Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Por que telas em Canvas são as melhores?

Publicado em 20.05.2022 |
Visualizacoes
184 visualizações

Por que telas em Canvas são as melhores?

Imagine isso: sua arte favorita pintada em tela por um artista, com alta qualidade e durabilidade. Maravilhoso não é mesmo? Mas não é todo dia que podemos contratar um artista profissional para reproduzir nossa paixão em um quadro.

Eis que a tela Canva aparece para resolver esse problema. Canvas é justamente o resultado do moderno processo de impressão em que uma imagem fotográfica é colocada sobre material similar a uma tela de pintura dando a impressão de que foi pintada à mão.

img 20220216 172927

Já é razão suficiente para optar por esse tipo de acessório na hora de decorar. Mas nós podemos te mostrar mais algumas.

1 – QUALIDADE

Canvas é um material de tecido sintético fosco de aparência rústica. Alguns modelos podem ser parecidos com textura de algodão e outros com uma tela de pintura. Por isso a relação com obra de arte.

O canvas é um intermediário: não é muito maleável, mas também não é muito plástico. Pode ser descrito como um tecido sintético fechado, com revestimento em acrílico e que, geralmente, tem como base o algodão.

Por ser compatível com tintas pigmentadas e corantes ela permite impressão de pôsteres e telas das mais variadas e geralmente é usado para comunicação visual de empresas em formato de banner, por exemplo.

Esse material é muito utilizado também em museus, exposições de arte e eventos justamente pela qualidade tanto do tecido, quanto da impressão feita nele.

2 – IMAGEM

Por ter a base de algodão, o canvas evita que a imagem tenha um efeito craquelado (ou seja, que apresente pequenas rachaduras na tinta) prejudicando o resultado final.

Outra grande vantagem da impressão nesse material é que não há a necessidade de tratamento para impressão.

green paint on white canvas

Mas como é feito esse processo para que fique com tanta qualidade e ao mesmo tempo esse ar nostálgico de obra de arte? Na hora de realizar a impressão, o tecido passa por uma camada de resina e por um tratamento antimofo, que garante a durabilidade e o acabamento de pintura. Depois de impresso, o tecido é curado, esticado de forma manual e grampeado na armação, também chamada de chassi. Nesse momento, recebe uma camada de verniz. E pronto, uma verdadeira pintura, mesmo não sendo pintura!

chassi em madeira para tela

3 – PRATICIDADE

Diferente dos quadros tradicionais com molduras, o canvas já está pronto para usar, o que evita o dilema de qual borda escolher.

É um tecido tão prático e recomendado que, por exemplo, é usado na produção de banners pois as laterais desse material não entortam, como pode acontecer com a lona.

Outra característica que faz desse material o queridinho da decoração sem mistérios: o efeito fosco permite sua utilização em ambientes com muita iluminação sem medo de reflexos.

Outro ponto positivo a favor da tela Canvas é que ela dá um efeito de despojamento ao ambiente. E se o espaço que você tem disponível for pequeno não tem problema já que a gama de opções em tamanho desse tipo de tela a torna perfeita para esses casos.

4 – VERSATILIDADE

É o pretinho básico da decoração: sabe aquela peça que serve pra qualquer ocasião e combina com tudo? É a tela em Canva.

Pela opção de tamanho, para começar, mas também pela infinidade de opções de impressão. Afinal, qualquer imagem pode ser colocada sobre esse tecido e transformada em um quadro. Você pode tanto optar por uma arte abstrata, que é sempre certeira, como por flores ou mesmo uma paisagem.

E, claro, dar seu toque pessoal ao acessório decorativo. É possível trazer aquela lembrança que você deseja compartilhar com seus convidados. Uma foto de viagem de família na parede da sala, a foto do casamento para o quarto de casal, da família para o cantinho do bebê ou o que seu coração mandar, mesmo que seja um objeto com valor sentimental para você.

 Também é fácil de combinar. Você pode usar uma tela grande em destaque na parede principal do cômodo e também várias pequenas telas distribuídas pelo espaço escolhido. Há uma infinidade de modos para usar esse acessório.

5 – ADAPTAÇÃO

Elas ficam bem em qualquer lugar. A tela Canva pode ser tranquilamente colocada em cômodos onde circulem crianças pequenas, inclusive, pois é um objeto seguro, leve e você não precisa se preocupar com acidentes.

As regras para utilizar o material são as mesmas seguidas ao escolher um quadro tradicional. O mais importante é combinar as cores da impressão com os elementos que integram o restante da decoração do ambiente. É o mesmo de sempre: harmonia entre os itens escolhidos vai gerar a sensação de decoração bem planejada.

Fora isso, o céu é o limite. Afinal ela se adéqua bem a qualquer cômodo, fica bem em casas e escritórios e, com tanta opção de impressão, pode casar com qualquer tema que seja escolhido para o espaço a ser decorado. Pode ser românticamoderna ou rústica. Simplesmente a camaleoa do mundo das telas: se adpata a qualquer ambiente.

Leia também: Quadros ou telas? Saiba mais sobre cada um para poder escolher

TELAS PARA QUE TE QUERO: DICAS PRÁTICAS PARA DECORAR COM ESSE ACESSÓRIO

Como limpar quadros e telas da maneira correta

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo