Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Diferenças entre tapetes naturais e sintéticos. Faça suas apostas!

Publicado em 31.05.2022 |
Visualizacoes
86 visualizações

Encontrar um bom tapete que se encaixe nas nossas expectativas às vezes pode ser uma tarefa um pouco complicada.

A grande diversidade de materiais utilizados na fabricação destes acessórios de decoração torna a procura bastante complexa, uma vez que muitas vezes fica difícil saber qual o material ideal para determinadas circunstâncias.

A escolha dos materiais dependerá sempre do gosto de cada um, claro, mas é importante conhecê-los porque influenciam o preço e a função que queremos dar ao nosso tapete: por exemplo, um tapete sintético é sempre mais barato, mas a sua vida útil também costuma ser mais curta (exceção dos emborrachados), mas quando bem cuidados, podem durar por vários anos, mesmo em zonas de maior tráfego. 

Por outro lado, se os materiais utilizados forem lã ou sisal, o preço será mais alto e o tapete dificilmente se desgastará com o passar dos anos.

Dependendo do que esperamos do nosso tapete, podemos optar por um material ou outro: se queremos um tapete duradouro, seria melhor optar por tecidos naturais como lã, sisal, algodão, etc.

Porém, se o que precisamos é de um tapete ocasional porque pretendemos trocá-lo posteriormente, a melhor opção são materiais sintéticos, como nylon, acrílico ou polipropileno, pois os tapetes feitos com esses materiais oferecem uma grande variedade de designs e durabilidades.

>> Saiba mais: Bicho em casa: dá pra ter tapetes e animais de estimacão?

Tipos de tapetes.

tapetes sinteticos e naturais prego e martelo

Hoje vamos falar sobre os tipos de materiais, mais especificamente, tapetes naturais e sintéticos.

Tapetes naturais:

Dentro deste grupo podemos encontrar tapetes feitos de materiais obviamente naturais. Por exemplo, lã, bambu, coco, juta, sisal ou algodão.

>> Saiba mais: Tudo sobre decoração com tapete oval.

Tapetes sintéticos:

Neste grupo encontramos basicamente tapetes de tecido nylon, polipropileno, acrílico ou poliéster.

Todos os materiais têm particularidades que devemos levar em conta: os tapetes feitos com materiais naturais em geral tendem a ter um aspecto mais tradicional, no entanto, os materiais sintéticos variam mais em termos de cores e padrões.

Os materiais naturais não estão disponíveis em tantas cores, mas é exatamente por isso que são perfeitos para quem procura um tapete duradouro: os tons neutros são mais difíceis de se cansar do que as cores mais vivas.

Questões como: se o tapete será utilizado em alguma área molhada ou úmida contam bastante, visto que há certos materiais naturais que não se dão bem com esse tipo de condição.

O estilo decorativo do local onde o tapete será colocado é outro ponto importante na hora de decidir entre um e outro, pois a textura do material deve ser levada em consideração: em espaços minimalistas, um tapete com aspecto áspero pode ser o contraponto perfeito; mas em ambientes mais tradicionais onde se misturam diferentes texturas, o mesmo tapete daria um resultado estético bem diferente do desejado.

E tão importante quanto o estilo decorativo do ambiente onde o tapete será colocado é também o próprio local, afinal não seria a melhor ideia colocar um tapete de algodão por exemplo, em um local de alto tráfego como um corredor, pois esse material é muito sensível às pegadas, se investirmos num caro tapete de lã ou algodão, o ideal seria colocá-lo numa sala ou num quarto.

Agora que temos as informações básicas sobre os dois tipos de tapetes mais comuns, é hora de falar sobre as diferenças para que você possa escolher aquele que melhor se adapte à sua casa.

Vamos começar!

>> Saiba mais: Como escolher e colocar tapetes de acordo com o Feng Shui.

Vantagens e desvantagens dos tapetes naturais:

tapete natural pm prego e martelo

Você sabia que os tapetes de fibra natural absorvem o excesso de umidade e o repõem quando o ambiente está seco?

Certamente esta informação irá ajudá-la(o) a tomar sua decisão.

Além do mais, são considerados peças de ótimo isolamento térmico. Um ponto negativo é que normalmente, por serem feitos de fibras naturais, os desenhos não são tão originais, pois mantêm a essência dos materiais.

>> Saiba mais: Como escolher tapetes externos: dicas preciosas.

Vantagens e desvantagens dos tapetes sintéticos:

tapete redondo sintetico prego e martelo(Clique aqui - Tapete Emborrachado Oval Geométrico com Detalhe Gold)

Já os tapetes sintéticos nos proporcionam uma grande variedade de cores, desenhos e padrões disponíveis.

Essas peças se destacam pela resistência, facilidade de limpeza e também pela sua durabilidade.

>> Saiba mais: Dicas para investir na sobreposição de tapetes

Tapetes naturais vs sintéticos: como escolher?

tapete sintetico etnico prego e martelo(Clique aqui - Kit de 3 Tapetes para Cozinha Emborrachados Étnico Colorido)

O material de tapete escolhido depende não só do seu orçamento, mas também, do estilo decorativo, das condições do ambiente a ser decorado com o tapete e claro: sua visão de mundo.

Se resume a pensar com cuidado sobre onde se deseja colocar o tapete; que estilo, cor e padrão você gostaria, quanto você gostaria de gastar e se você se preocupa com materiais sustentáveis e ecológicos.

Todos esses fatores ajudarão a orientar qual material escolher.

  • Você quer um tapete que seja ideal para áreas de alto tráfego? Opte por um tapete de lã de pelo baixo ou um tapete durável de sisal.
  • Procurando por cores brilhantes e padrões intrincados? Experimente poliéster, polipropileno ou acrílico.
  • Com um orçamento apertado? Escolha qualquer tapete sintético (os emborrachados são uma ótima opção). Você também pode encontrar ótimas opções acessíveis de ervas marinhas, sisal e juta.
  • Quer um tapete que dure a vida toda? A lã é o caminho a percorrer.
  • Procurando um tapete para crianças ou animais de estimação? Experimente lã, algodão ou poliéster (emborrachados).

Na Prego e Martelo você encontra uma coleção de tapetes emborrachados, com estampas diferenciadas e criativas que combinam com qualquer ambiente.

São peças extremamente duráveis, fáceis de lavar e que possuem base emborrachada antiderrapante, tornando ideal para o dia a dia.

Vem conferir, certeza que você ficará apaixonada(o)!