0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

O amor está no lar: guia para decoração do quarto de casal

Publicado em 08.10.2021 |
55 visualizações

Dicas para deixar esse ambiente tão importante ainda mais bonito e confortável

casal 4

Ele é um dos cômodos mais especiais da casa. Por vários motivos. Entre eles, claro, por ser o local de descanso e o espaço em que o casal consegue ter alguma privacidade, mesmo com a correria do dia a dia e outras pessoas morando no imóvel.

Não precisa nem apresentar muitos motivos para que esse cômodo receba atenção especial, não é mesmo? Ali você quer conforto, beleza e aquela sensação de acolhimento e amor. E a decoração pode ajudar nisso. Com algumas dicas simples, vamos tentar facilitar sua missão de criar o “ninho de amor” perfeito dentro do seu lar.

Leia também: Ideias para decorar sua casa de recém-casados

Feng Shui: Como a orientação da cama muda completamente um quarto

Feng Shui do amor: como decorar o quarto do casal para trazer harmonia à relação

Quem sabe vocês já aproveitam para ler e colocar em prática esse guia juntos, estreitando ainda mais os laços do seu relacionamento e deixando a personalidade de cada um na composição do ambiente. Nada como olhar em volta e ver algo que vocês construíram unidos, não é mesmo? Então, quatro mãos à obra.

casal 3

Dica 1: Confortável, lindo e também funcional

Sim, tem que ser confortável. Claro, precisa ficar visualmente bonito. Mas nada disso vai adiantar se o quarto não for conveniente, organizado e prático. Se tiver coisas demais no meio do caminho ou coisas de menos onde você precisa.

É preciso ter organização e coerência, como em qualquer cômodo da casa, aliás. Uma dica é se perguntar antes de qualquer decisão decorativa: é pro meu conforto? É visualmente agradável? Eu vou usar? Eu preciso disso?

Se a resposta para algum dessas perguntas for não, a dica é fazer uma análise um pouco mais criteriosa sobre a necessidade daquele item. Afinal, por que você iria querer no seu espaço de relaxamento algo que não te traga conforto, não seja bonito ou não sirva pra nada?

casal 5

Dica 2 – O todo é importante

Um detalhe destacado, um cantinho especial ou aquela peça "bafônica" são muito bem vindos em qualquer decoração. Mas seja o que for, precisa estar em harmonia com o conjunto da obra.

Jogar peças, ainda que elas sejam bonitas individualmente, sem um planejamento pode não criar um efeito muito legal. E você não quer que o quarto do casal pareça um circo, né?

Além disso, somos a soma do que nos cerca, o ambiente em que ficamos pode nos transformar: um quarto que parece circo pode fazer de você o palhaço. E mais: se o quarto aparenta estar bagunçado, a vida do casal pode acabar seguindo o mesmo caminho.

casal 6

Dica 3 – Foco nas cores

Escolher um tom neutro para as paredes desse cômodo pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Não é um espaço em que você vai gostar de fazer obras. E como marido e mulher vão passar bastante tempo dentro dele, pode ser que a mesmice acabe enjoando o casal.

Pra ser mais fácil de mudar a cara do quarto quando der vontade as paredes devem combinar com tudo. Branco é um a ótima opção e já dá sensação de amplitude e luminosidade para o ambiente.

Aí, tendo essa base neutra, os pontos visuais de cor podem ser criados de várias formas. Quadro, almofadas, cortinas, roupas de cama e até mesmo móveis. O que sua criatividade permitir. Até você cansar daquela paleta de cores e mudar tudo outra vez. Manter a renovação no cantinho do casal pode incentivar a estar sempre renovando também o próprio relacionamento a dois.

Quadro Decorativo Abstrato Moderno Tons de Verde Tinta

Dica 4  - Falando em cores...

Já mostramos aqui várias vezes e através de várias filosofias e técnicas o quanto as cores influenciam até mesmo no nosso humor e na nossa saúde.  Isso inclui também diversas das sensações que temos ao entrar em um ambiente.

Verde, por exemplo, traz sensação de harmonia e equilíbrio e está ligado à saúde e aos elementos da natureza. Vermelho é paixão, sedução e também dá impressão de que se quer chamar atenção.

