Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Quadros e mais quadros: como compor a decoração de parede

Publicado em 24.06.2022 |
Visualizacoes
122 visualizações

Nem sempre um quadro único é a melhor solução para seu projeto decorativo

kit quadros frases com 5 quadros para decorar o ambiente frases para quadros para imprimir

Paredes e quadros formam basicamente a conta perfeita da decoração de ambientes, não é mesmo? Não tem erro: se estiver sem grandes ideias para aquele espaço vazio aposte em um quadro.

Mas não é por ele ser uma escolha óbvia que precisa ser básico ou sem graça. Usando quadros e telas também é possível ousar. Foi-se o tempo em que a ideia de decoração de paredes era uma grande tela única colocada bem no centro. Pelo contrário, hoje a combinação de peças é que está em alta.

Leia também: Como limpar quadros e telas da maneira correta 

Corredores em foco: valorize esse espaço na decoração

Use e abuse das placas decorativas

Por que comprar quadros compostos? Como usar as telas avulsas para criar um efeito visualmente bonito? É o que a gente vai te responder agora:

1 – PARA COMEÇO DE CONVERSA

Quadros compostos: o que são?

A resposta é simples: São vários quadros, em tamanhos iguais ou diferentes, que juntos formam uma imagem inteira. É como se um quadro fosse cortado em várias partes. Eles são a mais nova tendência na decoração de ambientes.

mockup kit 3 telas 01

Eles causam um efeito moderno e ao mesmo tempo tradicional, já que no fim das contas o que está retratado ali é apenas uma informação visual, mas de um jeito fora do convencional.

Nesse caso, não tem muito segredo na hora de usar: você dispõe os quadros com espaçamentos uniformes entre si, de forma a compor a imagem desejada, como um quebra-cabeça mesmo. Prático e com efeito surpreendente.

E o melhor: você vai pagar por um quadro apenas, já que as peças são todas vendidas juntas. Além da variação de imagens divididas, há também a possibilidade de comprar telas que formam uma frase.

mockup 3 placas

2 – SE PREFERIR TELAS AVULSAS

Aí vamos aos segredos da composição com várias imagens. E aí a gente vai ter dar algumas dicas práticas para facilitar esse trabalho:

Dica 1 – Usando quadros com o mesmo estilo: Para não ter erro aposte nos itens monocromáticos. Composições simétricas, formas geométricas iguais, cores que conversam entre si, temas que se complementem. É uma forma de ter um roteiro prévio para sua composição, um padrão para seguir. A escolha segura para o projeto.

conjunto de 4 quadros decorativos premium beauty girl

Dica 2 - Misturando quadros de estilos diferentes: Se você não gosta do padrãozinho e quer criar algo mais marcante, misturar quadros de estilos diferentes cria composições surpreendentes. Nesse caso vale aquela regra de cuidar com excessos: pense sempre na harmonia que deve haver em qualquer etapa de um processo decorativo. Se estiver parecendo que um circo vomitou na sua parede, provavelmente está errado.

A dica aqui é encontrar algumas características que podem unificar a parede de quadros, como uma cor neutra, uma tonalidade mais forte ou um estilo de moldura. Assim, ainda que variadas as peças vão conversar entre si.

Dica 3 – Variando nos tamanhos:  Não só o estilo pode ser sortido, mas também as dimensões dos quadros. Fica moderna uma parede com telas de diversos tamanhos e até formatos. Tanto que até mesmo quadros compostos já são disponibilizados com partes de tamanhos diferentes.

O céu é o limite para sua imaginação na hora de dispor os quadros na parede, mas a gente tem dica, claro: coloque os quadros maiores ou menores na área central do desenho e deixe a área periférica para os quadros de tamanhos diferentes.

Conjunto de 4 Quadros Decorativos Premium Maravilhas da Natureza

Dica 4 – Aproveitando a parede toda: Já ouviu falar em Galery Wall? É um estilo que consiste em criar um tipo de galeria de arte na parede. Basicamente é ela todinha preenchida com quadros ou telas.


Costuma ser usada em residências com o pé direito alto, pois aproveita o espaço disponível e traz mais aconchego para o ambiente. Mas você também pode fazer em uma parede de destaque do cômodo escolhido respeitando a diferença de proporções, ou seja, usando quadros menores para um espaço disponível menor.

imagem 481

Dica 5 – Agregando elementos: Por que só quadros? Você pode incrementar a produção com outras peças que tenham algum significado para você. Por exemplo, se você ama música, um violão vai ficar lindo na composição e ainda falar sobre você. Quer mais personalidade na decoração do que isso? A criatividade que lute.

Dica 6 – Destacando minha composição: Não adianta fazer uma parede incrível de quadros e ninguém conseguir ver direito as peças. Capriche na iluminação do seu ponto de destaque do ambiente. Não só mantenha bem iluminado de modo geral, mas invista em iluminação própria para esse espaço. Luz sempre evidencia os pontos importantes de uma decoração: onde ela estiver e pra onde os olhares irão primeiro.

quadro audrey marilyn prego e martelo sala de estar

Dica 7 – Garantindo o efeito desejado: Faça moldes. Essa etapa é essencial para criar a composição de quadros e evitar o trabalho de ajustar os objetos depois de já colocados. Pegue folhas de papel e recorte no tamanho dos quadros. Em seguida, cole os papéis testando a disposição escolhida para saber se vai ficar como você esperava. Na mente nem sempre temos uma ideia completa de como vai ficar na prática. Não deixe nas "mãos da sorte"!

placas decorativas para casa

Os quadros sempre foram protagonistas da decoração de paredes. E, tamanha sua versatilidade, foram se adaptando para não perder espaço com a chegada das opções mais contemporâneas. Essa adaptação permite que hoje você mantenha até mesmo peças de família no ambiente, sem perder a modernidade. Aproveita e se joga!

E para comprar o quadro perfeito para sua composição acesse www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo