Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Guia completo pra você escolher a Cuba para banheiro perfeita.

Publicado em 21.12.2021 |
Visualizacoes
2.566 visualizações

Quando você pensa em comprar móveis de banheiro, o que não pode faltar, sem sombra de dúvida é uma boa cuba.

Item imprescindível, a cuba é uma peça que proporciona não só comodidade, como também dá personalidade e muito estilo ao cômodo.

Talvez você esteja se perguntando sobre qual é a diferença entre uma cuba e pia, já de cara, podemos dizer que uma pia é uma peça mais tradicional, padronizada, “caretinha” por assim dizer e impacta menos na decoração do espaço.

Enquanto que as cubas são uma versatilidade só e estão disponíveis em diversos modelos, cores e materiais, atendendo a diferentes propostas e necessidades.

Por isso, antes de comprar a cuba para o seu banheiro, é importante analisar bem seu ambiente para fazer a melhor escolha.

São muitos tipos diferentes, mas você deve pensar em quais são as suas necessidades e o que deseja alcançar não só no design e na decoração, mas também no uso prático no seu dia-a-dia (vivemos sozinhos, a dois, temos filhos, etc.).

Você prefere pias de bancada? Móveis de banheiro com profundidade reduzida?

Pense bem no que você quer e com irá acertar.

Você tem que pensar nas medidas para que se adapte bem ao ambiente entre outras coisas.

Por isso, te convidamos a continuar lendo este guia que preparamos com todo carinho para te ajudar nessa missão, confira!

Tipos de cubas de acordo com o espaço.

Como já referimos, o espaço que dispomos em nosso banheiro ou lavabo é fundamental para a escolha do tipo de cuba.

Não é a mesma coisa escolher uma cuba que necessita de bancada para a sua instalação e outra que seja autoportante e não dependa de qualquer outro elemento, esta última ocupará menos espaço!

Cuba de apoio.

cuba sobreposta prego e martelo(Clique aqui - Cuba Carlota Concreto sem Mesa com Válvula Aparente)

Elas estão na crista da onda, são realmente tendência e fáceis de instalar, são as mais usadas nos projetos de interiores atuais.

Basicamente a cuba fica apoiada sobre a bancada, o que garante economia de espaço e ajuda a dar aquela suavizada ao ambiente.

Cuba de semiencaixe.

cuba semiencaixe prego e martelo(Imagem meramente ilustrativa)

Nesse tipo de modelo, uma parte da cuba fica apoiada na bancada e outra parte fica aparente, o que traz para o ambiente um design bem bacana.

É o tipo perfeito para ambientes menores, onde a área da bancada é mais estreita.

Cuba de sobrepor.

cuba de sobrepor prego e martelo(Imagem meramente ilustrativa)

Um dos modelos mais usados também, se trata de um tipo de cuba cuja borda superior ou parte de sua altura fica aparente acima da bancada.

Essa peça garante mais espaço na bancada, para quem assim deseja, já que apenas parte dela fica para cima.

Cuba esculpida.

cuba esculpida prego e martelo(Imagem meramente ilustrativa)

Trata-se de uma cuba feita em materiais como mármore, granito ou porcelanato, geralmente no mesmo material da bancada.

Dão um toque sofisticado a qualquer tipo de banheiro no ato, mas demandam um bom projeto e mão de obra altamente especializada na instalação para atingir o resultado desejado.

Cuba de embutir.

cuba embutir prego e martelo(Imagem meramente ilustrativa)

Não é preciso ser um PHD pra deduzir que como o próprio nome sugere, são cubas embutidas nas bancadas, coladas pela parte de baixo.

Sem sombra de dúvidas é o tipo de peça e instalação mais popular, pelo menos aqui no Brasil, por seu valor acessível e fácil manutenção.

Geralmente são combinadas com um gabinete embaixo, que serve para guardar produtos e esconder o fundo da peça.

Cuba de parede.

cuba de parede prego e martelo(Clique aqui - Cuba Dulce Concreto com Mesa e Válvula Aparente)

As cubas de parede dispensam a bancada ou gabinete, são fixadas na parede, com ou sem coluna.

Do ponto de vista econômico são bem acessíveis e do ponto de vista físico ocupam pouco espaço.

