não há muito que fazer para dar um "up" nesse espaço. Na verdade, muitas vezes, sequer pensamos a respeito de decoração para corredores. Mas isso precisa mudar.

Ele pode (e deve) acompanhar a decoração do restante dos ambientes.  Afinal, ainda que só de passagem, é um local bastante freqüentado pela família. Mas atenção porque como qualquer outro projeto, esse também precisa de cuidados. Por exemplo, se o corredor for pequeno o ideal é não colocar muita coisa para não ficar carregado.

Leia também: 8 bons motivos para pintar suas paredes com a cor branca 

Dicas de como fazer uma decoração simples de Páscoa

Numerologia de casa: calcule a sua

Ao contrário, dependendo da largura, o corredor pode abrigar armários e até pequenos “cômodos”, como biblioteca e home office.

20170207corredor decorado com molduras coloridas e de diferentes formatos na parede

O QUE DIZ O FENG SHUI

Muita gente leva essa técnica em conta na decoração de qualquer ambiente. Não seria diferente com o corredor, não é mesmo?

A primeira coisa a analisar é que um corredor muito comprido pode trazer energia de estagnação para a casa.  E aí o que fazer?  A dica é apostar em elementos vivos porque eles ajudam a energia a circular. Plantas, por exemplo.

plantas corredor

Vamos a mais dicas que podem te ajudar com o planejamento que vai tornar seu corredor, antes esquecido, em uma das atrações da casa.

DICA 1 – OUSE NAS CORES

Traga cor para o corredor, atentando sempre para não deixá-lo “sufocante”. Afinal, cores têm o poder de aumentar, mas também de diminuir a sensação de espaço. Apostar em paredes e portas da mesma cor, por exemplo, dá a sensação de um grande “bloco” que vai fazer a área parecer maior.

Na pintura, dá para brincar com técnicas e cores. Desenhos geométricos, degradê e textura são alguns exemplos. Você não precisa necessariamente só pintar a parede de cores claras, que é o padrão de um corredor. Essa é sim uma ótima opção, principalmente se for um espaço pequeno, mas não precisa ser a única.

Escolher duas tonalidades – uma para as paredes laterais, outra para a de fundo e o teto – é outra forma de dar uma incrementada sem arriscar tanto, uma opção segura e com efeito visual bem interessante.

antes depois pintar corredor

DICA 2 – USE A ARTE

Se brincar com cores não é muito o seu estilo, você pode manter a base neutra e caprichar nos acessórios. Deixe a arte colorir seu corredor. Quadros, telas e até mesmo esculturas podem ser usados. E se o seu corredor for mais espaçoso é possível também ter peças bonitas sobre móveis e até mesmo a própria mobília diferenciada. Prateleiras com livros, por exemplo, vão dar um ar bem cult ao espaço.

Outra boa pedida é usar fotos da família nos quadros espalhados pela parede. Eles podem contar a história da evolução da família, desde quando era apenas um casal cheio de planos até a chegada dos filhos e até mesmo netos, ou apenas destacar momentos aleatórios vividos pelos moradores da casa que serão relembrados toda vez que os mesmos passarem por ali. Vai deixar a passagem cheia de personalidade e uma nostalgia boa.

aparador livros quadros corredor

Ainda na parte artística, dá para investir no revestimento com os papéis de parede. Hoje em dia, com tantas possibilidades de cores e estampas, difícil não encontrar alguma que caiba no seu projeto. E se cobrir a parede inteira for demais para você, também tem a opção dos adesivos para criar um efeito bacana.

DICA 3 – LEMBRE-SE DA LUZ

Luz é luxo na decoração. Isso vale para qualquer ambiente incluindo, claro, o corredor. Um bom projeto de iluminação é a base para a decoração perfeita desse espaço. Você pode colocar luz em locais e ângulos diferenciados, como balizadores próximos ao piso, por exemplo.

E o grande aliado para reforçar a luminosidade e sensação de espaço da área é o espelho. Ele pode revestir de paredes a portas de armários, refletindo a luz e ainda dando um toque especial à sua decoração.

decoracao corredor 18

Pode até não ser um local de permanência, mas com a atenção certa as pessoas vão passar mais devagar pelo seu corredor apreciando a vista. Vale a pena investir.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo