0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Inshalá: ouro para decorar

Publicado em 10.12.2021 |
14 visualizações

O dourado pode deixar seu ambiente elegante

dourado 3

Dourado remete a ouro, sinônimo de luxo e nobreza. Por isso mesmo traz essa influência para qualquer decoração: de elegância e sofisticação.

Eu sei que se você imaginou uma sala toda dourada pode ter ficado chocado, mas calma, não estamos falando exatamente disso. Nosso foco aqui é mostrar como essa cor pode ser usada de forma a dar o tom desejado, nada mais e nada menos que isso.

Leia também: Dicas para escolher a mobília do banheiro 

Guardar e decorar: porta-chaves podem ser criativos

COMO TUDO COMEÇOU

Dourado é a cor do sol, do ouro e de tudo que remete ao poder.

DOU 2

Por isso mesmo era cor predominante em locais como palácios (para enaltecer a autoridade de quem morava ali) e  igrejas ou templos (como uma forma de reverenciar o sagrado com o melhor dos metais).

E até hoje ela pinta, literalmente, esse conceito de luxo. E associado ainda ao fato de essa cor ser considerada fonte de revitalização das energias de espaços e mentes, o que a torna queridinha de muita gente em posição de poder.

COMO USAR O DOURADO

Para colocar essa cor na sua casa aposte em detalhes, para não pesar demais o ambiente.  

dourada

Algumas ideias:

- puxadores de gavetas;
- almofadas;
- tapete;
- pintar alguns móveis, como poltronas e mesas de apoio ou de cabeceira;
- cortinas e papel de parede;
- molduras para espelhos, quadros ou porta-retratos.

Tudo, claro, com moderação. No caso do papel de parede, por exemplo, prefira traços ou bolinhas douradas, que vão deixar o espaço sutil e super charmoso.

O dourado é uma coloração alegre e que simboliza a pureza. Desse modo possibilita ainda clarear ambientes, tornando-se um ótimo aliado de cômodos que recebem pouca luminosidade.

COM O QUE COMBINAR

dourado 5

Embora seja um tom bem vibrante ele combina com praticamente todas as cores. Mas exatamente porque já se destaca, o ideal é usá-lo com tons mais neutros

Se você é como a personagem da novela que vivia dizendo “inshalá, quero muito ouro", a boa notícia é que dourado voltou com tudo nas tendências de decoraçãoe está cada vez mais presente em adornos, objetos, acessórios, móveis e até, como já falamos, nas paredes.

A primeira coisa a fazer na hora de usar o dourado no ambiente é definir o seu estilo de decoração e analisar como essa cor pode ser encaixada de modo equilibrado.

QUE ESTILOS FICAM BEM COM DOURADO

dourado 7

Principalmente os que remetem a essa sensação de luxo e elegância:

- Clássico e sofisticado: utilize com cuidado, já que o estilo em si já é bastante intenso e marcantes.

- Moderno: uma ideia é pintar uma única parede nesse tom. Você pode usar ainda luminárias, móveis e molduras para pontuar o cômodo com nuances da cor.

- Simples e minimalista: aqui menos é mais. Menos móveis, mais espaços abertos; menos peças, mais conforto. Por isso o dourado vai aparecer principalmente em acessórios.

RESUMINDO

A cor dourada é muito versátil, mas ao mesmo tempo marcante. Por isso não deve ser usada em excesso ou vai jogar sua decoração do luxo para o lixo. O segredo, mais uma vez, está na moderação e equilíbrio.

quadro ganesha prego e martelo 00

Não é preciso ter medo da decoração dourada. Até porque hoje em dia é muito fácil encontrar peças e acessórios nesse tom e também são muito comuns móveis já feitos com detalhes dourados.

Não falta inspiração e opção. E se bem usada, essa cor pode ser uma mina de ouro decorativa!

E você encontra vários acessórios dourados para a sua decoração no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo