Dicas

Dicas para Usar e Abusar dos Quadros na Decoração

Publicado em 26.12.2019 | comentários
169 visualizações

Uma parede muito bem decorada é capaz de operar grandes milagres em um ambiente. Se soubermos distribuir muitos os quadros, placas decorativastelas e esculturas de paredes, conseguiremos um efeito decorativo simplesmente “mara”.

A escolha do quadro certo pode inclusive reforçar o estilo que escolhemos para nossa casa, afinal, são objetos íntimos e que demostram a personalidade do morador da casa, desde o tamanho até o estilo desejado representam a pessoa que o escolheu.

Porém o contrário também pode ser verdade, um mau arranjo nas paredes pode causar um efeito negativo.

É por isso que devemos levar em consideração certos aspectos, especialmente quando se trata de saber onde pendurá-los e como.

Uma das primeiras chaves para escolher as pinturas é estabelecer uma relação entre elas e a decoração. O motivo, a cor ou a moldura devem estar harmoniosamente relacionados à decoração e ao restante das pinturas.

Também é de suma importância que os membros da casa se identifiquem com as pinturas, seja pelo estilo ou pelos temas.

No que diz respeito à distribuição das peças, não há muitas regras taxativas a observar. A regra básica para pendurar quadros é mantê-las no nível dos olhos do observador. Pendurar os quadros muito alto não será uma boa opção. Além disso, os quadros devem ter um certo relacionamento entre si. Mais à frente daremos mais dicas quanto a isso.

A verdade é que quadros são praticamente uma unanimidade em matéria de decoração, pois, ajudam dar vida e muita personalidade a qualquer ambiente em que estejam. E podem ter vários elementos que te conectam com a casa, como frases de músicas ou livros, inspirações, pinturas abstratas, paisagens e pôsteres...

Sem mais delongas vamos desvendar a decoração com quadros!

Quem é quem: tipos de quadros para decoração.

Posteres: 

Os posteres são quadros muito populares. Mas se você está pensando naqueles que você colocava no seu quarto e tinha relação com artistas ou modelos, não poderia estar mais enganada. Muito embora não esteja errada. Porém, existem outros tipos de posteres, com os mais diversos tipos de temas e que ficam lindos com uma bela moldura!

Telas: 

Os quadros que são feitos de telas pintadas por artistas como Salvador Dalí ou Tarsila do Amaral são lindíssimos! As telas são quadros de alta qualidade e possuem um charme extraordinário, seja na parede da sala de jantar, da sala de estar ou, inclusive, no corredor.

Atualmente as telas decorativas são feitas em tecido 100% algodão Canvas. Na prática funciona assim: você está diante de uma impressão fotográfica, mas a sensação que você tem é de estar diante de uma tela pintada à mão. Se você está procurando um produto único, sofisticado e moderno para o seu ambiente, as telas canvas são tudo o que você precisa.

Quadros de vidro:

Os quadros de vidro são imagens impressas diretamente em uma placa de acrílico. Uma opção é expor esses quadros com uma luz de fundo, gerando um efeito luminoso ainda mais mágico para o seu cômodo.

A iluminação é feita diretamente atrás da tela de vidro e fica em segundo plano. Sem contar que para limpar é super fácil, basta você pegar um pano, flanela ou espanador e realizar a limpeza a seco. Evite usar produtos químicos mais complexos.

Quadros grandes ou médios.

 

qstv008cfpreto

Algumas dicas a serem lembradas são, por exemplo, que as molduras grandes podem ser colocadas principalmente em espaços vazios ou muito grandes, para que se destaquem melhor e não se crie um ambiente muito carregado.

Quanto aos quadros médios, recomenda-se que tenham boa iluminação e que não fiquem a menos de 1,5 metro do chão. A altura necessária para que a imagem, devido ao seu tamanho, atinja maior presença e pareça mais bonita e vistosa.

Composição com vários quadros ou placas.

 

qcon006cfpreto

Para quem gosta de pendurar várias peças (quer se trate de quadros, placas ou telas) na mesma parede, recomenda-se que seus tamanhos sejam intercalados e que a peça maior esteja localizada no centro da parede e o restante ao redor, para que os pesos visuais não sejam desproporcionais.

Decoração com pinturas modernas.

 

qgeo007cfbranco

As pinturas modernas são uma ótima opção e, de fato, muitas possuem fortes laços com os estilos decorativos atuais, como o minimalismo, só para citar um exemplo.

Sobre padrões, desenhos e cores.

 

qmin030cfbranco

Entre as muitas pinturas modernas que temos em voga, temos que falar de modelos de pinturas que possuem, por exemplo, algum tipo de padronagem ou desenho abstrato. 


São pinturas também apresentadas em cores muito neutras, com quase nenhum tom que se destaca acima das demais, ou com tons variados, entre os quais predominam linhas e formas como mencionei antes, abstratas. São uma boa pedida para quem quer um ambiente mais sofisticado.

Decoração com quadros vintage.

Os quadros vintage são peças clássicas, antigas e de muita qualidade. O vintage é um estilo de decoração que remete o estilo de vida dos idos das décadas de 1920 a 1960, e que pode ser aplicada para peças de vestuários, calçados, móveis e peças decorativas.

Os quadros vintages tornam o ambiente clássico e moderno.

Paisagens.

34629372 quadro ponte vintage paisagem decorativo

 Podemos apostar em pinturas retrô que apresentam litografias de pinturas famosas ou que imitam os grandes pintores. Imagens como paisagens, por exemplo, e que você pode comprar em um tamanho pequeno ou médio e até colocar duas ou três juntas.

Natureza morta.

 

4652natureza_morta2

As imagens também parecem naturezas-mortas, perfeitas para qualquer cômodo da casa, como a cozinha.

Decore com frases, sim.

As imagens que possuem frases também são uma tendência. Eles são perfeitos para hall de entrada, corredores e até mesmo quartos, e geralmente são quase sempre repletos de declarações, mensagens inspiradoras ou mensagens de amor.

Grandes frases, pequenos quadros.

 

qmin007cfpreto

Quem não gosta de uma frase motivacional, de vez em quando hein? Melhor ainda se vier no formato de arte, certo? Os quadros com frases e mensagens são uma grande tendência.

De tamanho pequeno a mediano podem figurar de modo versátil, em qualquer ambiente: de um quarto, passando pela cozinha e até mesmo no banheiro.

Quadros com frases para recepcionar.

qmin013cfpreto

Engraçado, acolhedor, sim, você pode recepcionar suas visitas com uma bela mensagem em formato de quadro. Mais abaixo veremos algumas ideias.

E vamos às sugestões de disposições dos quadros:

Quadros sobre prateleiras.

quadros na prateleira prego e martelo

Sabia que você pode decorar sem precisar furar e deixar marcas na parede? Uma grande tendência é deixar os quadros apoiados ou encostados em cima de aparadores, balcões e escrivaninhas encostados na parede. Outra opção também é colocá-los em cima de prateleiras, misturando-os com outros objetos decorativos. Fica lindo!

Dois quadros iguais.

 

qinf004cfpreto

Também será uma boa idéia apostar em duas pinturas iguais. Dessa maneira, a parede adquire um estilo muito mais particular.

Vários quadros para compor uma frase.

qmin028cfpreto

Como dito anteriormente os quadros com frases ou palavras são uma grande tendência e caem muito bem em ambientes modernos e minimalistas.

Dicas de quadros por ambientes.

Quadros para quarto infantil.

 

qinf014cfbranco

Se o que queremos é decorar o quarto dos pequerruchos, podemos escolher imagens que sejam representativas dos personagens de televisão, quadrinhos ou desenhos que eles mais gostam e sempre acrescentarão muito mais estilo do que um simples pôster. Os quadros podem ser tão coloridos e criativos como o resto do ambiente e estar de acordo com o gosto dos pequenos.

Quadros para quarto juvenil.

 

qgam001cfpreto

Por outro lado, também podemos escolher imagens que não são de personagens, mas que estejam relacionadas ao "universo juvenil", como um navio pirata, lua cheia, etc ... Coisas para os menores e os mais jovens da casa darem asas à imaginação quando estiverem em seus aposentos.

Quadros para quarto de adulto.

 

qpin015cfmadeira

Para quartos de adultos, será essencial escolher uma pintura que não só gostamos, mas que também traga um certo estilo ao cômodo. Além de apostar em pinturas com elementos da natureza ou paisagens relaxantes, pode-se escolher, por exemplo, motivos abstratos e que, sem dúvida, darão um estilo diferente ao espaço.

Decoração com quadros na sala de estar.

 

tnat032cf

Se esiver procurando uma pintura que se destaque em nossa sala ou na nossa sala, é melhor optar por aqueles que têm tamanho médio ou grande. A verdade é que, se tivermos um espaço considerável e optar por pendurar um quadro grande no centro da parede, seremos capazes de atrair os olhos de todos que a vêem, muito mais do que se decidíssemos pendurar várias fotos.

Por outro lado, se escolhermos esta segunda opção, para colocar mais de duas pinturas em nossa sala, podemos escolher aquelas que sejam de motivos ou tons semelhantes e que se combinem muito melhor neste espaço. 

