Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Decoração de Hanukkah: com vocês a festa das luzes!

Publicado em 29.11.2021 |
Visualizacoes
551 visualizações

Embora não seja uma festa muito popular no Brasil, país majoritariamente cristão, o Hanukkah (ou Chanucá, Hanucá)  é um grande evento de fim de ano para a significativa comunidade judaica, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

A Festa das Luzes da cultura judaica, o Hanukkah é uma celebração milenar do povo judeu que sempre acontece no mês de dezembro.

É simplesmente magnífica, há muita comida, muita alegria, troca de presentes (lembra alguma data bem popular por aí? Rsrsrs).

Mas no Hannukah as velas são protagonistas na festa: uma das peças principais da decoração da temporada é o Menorah, um castiçal de 8 bocas que é geralmente posto na mesa de jantar ou sobre lareiras e estantes.

Vem com a gente que iremos dar algumas dicas para que o seu Hannukah deste ano seja incrível. E não precisa ser judia ou judeu pra aproveitar algumas das boas ideias tá?

Elas poderão ser replicadas, dentro do que for cabível, em outras ocasiões festivas, também!

Mas antes vamos a algumas considerações históricas para quem caiu de paraquedas aqui para entender um pouco melhor o contexto dessa linda comemoração. Confira:

Mas o que é o Hannukah?

hanukkah celebracao prego e martelo

Ali pelo século II A.C, o império Selêucida ocupava o Oriente Médio. Nesse período o rei Antíoco Epifânio emitiu decretos contra os judeus os proibindo de cumprirem os preceitos bíblicos e o estudo da Lei Judaica.

Foi quando os gregos entraram na cidade de Jerusalém e profanaram o templo local.

O povo de Israel não podia permitir tal violação de sua fé, assim um grupo de judeus liderados por Matatias Macabeu e seus cinco filhos começou a luta pela liberdade religiosa e política.

Depois de formar um exército e derrotar o império selêucida, os judeus entraram no Templo Sagrado em Jerusalém e o reinauguraram.

Logo depois eles descobriram que a Menorah (candelabro de sete braços) estava apagada.

Ao tentarem acender de novo as luzes, acharam um pequeno cântaro de óleo sagrado, cujo conteúdo seria suficiente apenas para um dia.

Mas milagrosamente, a vela permaneceu acesa durante oito dias e houve tempo suficiente para preparar um novo óleo. Por isso o Hanukkah é também conhecido como Festa das Luzes.

Para relembrar esse milagre – acontece todos os anos essa bela celebracão repleta de símbolos -  onde cada família judia pega sua chanukiot (um candelabro de 9 de braços) e todos os dias, sequencialmente, acende uma vela (da direita para esquerda) além da vela que está no lugar mais alto do candelabro, até que no 8º dia as 9 velas estejam acesas.

O Hanukkah para os judeus significa celebrar a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal.

Faz parte da tradição colocar a chanukiot (o candelabro) próxima a uma janela para espalhar o milagre e para que todos possam ver. Durante esse tempo é feita também uma troca de presentes.

>> Saiba mais: Inspirações para Mesa Posta e Sousplat Redondo

Esquema de cores azul, branco e prata.

hanukkah crafts prego e martelo

Se você é um amante da tradição judaica e do Hanukkah, sabe que as cores primárias deste grande evento celebrativo e religioso do povo judeu, são azul, branco e prata.

Isso reflete a bandeira israelense e suas listras azuis, simbolizando a relação com os xales de oração cerimoniais chamados talitot, usados em muitos eventos judaicos tradicionais.

Ao decorar sua casa para o Hanukkah este ano, tente manter o esquema de cores azul, branco e prata. Você também pode incorporar essas cores em sua Menorá, velas, louças, faixas e toalhas de mesa.

>> Saiba mais: Mesa Posta: 8 Dicas para Não Errar na Decoração!

A Menorah.

menorah prego e martelo 2

A Menorah ou Menorá é mais do que uma peça decorativa.

Representa a época de Moisés, bem como sua posterior instalação no Templo de Jerusalém.

Para a decoração da sua casa no Hanukkah, você definitivamente deve incluir uma Menorá.

Coloque-o em um local central em sua casa, perto de uma janela, e coloque-o em enfeites azuis e brancos.

Você pode cercá-lo com flores, lâmpadas menores, pisca-pisca decorativos e presentes!

>> Saiba mais: Ideias decor: como arrumar a mesa de jantar para todos os momentos do dia

Faixas ou bandeirolas.

hanukkah faixa

Outra ótima maneira de decorar para o Hanukkah é usar faixas ou bandeirolas comemorativas em sua casa.

Existem vários modelos de faixas e bandeirolas para escolher, cada um exibindo uma característica única da celebração de oito dias.

Você pode desfrutar de um faixa exibindo dizendo “Feliz Hanukkah”, bandeirolas com desenhos de Dreidels (pião de 4 lados) e outros elementos que remetam à comemoração.

Certifique-se de que a faixa escolhida siga o esquema de cores azul e branco.

Pendurar as bandeirolas nas entradas e nas janelas é uma ótima maneira de deixar toda a casa no clima do Hanukkah!

>> Saiba mais: Decoração de Ceia de Ano Novo Tintim por Tintim

Guirlandas e grinaldas não são coisa só de Natal, não.

guirlanda hanukkah prego e martelo

Muitas famílias judias penduram coroas de flores azuis e brancas ao redor de suas casas.

Lâmpadas coloridas, fitas e samambaias coloridas são comumente usadas nessas coroas.

O que torna esta decoração tão notável é a sua versatilidade.

Como as faixas e bandeirolas mencionadas acima, as grinaldas e guirlandas podem ser colocadas em qualquer parte da sua casa.

Você pode pendurar uma coroa de flores na janela, na porta da frente, na parede ou nas portas internas de sua casa.

Não é incomum ver a coroa de flores coberta com a estrela de David também, para adicionar um toque agradável à comemoração judaica.

>> Saiba mais: Mesa posta: como dobrar os guardanapos de forma decorativa.

A Estrela de David.

estrela de david prego e martelo

A estrela de David talvez seja o símbolo judaico mais conhecido no mundo, a famosa estrela de seis pontas é um símbolo integral na cultura judaica.

As pessoas costumam decorar suas casas com este símbolo em todo o Hanukkah.

Você pode colocar a estrela perto de sua Menorá, em suas mesas, em suas janelas, toalha de mesa, almofadas e em toda a sua casa.

Também é comum que as pessoas façam sua própria estrela de David usando gravetos, palitos de picolé e outros materiais, criando enfeites únicos com os mais variados tipos de materiais, no maior estilo “faça você mesma(o)”.

Esta é uma excelente ideia para artesanato de Hanukkah que pode ajudar ainda mais a reunir toda a família.

Uma atividade relativamente simples que pessoas de todas as idades podem desfrutar, e é sempre reconfortante colocar sua estrela de David feita à mão em sua casa.

>> Saiba mais: Guardanapos de papel versus Guardanapos de tecido.

O toque infantil: conheça o Dreidel.

dreidel prego e martelo

Como já falamos anteriormente, o Dreidel é um pião de 4 lados jogado durante o feriado judaico de Chanucá. Cada lado do dreidel possui uma letra do alfabeto hebraico: נ, ג, ה, ש, que juntas foram o acrônimo para "נס גדול היה שם".

Cada lado do dreidel possui uma letra do alfabeto hebraico: נ (Nun), ג (Gimel), ה (Hei), ש (Shin), que juntas foram o acrônimo para "נס גדול היה שם" (Nes Gadol Haya Sham – "um grande milagre aconteceu lá").

Embora seja um item lindo para se ter para jogos e momentos em família nesta temporada de Hanukkah, ele também pode ser usado como decoração quando não estiver em uso!

Coloque seus dreidels no centro da mesa de sua sala de jantar ou perto de sua Menorá.

Você também pode usar o dreidel como inspiração para outras decorações, por exemplo, na toalha de mesa, tapetes, capas de almofadas.

Como a bandeirola de dreidels mencionada acima, você pode fazer desenhos de dreidels desenhadas à mão ou recortar imagens de dreidels para pendurar em sua casa.

>> Saiba mais: Como colocar copos e talheres na mesa.

Onde a magia acontece: arrume a mesa.

hanukkah mesa prego e martelo

Uma das melhores maneiras de decorar para o Hanukkah é decorar sua mesa ao máximo!

Quando se pensa nessa celebração judaica, o que vem logo à cabeca é: família e amigos reunidos ao redor de uma mesa, com muita comida boa. Ponto.

Para preparar uma bela mesa com os deliciosos pratos típicos dessa festividade, é preciso caprichar no jogo de mesa posta, com guardanapos decorativos, jogo americano, sousplats, que realmente ajudam a elevar o visual.

Pegue alguns guardanapos azuis para colocar ao lado de sua louça branca.

Coloque pequenas estrelas de David feitas à mão ou de metal em cada prato. Você também pode criar um centro de mesa elaborado e deslumbrante em sua mesa.

Uma toalha de mesa branca ou azul combina perfeitamente com o esquema de cores, e pequenas velas podem ser colocadas no centro da mesa para um brilho suave.

Dreidels e lâmpadas decorativas prateadas, azuis ou brancas também podem ser usadas como decoração para o centro da mesa.

As idéias são infinitas, mas essencialmente, decorar sua mesa para o Hanukkah é uma das melhores idéias para criar um espaço convidativo, agradável e propício para essa celebração tão importante.

>> Saiba mais: Como decorar a sala de jantar de sua casa, de acordo com alguns estilos decorativos

Decoração e escrituras hebraicas.

toalha hanukka prego e martelo

A decoração de Hanukkah, como qualquer outro tipo de decoração celebrativa, deve receber os mesmos cuidados de qualquer projeto decorativo.

Você deve sempre transmitir uma sensação de planejamento e carinho com os detalhes.

Cada detalhe irá fazer a diferenca para introjetar nos convidados e moradores da casa o espírito da festa das luzes.

Por isso, decore com almofadas temáticas de Hanukkah com símbolos da festa ou nas cores azul, branca e prata.

Bastam algumas mudanças simples, para elevar verdadeiramente a sua casa a um novo nível de celebração.

Outra grande ideia par o seu Hanukkah seria emoldurar e pendurar trechos de suas escrituras hebraicas (Torá) favoritas em sua casa.

Esta é uma maneira maravilhosa de se conectar com sua espiritualidade e cultura e se sentir mais perto do verdadeiro espírito de Hanukkah.

Você pode colocar essas escrituras em mesas laterais, pendurá-las na parede e colocá-las na mesa de jantar.

Deixar uma escritura ao lado da cama para ler à noite ou logo pela manhã também é uma ótima ideia!

É outra maneira de se conectar com amigos e familiares nesta época do ano, além de adicionar calor e um toque espiritual convidativo à sua casa.

Não esqueça de conferir sua lista das canções mais populares de Hanukkah e celebre com todo entusiasmo a vitória da luz sobre as trevas.

Que seja um Hanukkah maravilhoso!