As cubas desse modelo são ideais para banheiros menores, como lavabos.

Cuba montada.

cuba integrada gabinete prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Lori em Ferro Preto com 2 Gavetas 2 Nichos e Toalheiro Lateral - Cuba Preta Fosca)

Essa peça é integrada à bancada, formando um só material.

Essa opção garante um ambiente uniforme, clean e prático. Destaque para a boa relação de custo/benefício da peça.

>> Saiba mais: Dicas Para Decorar o Seu Banheiro!

Qual o melhor formato de cuba?

cuba retangular prego e martelo(Clique aqui - Cuba Marie Branca com Mesa e Válvula Oculta)

Dependendo do seu gosto, você pode escolher entre pias redondas, ovais, retangulares ou quadradas.

Qual caminho você escolhe?

>> Saiba mais: 8 erros para evitar em uma reforma de banheiro.

Material das cubas.

material cuba prego e martelo(Clique aqui - Cuba Luna Marrom com Mesa e Válvula Oculta)

Os materiais com que são feitas as cubas irá determinar o estilo da cuba, sua durabilidade de acordo com o uso e a facilidade de limpeza e manutenção.

  • Cuba de cerâmica e porcelana: é um lavatório de material compacto, duro e resistente a riscos. Destaca-se pela durabilidade e alto brilho.
  • É o tipo de lavatório mais comum, ideal para banheiro de grande utilização diária.
  • Cuba de vidro: possuem alta resistência ao calor, mudanças de temperatura e umidade. Eles são fáceis de limpar e manter. É um tipo de lavatório que oferece diversas cores em fosco ou brilho.
  • Cuba de resina: material sintético de alta qualidade. Alta resistência à degradação e aparência muito semelhante à cerâmica.
  • Cuba de pedra: produto 100% natural e muito durável. Eles oferecem grande resistência a choques e calor. A pequena desvantagem é que é um material sensível a manchas.
  • Cubas em aço e alumínio: é um material poroso, resistente à corrosão e fácil de limpar. Eles têm uma grande variedade de designs verdadeiramente estéticos.

>> Saiba mais: Como aplicar o Feng Shui ao banheiro.

Questões práticas acerca das cubas.

lavando as mos cuba banheiro prego e martelo

A escolha da cuba ideal vai depender do seu gosto, mas temos sempre que ter em consideração as dimensões do nosso banheiro ou lavabo (largura, altura e profundidade) e a utilização que lhe daremos.

Se vivemos em família, o mais adequado é escolher um lavabo com bancada para que haja um depósito embaixo, e feito de um material altamente resistente ao uso diário.

Se, por outro lado, vivemos sozinhos ou em casal e não temos tanto espaço para instalar uma grande bancada, podemos optar por um lavatório suspenso e adicionar alguns móveis de arrumação na parede vertical.

Em espaços menores, o mais indicado é usar uma cuba de semiencaixe, aproveitando ao máximo da profundidade da bancada para fixar a cuba.

O tamanho da bancada ou gabinete, também merece atenção, bem como a altura da sua instalação, que deve ser feita após a escolha da cuba.

Assim, você garante o aproveitamento do espaço, bem como a plena usabilidade das peças.

Já imaginou ter que se abaixar muito para lavar as mãos? Praticidade deve ser a palavra de ordem ao se planejar um ambiente!

>> Saiba mais: Dicas para escolher a mobília do banheiro

Qual medida ideal da cuba?

medidas banheiro cuba(Crédito ilustração: abc da construção)

Não há medidas fixas a serem seguidas, mas o cálculo para a altura é sempre a partir da borda da cuba, ou seja, a parte mais alta dela, até o chão.

A altura da bancada ou gabinete recomendada é de 80 a 90cm, dependendo da altura das pessoas que irão usar o banheiro.

Área da pia.

Como você bem pode imaginar, a área da pia é a parte que mais decora o ambiente e, portanto, normalmente fica localizada em uma posição central.

Normalmente necessita de um espaço mínimo de cerca de 70 ou 75 cm de largura e 60 cm de profundidade para que seja confortável e ofereça espaço suficiente para poder ter um armazenamento correto.