Quanto às razões ou elementos das pinturas para as salas, podemos escolher diferentes, e de fato sempre levando em consideração nosso próprio gosto e personalidade, embora possamos nos deixar levar pelas tendências do momento, como o fato de escolher imagens de prédios ou paisagens urbanas, hoje muito carregadas.

Cozinha e área de lazer.

 

qgar011cfpreto

Em ambientes como a cozinha e área de lazer, podem ganhar quadros personalizados com temas culinários e divertidos para compor a decoração de ambientes espaços externos, assim como quadros de artesanato, alimentos, natureza-morta, também bastante utilizados nestas áreas.

Geralmente são posicionados em paredes vazias para quebrar a monotonia de paredes sem móveis e/ou decoração, mas caso a ideia seja deixar a cozinha com mais destaque, também utiliza-os apoiados em prateleiras de cozinha e área de lazer, complementando a decoração junto com artigos culinários postos sobre as prateleiras.

Quadros na decoração do banheiro.

 

Quadros para decorar banheiro 0122

Quanto ao banheiro, podemos escolher pinturas que também são variadas, mas, por exemplo, aquelas que têm motivos da natureza serão talvez as mais bem-sucedidas. Imagens com motivos como uma praia, o mar ou a paisagem de uma floresta.

Dicas para escolher o quadro com a pintura, arte ou gravura ideal.

Quando temos que escolher a imagem que irá decorar o espaço desejado, alguns pontos devem ser levados em consideração.

Primeiro, sabendo que a pintura não é o objetivo principal do espaço, nem será o protagonista, a menos que realmente desejemos que seja, pelo contrário, geralmente é um elemento para decorar adicional, portanto, é necessário levar em consideração a integração total e em conjunto com o restante dos elementos encontrados nesse ambiente.

Por outro lado, lembre-se de que a pintura não é apenas a pintura ou o desenho, mas também possui uma moldura que fará parte da decoração.

As imagens e a importância das molduras.

Hoje, podemos fazer uso de diferentes tipos de molduras, que até ficam mais coloridas que a própria pintura, que, mais uma vez, se torna um importante elemento decorativo.

É por esse motivo que às vezes é preferível que a pintura seja sem moldura ou com uma moldura simples para não roubar o destaque da parte artística.

Escolha uma pintura de acordo com sua personalidade e estilo.

Pode parecer uma dica óbvia, mas acredite, é crucial. Na hora de escolher a pintura, a personalidade dos moradores do local deve ser levada em consideração, pois é preciso que exista uma identificação com ela e com o restante de seus próprios elementos decorativos.

Tudo isso faz com que você tenha que refletir muito bem antes de comprar um quadro, tela ou placa, se ela realmente combinar com sua personalidade e conseguir refletir o que deseja, muito melhor.

De olho na tendência!

Os quadros coloridos, com efeitos em 3D e geométricos estão na crista da onda. O truque é combiná-los com uma base mais neutra ou, para os mais ousados, com outros padrões e estilos. Outra opção é a impressão de gravuras, mais em conta do que o quadro pintado a óleo. Certeza de sucesso na decor.

Alguns cuidados.

  • Fique atenta o sol pode causar rachaduras na tinta, manchas e marcas algumas vezes irreversíveis;
  • Para que os quadros não marquem as paredes, coloque pedaços de cortiça no verso, nas extremidades inferiores;
  • Evite produtos químicos, use álcool ou água na limpeza. Utilize um pano macio para remover a poeira. Para limpezas mais complexas, contrate um profissional;
  • Fique atenta a infiltrações ou mofo nas paredes, que podem danificar os quadros;
  • Embale-os com cuidado ao transportá-los e fique atento na hora de posicioná-los em caixas.

Dicas bônus:

  • Antes de partir pra furadeira, pense bem na composição final dos quadros. É bom fazer “réplicas” de papel com o mesmo tamanho dos quadros e colá-las com uma fita na parede. Dessa forma você visualiza bem e pode fazer quantos ajustes desejar.
  • É sempre bom pendurar os quadros de forma que seu centro fique a 1,60m do chão. Dessa maneira todos vão conseguir apreciá-lo de uma maneira agradável, tanto os mais altos como os mais baixinhos.
  • Se ele estiver sobre um sofá, cuide para que o início da moldura fique de 20 a 25 cm mais alto que o encosto, para não atrapalhar quem está sentado.
  • Quando estiver em cima de uma cama, ele deve ficar a 60 cm do chão se ela não possuir cabeceira e se possuir, a 20 cm de altura a partir do final da cabeceira.

Viu? Quadros são peças muito versáteis, basta usar a criatividade para criar um ambiente cheio de personalidade. Conta pra gente, você decora utilizando quadros como?

Comentários