0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

8 dicas de decoração para home office pequeno

Publicado em 26.08.2019 | comentários
5.413 visualizações

O Home Office está cada vez mais comum, não são poucas as pessoas que vem investindo em escritórios dentro de casa, a fim de ter um espaço próprio e tranquilo para trabalhar e estudar.

Com o aumento de empresas que empregam funcionários na comodidade de seu lar, ou ainda aqueles profissionais que preferem a modalidade freelance, é bastante comum separar um ambiente da residência para que o trabalho possa fluir mais facilmente, sem interrupções.

Mas não se engane: não é porque o escritório é na sua própria casa, que isso confere o direito de ser desorganizado e bagunceiro.

Pelo contrário, a organização e limpeza são atributos importantes para o home office, assim como um ambiente calmo e reservado. Vale também se atentar ao conforto, devendo contar com mobiliário com design que permita passar horas sentado.

Até porque, o espaço dedicado para o trabalho e estudos também pode, e deve, ter a nossa personalidade e estilo.

Decorar um pequeno escritório pode representar um desafio devido ao espaço limitado. No entanto, precisamente o maior desafio e a necessidade de aproveitar a última lacuna disponível tornam o trabalho muito interessante.

Quando falamos de decoração em um ambiente mais profissional, nosso desempenho e bem-estar estão em jogo, por isso, mostraremos algumas dicas para criar um ambiente funcional, inspirador e lindo.

>> Saiba mais: Dicas para Decoração de Sala de Estar Pequena

Home office pequeno: se não há espaço, adapte-se!

home office pequeno prego e martelo

Imagem: Home Stratosphere

Muitas vezes encontrar o espaço físico ideal não é tarefa fácil. Apartamentos mais antigos geralmente costumam ter cômodos maiores ou quartos extras para serem usados como escritório.

Mas se esse não é o seu caso, a melhor saída é dividir um dos cômodos ou utilizar uma parede da sala ou do quarto – o que tiver mais espaço sobrando – e montar o seu home office ali.

Aproveite ao máximo os espaços que ficam sem utilidade pela casa: o final de um corredor, por exemplo, pode ser o lugar ideal para instalar o seu escritório.

Para que não haja desperdício de espaço, você pode mandar fazer móveis sob medida, justamente do tamanho necessário.

Assim, nenhum centímetro é perdido e é possível adequar o projeto àquilo que você precisa.

No quarto também é possível aproveitar os espacinhos que sobram, uma mesa com cadeira já resolve o problema de falta de espaço.

Use os acessórios para trazer pitadas de cor para o ambiente. Uma cadeira e uma luminária podem deixar o home office com cara de arrumado decorado.

Escolha as cores certas para o seu home office.

cores home office prego e martelo

Imagem: Home Stratosphere

A pintura é a base da decoração em qualquer ambiente. Ela atua como uma espinha dorsal e sempre teremos que a ter em mente ao escolher a melhor combinação de móveis.

O restante dos acessórios e elementos decorativos também tem que contrastar com os tons das paredes para adicionar um toque de estilo.

Além da questão estética, algumas cores podem deixar a decoração de home office mais bonita e ainda podem influenciar positivamente em nosso humor e até mesmo produtividade.

Ao decorar um pequeno escritório, certamente recomendamos escolher cores que lembram a terra, como o marrom ou amarelo, que são boas para indicar estabilidade e foco ou tons neutros e muito claros, aproximando-se do branco.

Cores fortes como o vermelho, só para exemplificar, podem aparecer na decoração do seu home office, mas de preferência em pequenas doses, em pequenos objetos e materiais, pois ajudam a impulsionar a criatividade.  
Entretanto, essa tonalidade deve ser usada com moderação, pois, se exagerada no ambiente, pode causar irritação e estresse.

Opções mais suaves deixarão a decoração de home office, principalmente se ele for pequeno, mais agradável para se passar muitas horas.

Óbvio pero no mucho: deixe seu estilo inspirá-la(o).

home office estilo prego e martelo

Imagem: Youth Sparks Challenge

Capriche na hora de escolher os artigos decorativos para a parede de seu home office!

Nada melhor do que um espaço que tenha a sua cara, não é mesmo? Enfeitar o escritório com alguns itens de decoração transmite sua personalidade ao ambiente, podendo te motivar e inspirar, ou até mesmo fazer o dia passar mais rápido.

E vale tudo: quadros decorativos, telas em canvas, placas decorativas, tudo aquilo que te anima, inspira, traz alegria... Vale até pendurar um porta-retrato com àquela foto “mara” que você ama!

O importante é que o ambiente seja extremamente agradável para você realizar suas atividades.

