Dicas

Guia definitivo para escolher tapetes na decoração sem mistérios

Publicado em 07.09.2019 | comentários
426 visualizações

Tapetes são mil e uma utilidades. Além de dar mais personalidade e aconchego aos ambientes, ajudam a definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa.

Podem ser divertidos, temáticos, elegantes, aconchegantes ou simplesmente funcionais, mas um coisa é certa: onde eles estão tudo fica mais convidativo.

Eles aquecem o espaço, especialmente onde não há piso de madeira, que por si só já ajuda nesta função.

Mas é preciso ter em mente que um tapete mal colocado pode gerar algum grau de incômodo sim, além é claro da sensação de mau gosto e desleixo no ambiente.

Outra grande vantagem dos tapetes é que são encontrados em diversos formatos e modelos, agradando a todos os gostos e estilos de ambientes.

E quanto ao tamanho, tudo depende da dimensão do ambiente e a proposta que se quer com a inserção do item no espaço.

Já adiantamos que uma dica bacana é optar por modelos de tapete que respeitem as proporções do espaço, que mantenham os móveis distribuídos dentro dele ou avancem até 30cm sob a frente e as laterais do sofá e sobrem até 70 cm ao redor da mesa.

Parece simples escolher um tapete? Parece, mas não é.

Mas fique tranquila que depois deste guia você não terá mais dificuldades em escolher o tapete ideal para o seu lar doce lar.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa.

O que você deve considerar ao escolher um tapete?

 

tapetes na decoracao prego e martelo

As chaves na escolha do tapete para sua casa são o local onde você o colocará, o espaço disponível, o uso e o estilo decorativo. Esses critérios marcarão o material do tapete, sua facilidade de limpeza e durabilidade.

Onde você deseja colocar o tapete? Todos os cômodos de nossa casa podem precisar de um tapete (sala, quartos, etc). Uma decisão que estará ligada à necessidade decorativa e funcional que considerarmos.

Que uso e características familiares você dará? Se você tem filhos ou animais de estimação, escolha um tapete resistente, com tratamento de cores e que resista a várias limpezas. É aconselhável reservar tapetes de cores claras para áreas com pouco tráfego.

Que espaço você tem? O tamanho do tapete também é fundamental, dependendo da sala onde queremos colocá-lo. Tapetes muito grandes, que cobrem completamente o chão da sala, podem sobrecarregar a sala. Também não é aconselhável escolher um que seja pequeno demais.

 

guia tapetes na decoracao

Que tipo de decoração você quer receber? Pense no estilo do espaço e seja guiado pelos seus próprios gostos e pelo tipo de decoração de cada ambiente.

>> Saiba mais: Como usar almofadas na decoração? 4 dicas incríveis!

Variedade pra que te quero? Qual o tipo de tapete mais adequado para você?

 

tapetes na decorao escolha prego e martelo

Se há uma palavra que define muito bem os tapetes, não só em relação aos estilos e formatos, mas também em relação aos materiais é variedade, você pode escolher entre vários tipos; desde fibras naturais à sintéticas. Acompanhe!

>> Saiba mais: Mil sensações em apenas um ambiente: aprenda a misturar texturas na decoração.

Tapetes de materiais naturais e os modos de lidar com cada um deles:

Tapetes de lã.

São um dos tipos mais usuais. Trata-se de uma fibra natural indicada especialmente para quartos, salas e ambientes de circulação grande ou moderada de pessoas. Não acumula eletricidade estática, possui propriedades isolantes e capacidade de absorver a umidade. Também é antibacteriano e antialérgico.

Cuidados de limpeza: ao passar no aspirador, você deve remover a escova para não quebrar as fibras.

Tapetes de couro bovino.

conforto, durabilidade, praticidade e sofisticação são detalhes marcantes de qualquer tapete confeccionado com couro bovino. Com ele é possível vestir e renovar o visual de diferentes ambientes da casa e, ainda, garantir o bem-estar de qualquer pessoa pelo fato de se tratar de um dos modelos de tapete feito de material hipoalérgico.

Cuidados de limpeza: umedeça totalmente a superfície, dilua detergente neutro líquido em água. Na hora de escovar a superfície, faça no sentido do pêlo (utilizar uma escova de cerdas macias). Remova a escova do aspirador para não quebrar a fibra.

Tapetes de Algodão.

Eles são recomendados para áreas de passagem moderada, como quartos ou banheiros. São resistentes a altas temperaturas, por isso exercem uma ação isolante. Não acumulam eletricidade estática e possuem um alto poder de absorção de umidade; portanto, são perfeitos para banheiros, lavabo ou cozinha.

Cuidados de limpeza: podem ser colocado na máquina de lavar. Se forem grandes, misture água com desengordurante e deixe secar ao sol, exceto os persas que não devem ser expostos ao sol de jeito algum, para manter as cores vivas.

Tapetes de Sisal.

Esta é uma fibra natural resistente ao desgaste e muito durável. Não acumula eletricidade estática, mas é bem absorvente e, portanto, não é adequado para locais úmidos. É indicado para proteger áreas de tráfego intenso (como hall e corredores) ou melhorar a acústica de ambientes variados (como sala de estar ou home cinema). Requer uma limpeza específica e regular.

Cuidados de limpeza: use uma esponja macia. Não os esfregue para limpá-los, pois as fibras podem se soltar de modo relativamente fácil.

Tapetes de Juta.

É também uma fibra natural, adequada para salas de estar, quartos e para uso ao ar livre em locais cobertos. Possui alta resistência ao desgaste e tem um toque suave.

Cuidados de limpeza: as duas partes do tapete (a superfície e a base que repousa no chão) devem ser aspiradas. Simplesmente limpe-os com um pano úmido e voilá, novinho em folha.

Tapetes de bambu.

Material natural quente, confortável e resistente à torção depois de seco. Adequado para quartos, salas de estar e vestiários.

Cuidados de limpeza: basta aspirá-los. Para preservar sua cor você pode aplicar alguns tipos de óleos especiais.

Tapetes de Viscose.

É um tipo de fibra de celulose sedosa e macia que não é nem um pouco adequada para locais úmidos. Perfeito para quartos, salas de estar e vestiários.

Cuidados de limpeza: é um tecido delicado e deve ser lavado a seco.

Tapetes de sintéticos e os modos de lidar com cada um deles:

Tapete de acrílico.

O acrílico é uma fibra sintética de longa duração, seu uso como tapete é recomendado para salas, quartos e entradas principais. É resistente ao desbotamento, repele muitos ácaros e não acumula eletricidade estática.

Tapete de polipropileno.

Outro tipo de fibra sintética indicada para uso externo (varandas e terraços) e também locais de tráfego intenso, como sala de estar ou corredores. Resistente ao desgaste do tempo e amarrotamento. Suas cores são inalteráveis. É indicado para ambientes de tráfego moderado.

Tapete de PVC.

Adequado para salas de estar, quartos e para uso ao ar livre em locais cobertos. É muito resistente ao desgaste. Não acumula eletricidade estática e é antialérgico (ou hipoalergênico) e antibacteriano.

Tapete de Poliéster.

Oferece maciez e textura de toque suave a diferentes ambientes. Perfeito para espaços com baixo tráfego (como quartos, home cinemas e home offices) a opção em poliéster não perde a cor com facilidade e é resistente às manchas. O fato de ser antialérgico e possuir grande variedade de cores, formas e dimensões é outro diferencial deste modelo de tapete, que pode ser usado em decorações com os mais variados estilos.

Cuidados de Limpeza: recomenda-se limpar materiais sintéticos com xampus específicos para estes tipos de tapetes. Fique de olho nas recomendações dos fabricantes.

>> Saiba mais: A Versatilidade dos Puffs na Decoração.

Como escolher o tipo de textura e densidade ideal do tapete?

 

tapetes na decoracao fofo prego e martelo

A superfície de um tapete determina seu grau de suavidade. Isso é medido pela altura e pelos encaracolados. A densidade (quantidade de pelos) é verificada pressionando com as pontas dos dedos. Uma densidade mais alta, aumenta o peso do tapete, torna-o mais resistente.

Apenas uma observação: evite tapetes de pelos médios e altos na sala de jantar, pois ambos facilitam que os pés dos móveis se enrosquem e os alimentos se percam entre eles.

>> Saiba mais: Mil sensações em apenas um ambiente: aprenda a misturar texturas na decoração.

Qual o tamanho de tapete ideal para minha casa?

 

tapete na decoracao prego e martelo lazada

O tamanho do tapete é tão importante quanto a cor e o estilo. Antes de decidir sobre um tapete em particular, devemos medir o espaço que queremos que ele ocupe em um local.

- Quarto: o ideal para um quarto é colocar um tapete grande ou dois tapetes ao redor da cama. Dependendo da opção escolhida, o tamanho do tapete deve ser largo o suficiente para dar dois passos ao sair da cama.

- Sala de jantar: se você for colocá-lo embaixo de uma mesa com cadeiras, o ideal é que o tapete se projete em torno de aproximadamente um metro, já que você precisa de espaço para mover as cadeiras sem sair do tapete. Geralmente esses são os maiores tipos de tapetes.

- Sala de estar: se o tapete for colocado na frente de um sofá ou debaixo de uma mesa, o ideal é ser um tapete grande.

- Entradas e corredores: são os tapetes que suportam mais tráfego e, portanto, os que devem ser mais resistentes. As opções de tapetes mais populares para entradas e corredores são os pequenos e os longos.

- Cozinhas e banheiros: a maioria das pessoas prefere usar tapetes menores. Lembre-se de que o algodão é o que melhor suporta a umidade e o sintético também é válido.

>> Saiba mais: O que Não Pode Faltar na Decoração da Sala de Estar?

Idéias decorativas: Qual a cor do tapete a escolher?

 

capa almofadas istock prego e martelo

A primeira coisa que se deve levar em conta ao escolher a cor de um tapete é ter em mente obviamente é o seu gosto pessoal. O tipo de ambiente desejado, que tipo de sensação se quer gerar no espaço escolhido: neutro, impactante, etc.

Há certas composições de cores que remetem a diferentes estilos. É usual utilizar tons neutros nas cortinas, o sofá pode ser de uma cor intensa e que cause presença ou não. Mas almofadas são sempre coadjuvantes e você pode usar uma ou duas delas repetidas na mesma cor do sofá. As outras podem contrastar com elas ou formar um degradê, sempre fazendo uma brincadeira com a cor presencial no ambiente.

Se você procura uma sala mais espaçosa e iluminada, é recomendável escolher cores claras - marfim, bege, pedra, são exemplos. Por outro lado, os tons escuros podem ser ideais se você tiver filhos e animais de estimação.

>> Saiba mais: 13 hacks para ter uma casa mais iluminada sem precisar derrubar paredes ou fazer grandes reformas.

Cuidados e manutenção.

 

tapete na decoracao prego e martelo carpetsclear

Com que frequência você precisa limpar os tapetes? Sob condições normais, eles devem ser aspirados uma ou duas vezes por semana. Uma limpeza mais completa deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Dicas básicas de manutenção de tapetes:

  • Durante os primeiros meses, escove levemente com uma vassoura macia na direção dos cabelos. É normal que o tapete perca fiapos após a varredura.
  • Nos primeiros dois meses, recomendamos que você não use o aspirador de pó ou qualquer outro produto de limpeza. Simplesmente vire o tapete e pise nele por alguns minutos para liberar a sujeira que pode ter se acumulado.
  • Nunca agite ou bata na superfície do tapete, o tecido está danificado e dura menos. Se você o sacudir, faça-o na base (a parte que fica no chão).
  • Durante o armazenamento, é conveniente protegê-los contra poeira e sujeira com um material respirável.
  • Se você usar qualquer produto de limpeza, tente primeiro em um canto para verificar se não altera a cor.

>> Saiba mais: Dicas para Decoração de Sala de Estar Pequena.

Derramamento de líquidos, manchas no tapete o que fazer?

 

tapete na decoracao prego e martelo vinho

A primeira coisa que você deve fazer é seguir as instruções do fabricante ao usar produtos de limpeza:

  • Seque os líquidos com um papel toalha ou com um pano absorvente o mais rápido possível, para que a mancha não adira à superfície. Se houver substâncias sólidas, pegue-as.
  • Passe um pano de algodão e sem cor, com um produto de limpeza específico para limpar os tapetes ou com água e sabão, se não for uma mancha complicada. Enxágue a área com água limpa e uma esponja após a limpeza.
  • Seque o tapete com um papel toalh ou um secador de cabelo.

Em breve faremos um post sobre como você deve agir dependendo do tipo de mancha (vinho, tinta, graxa...). 😉

>> Saiba mais: CASACOR - As Últimas Tendências de Decoração.

Dicas bônus:

 - Use fitas adesivas antiderrapantes para fixar os tapetes em pisos encerados ou lisos, pois assim evitam-se acidentes; alguns modelos de tapete já vem com base antiderrapante, leve essa informação em consideração na hora de adquirir um tapete para sua casa. Especialmente se em sua habitação há pessoas idosas ou crianças.

 - Atente-se à localização do tapete no ambiente para que ele não dificulte a abertura de uma porta devido à espessura do pelo ou trama.

 - Crie o hábito de alternar o posicionamento do tapete para não ocorrer o desgaste contínuo de uma determinada área dele.

Depois de todas essas dicas não tem mais como errar na escolha e manutenção do tapete ideal para sua casa, ok? Depois conta pra gente!

Imagens: Pinterest, Istock, Carpetsclear, Lazada, Rugsandmore.

Comentários