Para um maior conforto na hora de lavar as mãos, a distância ideal entre a saída de água e o topo da cuba deve ser de 10 a 15 cm.

Desse modo, a água não espirrará para fora e você poderá colocar a mão inteira embaixo da torneira para enxaguá-la.

No entanto, não podemos ignorar o facto de existirem habitações com espaços muito reduzidos que necessitam de móveis de banho de profundidade reduzida, e isso é necessário para poder ter o conforto necessário no banheiro e assim poder circular livremente.

Nesse sentido, você terá que escolher móveis de banheiro de diferentes origens dependendo de quais são suas necessidades pessoais e de espaço.

>> Saiba mais: Decoração com espelhos, sem mistérios.

Cuidados e limpeza da cuba de banheiro.

limpeza cuba banheiro prego e martelo

Por mais que sejam peças duradouras e resistentes, vale lembrar que existe sim um jeito certo de fazer a limpeza do banheiro.

A começar pelo que você não deve fazer: por exemplo não esfregar com buchas ou materiais abrasivos etc. Pois seguindo a forma correta, você não danificará a sua cuba.

Utilizar produtos de limpeza a base de cloro na cuba e na bacia provocará danos, portanto não recomendamos; o mesmo vale para a utilização da palha de aço, produtos químicos ou abrasivos;

  1. Para efetuar a limpeza da sua cuba, utilize um pano macio, ou uma esponja suave, água e sabão neutro. Esses são os produtos de limpeza ideais;
  2. Os ralos cromados só podem ser esfregados com escova de cerdas suaves;
  3. Para a limpeza interna dos ralos, retire a tampa, coloque luvas de borracha e faça uma mistura de água e detergente.
  4. Com o auxílio de um escovão, esfregue toda a parede do ralo e enxague com água quente. Misture um copo de água com um copo de água sanitária, jogue no ralo e tampe;
  5. Para limpar a válvula, use uma escovinha pequena, coloque um pouco de detergente e escove toda a área, enxaguando em seguida.

>> Saiba mais: Vamos Decorar a Área de Serviço? 4 Dicas Incríveis!

Comprando cubas: aspectos importantes.

cuba banheiro loja online prego e martelo(Clique aqui - Gabinete de Banheiro Angel em Ferro Preto com Cuba Concreto)

Depois de ter tudo o que foi dito anteriormente em mente, é fundamental que você se atente a mais alguns detalhes na hora de comprar a cuba de banheiro ideal.

Você precisa ter em mente que a cuba escolhida deve harmonizar com o resto da decoração do banheiro.

Mesmo que se trate de uma simples troca, de substituir o lavatório antigo por um novo, terá que pensar na mesma coisa, que ela deve se adaptar à decoração e à instalação (ralos, ligações de água...).

Depois disso, você deve ter clareza sobre as medidas de que precisa.

Na hora de escolher a cuba para seu lavabo ou banheiro, mantenha a proporção com o ambiente para ter uma melhor circulação e não sobrecarregar seu espaço.

Não utilize uma cuba grande, que ocupa muito espaço, se o ambiente for pequeno.

De novo: preste atenção à altura da bancada, o tipo de encanamento, altura da torneira, se a torneira possui misturador ou não, se a mesma é de parede ou de mesa.

É importante se atentar a esses pontos para não ter que fazer alterações depois de já ter comprado a cuba.

Procure materiais de boa qualidade, mas que se adaptem ao seu orçamento para não gastar mais do que pode pagar.

Você pode procurar em lojas físicas ou loja online confiáveis.

Escolha sempre pensando no seu conforto e que os móveis se encaixem no espaço e sejam do seu agrado desde o início.

Assim, sempre que utilizar a sua cuba, irá adorar fazê-lo e saberá que tomou a decisão acertada ao comprá-la, simplesmente se encantará com a sensação de ter um móvel de banheiro tão versátil!

Depois de ler este guia para escolher a cuba ideal para o seu banheiro, qual você escolheria? Agora que você já sabe tudo sobre cubas: ouse sem medo!

Mas se ainda tiver dúvidas sobre materiais e tipos de cubas, pode entrar em contato com a gente!

Teremos o maior prazer em ajudar você a escolher a cuba mais linda e perfeita para o seu banheiro ou lavabo.