0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Dicas para escolher a mobília do banheiro

Publicado em 24.11.2021 |
34 visualizações

Móveis de banheiro são essenciais: têm uma função prática e, ao mesmo tempo, são muito decorativos.

E saber escolhê-los bem é muito importante, pois é fundamental para manter a organização do ambiente, além de oferecer conforto aos usuários deste cômodo.

Por exemplo, no armário ou gabinete para banheiro podemos armazenar produtos de limpeza e de higiene pessoal, papel higiênico, cestinha de remédios e itens como secador de cabelo, produtos de beleza, toalhas de banho entre outros itens que você possa usar nesse ambiente.

Por conta disso, é preciso muita atenção na hora de escolher o armário ou gabinete para banheiro, afinal de contas, ele vai ajudar a manter o ambiente ordenado, além de contribuir muito para agregar um toque especial na decoração.

Confira as melhores dicas para escolher bem os seus móveis de banheiro, especialmente se você estiver projetando seu banheiro do zero ou fazendo uma reforma. Portanto, continue lendo!

No que prestar atenção ao comprar móveis de banheiro?

movel de banheiro prego e martelo1

Como mencionamos, os móveis de banheiro têm duas funções: uma prática e outra decorativa.

Portanto, ao adquirir um, estes são os dois requisitos que deve cumprir: escolher um móvel adequado ao tamanho do seu banheiro, com espaço de arrumação, bons materiais e um estilo que se enquadre na decoração do seu banheiro.

Aqui explicamos todos os aspectos que você deve avaliar.

Calcule bem as dimensões de que seus móveis de banheiro precisam.

movel banheiro prego e martelo 2

É importantíssimo ter em conta as medidas do espaço onde se pretende colocar o móvel.

Por isso, deve-se tomar cuidado para que o mesmo não impeça o movimento da porta e lembrando que se o vaso sanitário ficar ao lado do móvel, deve-se deixar uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre eles.

Já os móveis de banheiro possuem três medidas fundamentais: largura, altura e profundidade.

Largura: Armários de banheiro de 60 cm, 80 cm, 90 cm ou 100 cm são padrão. Se o seu banheiro for muito pequeno, existem opções com largura reduzida de 50 cm.

Altura: os móveis de banheiro com pés têm uma altura entre 83,5 e 91,5 cm), enquanto os móveis de banheiro suspensos podem ser colocados na altura que for mais confortável para você.

Profundidade: o normal é 46 cm. Abaixo dessa figura, são considerados móveis de banheiro de baixa profundidade, uma opção ideal se o seu banheiro for pequeno.

>> Saiba mais: Segredos para criar uma decoração atemporal e fugir das modinhas.

Escolha ser prática(o): opte por um material forte, durável e fácil de limpar.

limpar movel banheiro prego e martelo

Às vezes nos deixamos levar pela estética ou pelo preço sem ter em conta algo fundamental e mais ainda no caso dos móveis de banheiro, que estão sujeitos a um uso constante e elevada umidade: a qualidade dos materiais, essenciais para garantir a durabilidade.

Os materiais mais recomendados na escolha de um armário de banheiro são:

  • Madeira maciça: um material nobre, clássico e quente. Se você optar por móveis de banheiro de madeira, selecione variedades que sejam resistentes à umidade, como a teca.
  • MDF: são mais baratos que a madeira, mas possuem ótima resistência à abrasão e à umidade. São compostos por aparas de madeira de média densidade coladas e prensadas e revestidas com um acabamento melamínico ou laca que protege a sua superfície.
  • Aglomerado: é o material mais barato e é constituído por partículas de madeira maiores que o MDF. Também é um pouco menos resistente.
  • Metal, vidro ou alumínio: são materiais que se adequam perfeitamente às umidades mais elevadas.

>> Saiba mais: A conta de energia está cara? Aproveite a luz natural para economizar

Leve em consideração a decoração do seu banheiro.

decor movel banheiro prego e martelo

Como dito anteriormente você deve sim levar em alta consideração o estilo decorativo que deseja em seu banheiro e escolher um móvel de banheiro de acordo com esse estilo.

  • Móveis de banheiro modernos: Integram-se perfeitamente a um banheiro minimalista e funciona. Móveis industriais de banheiro também estão incluídos nesta categoria.
  • Móveis de banheiro clássicos: Nunca saem de moda e tornar-se-ão o tipo de mobiliário de que necessita se procura um estilo de corte tradicional para o seu banheiro. Normalmente são feitos de madeira maciça e são mais vigorosos e mais pesados que os modernos.
  • Móveis rústicos de banheiro: Eles podem ser incluídos como uma subcategoria dentro dos móveis clássicos de banheiro. Eles diferem destes porque o estilo rústico é claramente identificado por ser inspirado em decorações que evocam cenários campestres.
  • Móveis de banheiro vintage: São os móveis ideais para quem pretende um banheiro em que predominem os pormenores antigos com um sabor de outros tempos. São muitas as variações dentro deste estilo.

>> Saiba mais: Use e abuse das placas decorativas

Precisamos falar sobre gabinetes para banheiro.

gabinete movel banheiro prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Galah em MDF Ripado Freijó e Branco)

Os gabinetes para banheiro são peças altamente versáteis não só em termos de cores disponíveis, estilos e acabamentos, mas também no modo como se pode instalar estes móveis.

Um tipo de móvel que a depender da sua intencionalidade deixa a decoração mais clássica ou, por vezes, moderna, minimalista, etc.

Cada tipo de gabinete valoriza um estilo de decorativo, pense nisso no momento da compra.

Os gabinetes flutuantes que são presos na parede e não encostam no chão são ideais para ambientes compactos e combinam com lavatórios pequenos.

Já os tipos de gabinete para banheiro que tem apoio no chão podem ser encontrados em tamanhos maiores e suportam uma bancada mais espaçosa.

A escolha das cubas traz aquele toque de mestre na hora de compor o estilo do banheiro, também.

Elas podem ser encontradas em versões para embutir e sobrepor. Não se esqueça de conferir a medida recomendada para a instalação.

Acredite: ajudará a evitar problemas de postura e sua coluna agradecerá!

>> Saiba mais: Decorar banheiros: não negligencie esse cômodo da casa

Banheiro holístico: pense no ambiente como um conjunto.

gabinete ripado movel banheiro prego e martelo(Clique aqui - Kit Gabinete e Espelheira Vênus Ripado com Cuba e Pé em Ferro)

Você deve pensar no tipo de cuba, na bancada, no gabinete e até no vaso sanitário como um conjunto. Isso mesmo, essas peças devem harmonizar entre si em termos de cores, formatos e texturas.

Podem ser todos da mesma cor? Claro que sim, especialmente quando a aposta é em um ambiente monocromático.

Nessa situação específica recomenda-se escolher tons neutros para não perder amplitude.

Tons escuros tendem a diminuir a sensação de amplitude. Por isso, opte por eles quando seu banheiro tiver muita entrada de luz natural ou paredes e pisos claros.

Plantas, sim, plantas, podem ajudar a equilibrar a seriedade do ambiente que peças mais escuras proporcionam.

Agora, se você não tem medo de ousar, aposte em cubas ou vasos sanitários coloridos para trazer cor e personalidade ao ambiente.

Lembre-se sempre de consultar um círculo cromático para combinar de forma certa as cores do seu banheiro!

>> Saiba mais: Dicas Para Decorar o Seu Banheiro!

Cuidados com a limpeza.

banheiro ripa movel prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Dalila em Ferro Dourado com Cuba Branca Fosca)

Avalie também a manutenção, especialmente a limpeza. Confira se as gavetas são facilmente removíveis, isso agiliza (e muito!) na hora da faxina.

Caso ela tenha elementos cromados, passe longe dos produtos abrasivos, não use de modo algum.

Dependendo do seu ambiente, a exigência de ser resistente à água pode aumentar, como nos casos em que não há box.

E falando em durabilidade, evite colocar objetos molhados no seu gabinete.

Se o banho for quente, daqueles que acumulam vapor, procure deixar a porta aberta para que a umidade se dissipe rapidamente.

Por fim, verifique sempre a parte hidráulica da pia, para detectar precocemente qualquer vazamento que possa danificar a peça.

>> Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis!

Como evitar erros na instalação?

movel preto banheiro prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Agnes em Ferro Preto com Gaveta e Cuba Preta Fosca)

Qualquer que seja o tipo de armário de banheiro escolhido, é fundamental pensar na mão de obra de instalação para evitar o risco de trabalhos mal feitos.

Isso pode comprometer não somente a estética do acabamento, mas, também, as instalações hidráulicas do local.

E aí você já sabe, é prejuízo e dor de cabeça na certa.

Portanto, além de contratar mão de obra especializada para a instalação, é fundamental contar com materiais de qualidade tanto para o armário de banheiro quanto para os acessórios do gabinete, como o sifão.

A seguir, listamos os erros mais comuns para que você saiba como fugir deles.

>> Saiba mais: 5 cuidados na decoração com espelhos segundo o Feng Shui

Instalação do sifão.

movel minimalista banheiro prego e martelo(Clique aqui - Kit para Banheiro Ayumi com Bancada e Espelho em Ferro Preto)

O conflito entre o interior do gabinete e o sifão da cuba do banheiro é algo comum, porém, não uma regra.

Para evitar que a instalação fique pouco funcional, as prateleiras do interior devem ter formato em “U” para deixar o sifão livre.

Além disso, devem ser de fácil remoção para o caso de reparos.

Outra alternativa é instalar apenas duas prateleiras internas laterais, deixando o sifão completamente acessível.

Fique esperta(o): jamais caia na conversa de instaladores que sugerem prateleiras com um “furo” no meio para a passagem do sifão.

Isso pode até parecer viável em um primeiro momento, mas torna quase impossível a retirada da peça na necessidade de um eventual reparo.

>> Saiba mais: Decoração com espelhos, sem mistérios.

Vedação da bancada.

banheiro mdf prego e martelo(Clique aqui - Gabinete para Banheiro em MDF com Cuba Marmorite Branca 2 Nichos 3 Gavetas)

Em linhas gerais, gabinetes de banheiro são instalados na mesma bancada do lavatório, sobretudo em banheiros menores.

Se esse for o seu caso, é necessário tomar cuidados com a vedação da bancada em dois pontos críticos: no encontro do armário com a parede e no local das torneiras e misturadores.

Por se tratar de um cômodo habitualmente úmido, pode ocorrer de vazar água nesses pontos, mesmo que só um pouquinho.

Porém, de gotinha em gotinha, o estrago poderá ser enorme no interior do gabinete.

E a única maneira de evitar isso é reforçando a vedação do armário de banheiro com o auxílio de materiais específicos e de mão de obra qualificada.

>> Saiba mais: 8 erros para evitar em uma reforma de banheiro.

Recuo para os pés.

balcao branco banheiro prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Marilyn em MDF com 4 Gavetas Branca e Freijó com Pés em Ferro)

Pode parecer algo trivial, quase uma bobagem, mas pensar em um armário ou gabinete de banheiro que permita recuo para os pés é um cuidado extra que tornará a área muito mais confortável.

Sobretudo se você passa muito tempo na bancada — cuidando do cabelo, fazendo barba etc — vai sentir falta de um espaço extra para descansar confortavelmente as pontas dos pés.

Viu? Com o móvel de banheiro ideal, é possível aliar resistência, praticidade e beleza para o cômodo sem deixá-lo monótono.

Afinal, como dissemos, não dá para subestimar uma área tão importante da casa, não é mesmo?

Então capriche na escolha e valorize devidamente, como deve ser, o seu banheiro!

>> Saiba mais: Como aplicar o Feng Shui ao banheiro.

A vantagem de comprar móveis de banheiro online.

compra online prego e martelo

Agora que você sabe como escolher seus móveis de banheiro, chegou a hora de comprá-los!

Você já pensou em fazer isso online?

Uma grande vantagem dessa modalidade é que você pode olhar cada modelo detalhadamente sem ter que ir a uma loja física e, além disso, ter acesso a um estoque muito maior de móveis e com preços mais acessíveis, facilitando encontrar móveis de banheiro baratos.

Visite o site da Prego e Martelo e apaixone-se por nosso catálogo.

Todos os nossos móveis são de primeira qualidade. Afinal só queremos o melhor pra você! ;)