Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas para ter uma estante de livros organizada e linda

Publicado em 30.06.2022 |
Visualizacoes
17 visualizações

Para os amantes de uma boa leitura estar perto de uma estante repleta de livros é como estar perto de um oásis, um vislumbre do paraíso celestial, só que na terra.

Mesmo que atualmente os e-books estejam na crista da onda, gracas ao Kindle e similares, o livro de papel ainda tem seu espaço garantido no coração e na mente de muita gente.

E quem realmente adora e tem o hábito da leitura sabe o quanto é importante ter um local próprio para esses itens tão amados e especiais, nossos livros preciosos.

Porém, nem sempre é fácil encontrar um lugar para organizar os livros em casa, mas uma estante, por menor que seja, sempre irá resolver seus problemas.

Mas também precisamos lembrar que as estantes são móveis extremamente polivalentes e podem ser utilizadas não só para colocar livros, mas também, objetos decorativos, lembranças de viagem, porta-retratos e muito mais.

Confira neste post dicas para decorar lindamente e organizar sua estante de livros, muito além dos livros.

Comece fazendo uma seleção.

estante de livros prego e martelo escolher livros

Antes de começar a colocar objetos em uma prateleira, dê uma Marie Kondo!

O que isto significa? Que você terá que ir elemento por elemento decidindo se você realmente quer guardá-lo.

Tenha em mente que uma estante, principalmente se estiver em uma área da casa que os visitantes veem, também é como uma carta de apresentação.

Uma seleção cuidadosa de objetos e livros será sempre melhor do que um espaço repleto de coisas, sem qualquer tipo de ordem.

Portanto, pergunte a si mesmo se você quer mostrar aquela estatueta que eles lhe deram na sua estante, mas você não está lá muito convencida(o).

O mesmo com os livros: guarde aquelas leituras que você considera essenciais ou que possuem uma bela edição que você queira exibir a todo custo.

O resto você pode colocar no quarto ou no escritório, não se trata de jogar fora todos os seus livros, mas de deixar à mão aqueles de consulta mais recorrente, belas edições!

>> Saiba mais: Método Konmari: ordem ao estilo Marie Kondo

Estantes: muito além dos livros.

estante livros prego e martelo decor

Ok, basicamente o principal objetivo em um primeiro momento das estantes é manter nossos livros organizados.

Mas nem tudo que tem que ir parar na sua estante tem que se resumir a livros.

Você pode e deve incluir vários objetos decorativos entre os livros para que o móvel "respire". Idealmente, eles também fornecem um ponto de cor e volume para as prateleiras de sua estante.

Adicione apenas aquilo que você realmente gosta, aquelas peças decorativas especiais que deseja mostrar, que tenham relação com seus gostos, sejam elas decorações, vasos, pinturas ou fotografias.

>> Saiba mais: Estantes na decoração: ideias para um espaço de revista.

Decoração de estante: um equilíbrio entre uma coisa e outra.

estante livro prego e martelo

Uma dica bacana que você pode seguir para dar uma imagem equilibrada à sua estante é alocar um terço do espaço para livros, um terço do espaço para decorações e plantas de interior e deixar o outro terço livre.

Há mais recursos que você pode usar para encontrar esse equilíbrio: você pode por exemplo, usar as prateleiras baixas para armazenamento e deixar as mais altas com algum espaço vazio para que não fique tão saturado, ou vice-versa.

Finalmente, use "camadas", ou seja, você pode por exemplo, colocar um porta-retrato ou quadro em um dos nichos da estante e na frente, algum objeto decorativo como um castiçal, uma estatueta.

O efeito será incrível!

>> Saiba mais: Dicas de como organizar uma área de serviços simples em sua casa

Plantas em uma estante? E por que não?!

estante de livros prego e martelo plantas

Primeiro, porque as plantas decoram sozinhas e são um elemento que dará um toque natural, repleto de vitalidade, não só na sua estante, mas a qualquer outro móvel da sua casa.

Segundo porque adicionar plantas ajudará sua estante a ter um leve toque natural e um "respiro”.

Plantas de fácil manutenção e que não precisem de muita luz natural são ideais para usar perto de livros, já que livros e luz solar não combinam muito bem.

Elas vão dar uma outra cara e vida à sua prateleira e ainda ajudarão a refrescar o ambiente!

>> Saiba mais: Guia definitivo para não matar suas plantas de interiores.

Precisamos falar sobre organização de livros.

estante livros disposicao prego e martelo

Há muitas maneiras de classificar e dispor os livros em uma estante: em ordem alfabética por autor, por assunto, por editora e até por cor.

Seja qual for a forma escolhida por você, lembre-se de que é importante não sobrecarregar o espaço.

E mantenha apenas os livros que realmente gosta, quer mostrar ou que consulta com frequência.

Uma maneira muito dinâmica de colocá-los é adicionar vários livros na horizontal, seja ao lado de outros na vertical ou com outro elemento decorativo.

Uma tendência ao colocar os livros é colocá-los de cabeça para baixo, ou seja, com as lombadas contra a parede, para que se crie um efeito muito decorativo (embora não seja lá muito prático, mas sem julgamentos) graças ao seu efeito cromático.

>> Saiba mais: O que fazer para que seu hall de entrada pareça maior

Crie combinações únicas.

estante de livros prego e martelo livros horizontais

Acredite ou não, a chave para uma estante decorativa e equilibrada é baseada em seus próprios gostos e objetos decorativos.

Certas combinações que podem parecer impossíveis para você podem fornecer resultados extraordinários.

Brinque com as formas, texturas e materiais de suas decorações, tentando manter um equilíbrio visual e evitando objetos muito pequenos.

Sabemos que nem todas as pessoas usam a estante de livros em locais considerados tradicionais como sala de estar, escritório, quarto, corredor.

Por isso, deve-se observar também o local onde a estante está localizada.

A depender do local você poderá desfrutar de um pouco mais de liberdade, na hora de criar a disposição dos itens que irão na estante.

>> Saiba mais: Quadros e mais quadros: como compor a decoração de parede

Vai uma luz de LED na sua estante?

luz de led estante prego e martelo

Adicionar luzes à sua estante fará com que ela se destaque de qualquer outro elemento da sala e proporcionará uma iluminação ambiente bem agradável.

O ideal é adicionar algumas tiras de led na parte superior das prateleiras, embora você também possa colocá-las nas mesmas prateleiras.

Outra opção é colocar arandelas em cima apontando para a estante. Eles o ajudarão a destacar suas coleções e objetos decorativos.

Além disso, é um recurso econômico que criará um ambiente mais aconchegante e acolhedor.

O que você achou das dicas? Tá pensando em incorporar alguns itens decorativos à sua estante de livros? Ótimo, você está no local certo pra isso.

A Prego & Martelo é uma loja especializada em artigos de decoração para o lar.

Em nossa loja você encontra aquele item que falta para compor a decoração da sua sala, quarto, cozinha, área de festas, etc.

E o melhor de tudo, são diversos temas que combinam com todos os gostos, desde os clássicos aos modernos.

Só chegar!