Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Como decorar um canto de leitura em casa?

Publicado em 23.12.2021 |
Visualizacoes
231 visualizações

Se você é um(a) amante da leitura e aproveita o tempo livre para mergulhar no enredo e nas falas de um bom livro, prestar atenção aos conselhos a seguir fará você desfrutar deste hobby agradável e gratificante muito mais do que tem feito até o momento.

E é que dando-lhe o prazer de decorar um recanto de leitura em sua casa, será um dos melhores quartos ou espaços em que apostar para o desfrutar ao máximo.

Bem verdade que uma simples cama ou o sofá possam atendê-la(o), mas pense da seguinte forma: o momento da leitura é o seu momento, exige concentração e zero distração, então o melhor é reservar um espaço para esse fim.

Você não acredita em nós? Estas ideias de decoração irão ajudá-la(o) a criar um local encantador no meio da sua sala de estar.

Preste atenção porque, quando terminar, terá mais do que claro onde e como moldar o seu!

Delimite o espaço.

canto de leitura prego e martelo

Esta é a regra número um para configurar qualquer canto dentro de outro ambiente: estabeleça limites.

Não estamos falando de colocar divisórias à volta de uma poltrona, mas de 'desenhar' o espaço para criar um local acolhedor e independente.

Para isso, você pode pintar as paredes com uma cor diferente das demais, usar um papel de parede estiloso, um tapete, uma tela, quadros, uma cortina, um piso diverso dos demais, etc.

>> Saiba mais: 15 ideias simples e baratas para dividir ambientes dentro do mesmo cômodo. 

Se possível tenha uma estante de livros por perto.

estante canto da leitura prego e martelo

Não há recanto de leitura sem uma bela estante de livros ao lado, ou pelo menos não muito longe.

Isso se deve tanto ao lado prático quanto ao estético, e àquele ar charmoso que evoca a imagem de uma antiga biblioteca.

Essa estante pode ser maior ou menor, dependendo do espaço disponível e de suas necessidades de leitura.

Para aqueles que não dispõe de tanto espaço assim, podem se valer do uso de prateleiras, nichos ou procurar as estantes Montessori, que vão facilitar sua autonomia na escolha dos livros e na leitura.

>> Saiba mais: Cores para um home office produtivo

Aproveite lugares com mais luz natural.

luz natural canto de leitura prego e martelo

Tentar aproveitar ao máximo a luz natural será extremamente inteligente para um bom canto de leitura em casa, embora a depender do espaço disponível, não seja obrigatório.

Pensar em como aproveitar ao máximo a entrada da luz natural na casa é sempre uma boa medida, inclusive para fins de economia doméstica.

Mas se pensarmos em incorporar, se possível, em um canto para a leitura, muito mais.

Portanto, antes de criar o seu espaço de leitura em qualquer lugar, estude os ambientes e a luz que cada um possui.

Nada como acompanhar um bom enredo de mãos dadas com a luz natural mais cálida e confortável do dia.

>> Saiba mais: 8 dicas para aplicar o Feng Shui no home office e ganhar produtividade.

Escolha a paleta de cores certa.

canto leitura cor prego e martelo

Tudo depende da disposição, do espaço disponível e da planta baixa do cômodo, mas o canto de leitura deveria, em tese, ser uma bolha de serenidade integrada à sala de estar.

Para atingir aquele ambiente relaxante, aposte em cores suaves ou profundas, ao invés de brilhantes, adaptando-as à decoração existente.

Cores neutras nas paredes e móveis ainda são os clássicos que não saem de moda e garantem um espaço harmônico.

Mas caso você queira apostar em tons diferentes, pode se arriscar por exemplo, com azul, verde, lilás ou tons pastel de amarelo, rosa e laranja.

Almofadas, capas de almofadas e mantas podem ganhar um toque mais forte de cor, já que são detalhes e não prendem tanto a atenção.

>> Saiba mais: Cadeiras na decoração: estilo e funcionalidades.

Um ponto de luz funcional será essencial.

luz pregoe martelo

Não importa a quantidade de luz natural de que você disponha, há um fator que você não pode evitar, que é o fim do dia, o anoitecer.

Quase sempre coincidirá com o ponto em que o assunto se torna mais interessante, então você não pode se dar ao luxo de postergar a sua empolgante leitura até o dia seguinte.

Além disso, todos os dias também não são iguais.

Sem ir mais longe, um dia totalmente nublado por exemplo, pode exigir uma dose extra de luz para que sua leitura continue a ser tão confortável.

Portanto, de todos eles, você terá que fornecer a si mesmo um ponto de luz funcional que permita que você se sinta tão confortável ao ler, quer chova, quer faça sol, quer caiam relâmpagos.

>> Saiba mais: Dicas para você ordenar seu home office, com sucesso.

A palavrinha mágica de um canto de leitura: conforto!

mulher lendo canto leitura prego e martelo

Adapte-o à sua maneira de desfrutar do momento mais agradável do seu dia ou semana.

Envolva este ambiente especial com tecidos que multipliquem o conforto e bem-estar.

E sempre que o espaço o permitir, não economize ao incorporar uma bela uma poltrona, sofá ou chaise longue que melhor se adapte à postura e conforto que procura para desfrutar de um dos seus passatempos preferidos.

Ok, nem sempre é possível acomodar a maior das poltronas para moldar nosso canto de leitura, ainda mais em tempos de apartamentos cada vez menores.

Por isso encontrar a melhor combinação que alie conforto e se adapte ao espaço de que dispomos tem de ser o primeiro fator a ter em conta na resolução deste espaço.

Um tapete macio e almofadas para adquirir confortavelmente a posição que deseja ou apoiá-lo onde quiser, podem ser a cereja do bolo para criar um canto de leitura super relaxante, que de outro modo você não conseguiria criar.

>> Saiba mais: Estantes na decoração: ideias para um espaço de revista.

Que não falte uma superfície de apoio.

mesa de centro canto leitura prego e martelo

De uma mesa de canto a uma simples caixa de madeira, a verdade é que ter uma pequena superfície de apoio onde você possa deixar um chá, uam deliciosa xícara de café, suas coisas ou o livro que você tem em mãos, tornará este espaço muito mais prático.

Aposte nisso também!

>> Saiba mais: Como ordenar e decorar um escritório em casa durante a quarentena.

Dê o seu toque pessoal, que a sua personalidade transpareça no ambiente.

canto leitura quadros prego e martelo

É um espaço para o seu descanso e divertimento pessoal, por isso seja fiel ao seu estilo e gostos ao decorá-lo. Invista em quadrostelas placas decorativas que tenham tudo a ver com seus gostos pessoais.

Deixe-o se tornar uma extensão de você!

>> Saiba mais: Além do sofá: dicas para decorar os espaços da sua casa com almofadas.

Se jogue no chão!

canto leitura chao prego e martelo

Se você é do time daquelas(es) que gostam de ler estirada(o) no chão, quem impedirá você de o fazer na sua própria casa?

Escolha um lugar longe de qualquer zona de passagem, disponha de almofadas, pufes e tapetes macios (sim eles de novo) e aproveite a sua leitura de modo aconchegante, como quiser!

Como você pode perceber, decorar um canto de leitura pode ser uma questão de estudar seus gostos e necessidades e ao mesmo tempo adaptá-los ao espaço que você dispõe em casa.

Esperamos que essas dicas sejam de grande valor pra você e que você consiga aplicá-las com sucesso na decoração do seu recanto de leitura.