A concepção de um estabelecimento comercial é um dos fatores mais determinantes para otimizar ou dinamizar que cada negócio necessita.
É uma das chaves para captar a atenção de potenciais clientes e mergulhar todos numa experiência agradável que facilite a memória do cliente.
O design de interiores de um estabelecimento comercial deve obedecer a três princípios básicos:
- Seja atraente: atraia clientes, que queiram permanecer no estabelecimento e consumir os produtos ou serviços. Ou ainda ser um espaço aconchegante e salubre para a equipe poder desempenhar suas funções.
- Funcionalidade: a decoração deve estar de acordo com a atividade comercial a ser realizada e essencial para que o cliente sinta bem-estar no espaço e volte mais vezes e que permita a efetiva atividade dos colaboradores.
- É a imagem da sua marca. A decoração e o interior das instalações, juntamente com a fachada, são a sua imagem de marca. Desde os detalhes simples até os mais elaborados, uma boa decoração é essencial para que tanto os clientes, como a equipe sintam bem-estar no espaço.
Desta forma, o design assume um papel altamente relevante em todos os negócios, pois pode proporcionar uma vantagem competitiva que ajuda a alcançar aquela preciosa diferenciação tão almejada por todos.
Por que o projeto de um local comercial é importante?
A concepção das instalações permite transmitir aos seus clientes a filosofia do seu negócio e é um dos fatores mais determinantes para a criação de uma imagem de marca única e memorável.
Não há nada melhor para uma empresa do que encontrar seu próprio lugar na mente de seus consumidores.
Desta forma, para que você não corra o risco de cair na homogeneidade do seu setor e tenha um diferencial, a seguir apresentamos uma série de dicas e orientações a levar em consideração.
Dicas para projetar instalações comerciais.
Não se precipite na abertura e reserve o tempo necessário para planejar e traçar uma estratégia que lhe permita otimizar seu negócio.
Para ajudá-la(o) a fazer isso, recomendamos que você faça todo o tipo de análise e estudos que forem necessários como veremos a seguir.
>> Saiba mais: Recebendo com estilo: dê boas vindas já com seu tapete de entrada
Analise e estude o seu negócio.
Cada negócio é um mundo e deve se adaptar ao máximo às possibilidades do lugar onde será desenvolvido, do ramo escolhido.
Portanto, é necessário que você analise tudo o que deseja que seus clientes e time percebam para transmiti-lo através do design e da imagem das instalações.
Além disso, como dissemos antes, isso ajudará a criar uma imagem de marca e reputação em seu setor.
>> Saiba mais: Dicas para decorar um imóvel alugado.
Se puder confie no design das suas instalações em profissionais.
Depois de saber o que pretende comunicar, que imagem pretende transmitir e quais as necessidades que as suas instalações devem satisfazer, deve confiar em profissionais capazes de compreender os seus propósitos e de os expressar através da concepção dos espaços comerciais.
A arquitetura de interiores e o design de interiores agregarão valor ao seu negócio que pode ser a chave do sucesso, então… não hesite em contratar profissionais e especialistas em design de interiores!
Como você pode perceber, o local é considerado uma ferramenta voltada para aumentar a atratividade e o impacto do negócio sobre o seu público ou até mesmo para manter e atrair novos talentos, nos casos de escritórios que não lidem diretamente com o cliente final.
Por isso é fundamental cuidar de cada detalhe e não deixar nada ao acaso.
>> Saiba mais: Ilumine sua vida com o Feng Shui da luz
Priorize móveis funcionais.
Não dá para ter um bom desempenho profissional utilizando móveis desconfortáveis ou pouco práticos, concorda? Por isso, é essencial que todo o escritório possua móveis de qualidade e que não comprometam a circulação no espaço.
Antes da compra, redobre a atenção com as medidas do ambiente, de modo a não sufocar as estações de trabalho.
Mais uma vez, dispense o excesso de informações e priorize os componentes obrigatórios para salas comerciais, como mesas, cadeiras, estantes e bancadas.
>> Saiba mais: Dicas para você ordenar seu home office, com sucesso.
A decoração deve tornar o local atraente para os clientes.
Uma loja de varejo por exemplo, deve ser atraente para o cliente e se o aumento na taxa de vendas depende do tempo que o cliente passa no estabelecimento, este deve ser o mais agradável e confortável possível para o cliente.