E mesmo para o quarto de casal valem algumas regras básicas da decoração de quartos: você não deve usar cores muito estimulantes, mesmo o vermelho que remete a amor. Se for usá-lo, cuidado com excessos. Mas se quer garantir noites bem dormidas e relaxadas o ideal mesmo é optar por cores que favoreçam isso.

casal 9

Dica 5: Quem faz a cama nela se deita

Bem literalmente, né.  A cama está para o quarto como o sofá está para a sala de estar: é protagonista. Por vários motivos que não é nem preciso enumerar, né. Tão óbvio que você certamente não tem dúvidas de que deve dar atenção especial a esse item.

As camas devem ser irreverentes, belas e majestosas. Se não for possível comprar uma que seja tudo isso, provoque esse efeito com a decoração bem pensada. Cabeceira, roupas de cama, almofadas e outros itens que compõem uma boa cama posta, por exemplo, fazem a diferença.

E claro, antes de tudo isso, certifique-se que o móvel escolhido é mesmo o lugar perfeito para o descanso merecido do casal. E outras coisinhas mais, não é mesmo!!

casal

Dica 6 – Adote um estilo

Sabe a decoração temática que está pela casa? Ela pode chegar ao quarto também. Há vários temas e também estilos pré-definidos que podem te ajudar. O estilo mais romântico, que vai trazer cores mais claras e composição mais fluída. O moderno, com uma pegada mais cheia de personalidade.

Uma decoração com efeito mais rústico pode usar até mesmo aqueles móveis de pallet ou caixotes. Além de tudo é sustentável, o que está em alta e é importante. Vem com o bônus de poder colocar sua personalidade na composição. Ainda na "vibe" sustentável, a própria natureza também pode ir para dentro do quarto usando plantas na hora de decorar.

casal 11

Dica 7 – Quarto pequeno, problema grande

Talvez nada disso te sirva como ajuda porque simplesmente seu quarto não tem espaço para muita criatividade decorativa. De forma literal mesmo: pode ser que mal caibam os móveis essenciais. Nesse caso, vamos te dar umas sugestões de como aumentar pelo menos a sensação de amplitude do espaço.

- Branco: como você sabe, ele deixa o espaço mais amplo. Você pode aplicar uma paleta de cores mais claras nas roupas de cama e acessórios grandes também, como tapetes e cortinas.

- Espelhos: Peças-chaves na hora de promover amplitude em pequenos espaços. Vale a mesma lógica, obviamente, para qualquer quarto.

- Prateleiras: Como menos espaços cabem menos móveis. Nesse caso, use as paredes como aliadas e coloque para cima muitas das coisas que ocupariam espaço no chão.

- Janelas: Na hora de planejar o quarto já pense que quanto mais luz entrar, maior e mais limpo o espaço vai parecer. Quartos pequenos mal planejados podem acabar parecendo verdadeiras cavernas.

casal 8

Dica 8 – O amor está no quarto de casal

Quase tudo que falamos aqui serve facilmente para qualquer espaço de descanso, não é mesmo? Quartos tendem a ter orientações decorativas bem semelhantes, não importa quem dormirá neles.

Mas o diferencial do quarto de casal é que ele abriga, no final do dia, uma história de amor. A história de vocês. É o canto da casa que pertence a esse amor, onde esse amor encontra descanso. Então leve esse amor para a decoração do espaço.

Você ama seus filhos, nós sabemos. Mas deixe as fotos deles preencherem outros cômodos da casa. Ali, dentro do quarto de casal, foque em enaltecer a parceria a dois que deu origem a essa família, sem a qual os filhos sequer existiriam pra começo de conversa.

A base da união tem que estar forte para levar uma família em frente. Então, nesse canto de vocês dois, permitam-se ser vocês dois. Até mesmo para nunca esquecer que essa parte da vivência de uma família é primordial e deve ser priorizada de vez em quando para não acabar um dia por "falta de manutenção".

casal 2

E sabe o que não pode faltar nunca no quarto do casal? Amor, respeito e companheirismo.

Nada disso é mais importante que a energia que você levam para dentro do cômodo. Tente manter seu refúgio de amor livre dos problemas do dia a dia. Para que discutir algum assunto chato da rotina justamente no espaço destinado exclusivamente à relação de você? Deixe isso para o dia seguinte. E boa noite.

Texto: Adriele Nardelli - Jornalista e redatora Prego e Martelo