Home office pequeno sim, porém, muito iluminado.

iluminacao home office prego e martelo

Imagem: Home Stratosphere

A iluminação natural também é importante para aumentar o espaço. Se possível monte o seu home office em uma área iluminada e coloque a mesa próxima a uma janela.

Além de ajudar na questão do tamanho do cômodo, a luz abundante é essencial na hora de ler, escrever e criar um ambiente produtivo.

Embora muitas vezes possa parecer que apenas uma lâmpada de teto, seja suficiente, a verdade é que as necessidades de iluminação podem ir muito além.

A iluminação é essencial para esse cômodo, tem que ser eficiente e iluminar bem o cômodo, facilitando leituras, por exemplo.

A iluminação LED evoluiu muito nos últimos anos. No mercado, temos muitas opções para obter efeitos que nunca teríamos pensado antes.

Iluminar a parte superior de um armário com uma faixa de Led ou usá-lo em mesas de computador é algo cada vez mais comum. Como se isso não bastasse, esse tipo de tecnologia ajuda a economizar energia e também libera menos calor, que tal apostar nessa ideia?

Não esqueça dos têxteis do home office.

cortina home office prego e martelo

Imagem: Decoist

Apesar de criarmos uma área na qual participaremos de atividades profissionais, também devemos levar em consideração que um pequeno escritório faz parte de nossa casa.

Portanto, não devemos negligenciar os elementos têxteis, seja na forma de tapetes, cortinas, almofadas e outros elementos estofados.

Esses elementos nos proporcionam muito calor, algo a ter em mente ao decorar um pequeno escritório e compensar a falta de espaço com sensações positivas e acolhedoras.

>> Saiba mais: Como usar almofadas na decoração? 4 Dicas Incríveis!

Um home office pequeno não precisa desistir de certos confortos...

home office pequeno conforto

Imagem: Home Stratosphere

Lembre-se de que decorar um pequeno escritório em casa não significa abrir mão do luxo e da sofisticação que normalmente reinam em grandes escritórios.

Basta seguir o seguinte conselho: procure um pouco mais e obtenha produtos equivalentes, mas adequados às limitações de espaço.

Assim como a organização, as peças devem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível.

Geralmente, é preferível investir na qualidade dos principais móveis, seja uma mesa ou uma cadeira confortável. Porém, ter outros itens coringas também são essenciais.

Os gaveteiros, por exemplo, são opções bem bacanas para se ter no escritório; são compactos, úteis e ajudam a guardar documentos, pastas e outras papeladas.

Prateleiras também são uma ótima opção e você pode instalar duas ou três logo acima da mesa do seu mini escritório, otimizando e organizando melhor o espaço!

Trabalho, organização e inspiração a tríade do seu home office.

mural home office prego e martelo

Imagem: Pinterest

Capturar nossas idéias e organizar todas as atividades a serem realizadas é algo muito importante quando trabalhamos.

Por isso procure inserir elementos que estimulem a sua criatividade, organização e raciocínio!

Que tal incorporar à decoração do seu home office um mural de grade, cortiça ou até mesmo uma parede pintada com tinta lousa?

Esses elementos ajudam a não perder nada, planejar todos os dias, e de quebra podem ser integrados naturalmente à decor do ambiente devido ao seu caráter criativo e inspirador.

Plantas, também são bem-vindas na decoração de home offices pequenos.

plantas home office prego e martelo

Imagem: Home Business Mag

Como última dica, mas não menos relevante, é apostar nas plantas. Não importa o ambiente, tê-las por perto é sempre inspirador e os benefícios de decorar com plantas são evidentes. Além de aumentar nosso bem-estar, existem espécies perfeitas para ajudar na purificação do ar do ambiente e que ajudam a controlar o estresse e manter a concentração.

 

decoracao para home office pequeno

Quanto mais os tons de verde predominam, melhor, elas não precisam ser muito coloridas ou florais.

O verde em si é uma cor que transmite serenidade e harmonia, podendo inclusive servir de proposta para pintar as paredes em verde menta ou pastel.

Pra finalizar...

Se você é o tipo de profissional que precisa eventualmente receber clientes, é ideal ter um cômodo bem definido, com cadeiras, poltronas ou sofá confortáveis.

Se a entrada para esse ambiente for independente dos outros cômodos de sua casa, melhor ainda. Se não for, tente montar o home office ao menos em um lugar longe da cozinha ou banheiro.

Gostou do nosso artigo? Quer mais dicas como essa? Então acesse as redes sociais da Prego e Martelo e acompanhe o nosso blog. 😉

Comentários