Isso é especialmente importante em lojas de roupas, acessórios, calçados, supermercados, joalherias, etc.
Nestes casos devemos tentar criar ambientes expositivos com fácil acesso aos produtos, com estandes bem organizados e iluminação adequada.
Se as instalações forem destinadas a outros tipos de uso (consultorias, escritórios de advocacia, empresas de software, e-commerce, corretoras de seguros, clínicas, etc.), a seleção de móveis de escritório, objetos e acessórios decorativos será imprescindível.
Criar ambientes limpos e modernos, combinando cores claras, vidro, metais e móveis de design ajudará a construir a confiança dos clientes.
>> Saiba mais: Feng Shui do sucesso: como decorar para atrair prosperidade
A decoração das instalações deve ser funcional e permitir o desenvolvimento fluido da atividade comercial.
A decoração de um local comercial deve permitir ao cliente sentir-se confortável no estabelecimento, mas também permitir que todos que ali estejam diariamente possam circular por ele adequadamente.
A distribuição dos espaços é fundamental na decoração de interiores.
Será necessário levar em consideração tanto a fluidez da movimentação dos clientes, como também que os trabalhadores possam realizar seu trabalho da forma mais eficaz possível.
>> Saiba mais: AS CORES PARA 2021: FENG SHUI PARA UM ANO NOVO PROMISSOR
O design de interiores nos permite transmitir a imagem de nossa marca.
Devemos ter a consciência de que a decoração faz parte do que os nossos clientes pensam de nós e do nosso produto, por isso devemos ter clareza sobre a imagem que queremos transmitir e saber como fazê-lo.
A decoração do interior das instalações deve permitir-nos transmitir ao cliente o que queremos, seja o que for (confiança, modernidade, seriedade, diversão…).
Cuidar do aspecto estético dos móveis, da escolha de cores e da decoração em geral pode ser essencial para o sucesso do nosso negócio.
Essa questão está diretamente relacionada à identidade da marca.
Isso porque a escolha das cores do ambiente comercial vai depender basicamente dos elementos que refletem a linguagem visual do seu negócio, como o logotipo, a fachada, os painéis, entre outros.
O importante é que as paletas dialoguem entre si, de modo a não carregar a decoração e tampouco comprometer todo a parte conceitual da marca.
Em linhas gerais, utilizar cores neutras nas paredes e no mobiliário — como brancos, beges ou cinzas — é uma forma eficaz de evitar esses erros, pois essas cores nunca dificilmente pecarão pelo excesso e roubarão a cena.
Por outro lado, considere pontuar alguns elementos de tons vibrantes pelo estabelecimento comercial.
Use a psicologia das cores à favor do seu negócio e justamente aplicando conceitos dessa disciplina, tonalidades quentes — como amarelos, alaranjados e vermelhos — ajudam a estimular a criatividade, o foco e o equilíbrio no ambiente corporativo.
Faça o teste!
>> Saiba mais: DECORAÇÃO QUE MOTIVA: PORQUE INCLUIR PALAVRAS NOS AMBIENTES É UMA BOA IDEIA
Cuide da iluminação e de outros aspectos decorativos.
(Clique na imagem - Escultura de Parede em MDF Sonhe, Acredite, Realize)
Um bom projeto de iluminação valoriza qualquer tipo de design de interiores!
E, sobretudo em estabelecimentos comerciais, cuidar da luminosidade é imprescindível para garantir o bem-estar da clientela e dos funcionários.
Principalmente favorecer as escolhas dos clientes, claro.
Afinal, o cliente precisa enxergar muito bem os produtos que está levando para casa, certo?
Só pelo exposto, já deu pra ver que não é brincadeira e que cuidar da iluminação central e dos focos de luz, a depender do seu tipo de negócio, pode fazer toda diferença.
Considerando não somente a posição dos móveis, vitrines e recepção, mas, também, aqueles pontos estratégicos que devem ser valorizados — como a vitrine promocional, as impressões e desenhos relativos à marca.
Não esqueça de usar abusar de quadros decorativos, telas em canvas, acrílicos espelhados e diversos outros produtos de decoração que você encontra facilmente aqui na Prego e Martelo.
Agora sim o estabelecimento está pronto para competir no mercado!
Seguindo essas dicas de decoração em ambientes comerciais, certamente o seu negócio não passará despercebido pela clientela.