Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Pendurando quadros com segurança

Publicado em 02.06.2022 |
Visualizacoes
92 visualizações

Veja o passo a passo para evitar problemas na sua decoração

quadro zen prego e martelo

Decoração de parede combina perfeitamente com quadros. Não é nenhuma novidade para quem trabalha com design de interiores. Essa peça versátil serve para qualquer cômodo e tem o poder de transformar o ambiente.

Mas, para que o efeito aconteça como planejado ele precisa estar bem colocado. Por vários motivos que vão muito além da mera questão visual. Normalmente não contratamos alguém para fazer esse serviço, é uma daquelas atividades decorativas que comumente entra na onda do “faça você mesmo” porque parece não ter segredo, né. No entanto, tem sim.

Leia também: Por que telas em Canvas são as melhores? 

Quer vender ou alugar? Saiba como fazer boas fotos

Como limpar quadros e telas da maneira correta

Um quadro mal colocado pode trazer muitas dores de cabeça, inclusive de forma literal, se ele cair em cima de alguém por estar mal fixado. Sim, a segurança de quem transita pelo cômodo também está em jogo na hora de pendurar um quadro mais pesado.

Se o quadro tiver mais de 9 quilos, por exemplo, talvez pregos não sejam suficientes. Nesse caso, é necessário selecionar as ferramentas certas e seguir um processo adequado.

01 metalizada

Vamos te ensinar agora como fazer isso com segurança e também trazer outras dicas que vão te ajudar a pendurar quadros corretamente.

1 - Prego ou parafuso? Qual escolher

Cada fixador tem suas características próprias, com vantagens e desvantagens, mas deve-se levar em conta que a maior diferença entre os dois é a rosca, que está presente apenas no parafuso.

E o que é a rosca?

É um conjunto de filetes que garante mais firmeza e permite também desmontar e montar novamente as peças, se necessário. Ou seja, torna o parafuso mais indicado no caso de você não ter certeza se vai manter o quadro naquele local por muito tempo. Para materiais que precisam ser fixados permanentemente os pregos podem ser a melhor opção.

2 – Avaliando a parede e o quadro

É preciso avaliar o peso da peça e o material da parede em que ela ficará. Há paredes de tijolo, madeira, gesso e diversos outros materiais e, dependendo disso, algumas ferramentas podem ou não ser usadas.

Mais do que o perigo de danificar a própria parede, fixar da forma errada uma peça pode comprometer a segurança da mesma. Um quadro mais pesado pode cair com esse “erro de planejamento”.

Por isso não deixe de pesar o material. Conforme o peso é que você vai escolher o processo e os materiais para fixação.  

kit 4 quadros

3 – Marcando o ponto de fixação

É recomendado que o quadro fique a, pelo menos, 1 metro e 60 centímetros do chão ou, se ficar sobre algum móvel, a 25 centímetros do seu topo. Faça essa medida e marque com um lápis o exato local em que serão feitos os furos.

Para ter uma ideia melhor do efeito da peça na parede antes de tomar a drástica atitude de furá-la, você pode usar um papel com as mesmas dimensões e colocá-lo ali para visualizar bem a ocupação do espaço.

Se for colocar uma combinação de quadros na mesma parede pode ser preciso colocar alguns abaixo da altura indicada ou bem mais no alto. Nesses casos a indicação é sobre a distância entre as peças: elas devem ficar aproximadamente de 7 a 15 centímetros umas das outras.

4 - Pendurando a peça

Para fazer a instalação de um quadro mais pesado você vai precisar de:

- Bucha de plástico;
- parafuso;
- pitões ou ganchos;
- conectores;
- corda ou aram;
- furadeira;
- chave de fenda;
- alicate.

kit tela prego e martelo decor quarto


Depois é só seguir os passos:

1 - Com a furadeira, faça um furo no local onde ficará o parafuso, marcado anteriormente com lápis.
2 - Insira a bucha no furo
3 - Coloque o parafuso na bucha, parafusando bem.
4 - Se o quadro for bem pesado é mais indicado que você use o pitão ou o gancho. Para isso fixe dois conectores na peça, lembrando de deixá-los na mesma altura.
5 - Corte a corda ou o arame em um tamanho um pouco maior que o da largura do quadro e amarre cada extremidade em um conector.
6 - Prenda a corda ou o arame no gancho ou no pitão e alinhe o quadro para que ele não fique torto.

Deixamos aqui um adendo de que, se o quadro for bem leve, é possível pendurá-lo sem furar a parede. Nesses casos pode-se usar algum dos seguintes materiais:

1.      Massa adesiva;

2.      Fita dupla face de espuma;

3.      Fixação com velcro;

4.      Ganchos adesivos;

5.      Fecho metálico adesivo;

6.      Suportes perfurados.

Para encontrar os quadros e telas que vão ficar perfeitos pendurados em qualquer parede, acesse www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo