Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Quer vender a casa? Então preste atenção nas dicas

Publicado em 25.07.2022 |
Visualizacoes
41 visualizações

Listamos 5 coisas que fazem um imóvel desvalorizar

chaves casa propria imovel financiamento 1625338229908 v2 3x4

Ah, a montanha russa que é se desfazer do seu lar. Sair do ambiente onde viveu tantas histórias, mudar de vida, recomeçar. Já é coisa que chega para lidar, não é mesmo? Por isso mesmo ninguém precisa ter estresse adicional com contratempos na negociação.

Leia também: Feng Shui para iniciantes 

9 dicas para escolher a melhor casa ou apartamento pra você

Não é minha, mas quero decorar

Nessa caso, alguns cuidados durante este processo podem evitar frustrações e fazer com que a experiência seja muito mais agradável. Tem coisas que desvalorizam um imóvel que não estão em suas mãos, mas outras são solucionáveis; Por isso preparamos essa lista. Vamos te mostrar o que pode impedir que você consiga comercializar sua casa ou apartamento no valor certo e de forma ágil.

58effb50d0776c9a9de60860c768545f vende se casa

1 – CUIDADO COM O ANÚNCIO

Não erre no primeiro contato do comprador com a sua oferta. Como fazer isso? Saiba quanto seu imóvel vale e respeite isso. O mais indicado é chamar um consultor imobiliário para que essa análise seja feita, já que ele tem experiência com isso.

Vai ser preciso analisar a região onde o imóvel está localizado e as expectativas do mercado, lembrando que valor de anúncio acima do valor real de venda automaticamente vai afastar possíveis compradores que sequer chegarão a visitar o espaço. 

Além disso, é necessário saber separar o valor agregado, que é o que damos ao imóvel na hora da venda, do valor percebido, que é a percepção do cliente em relação ao preço da propriedade. Móveis planejados ou um cômodo personalizado podem ter grande valor emocional para você, mas o novo morador, pelo contrário, pode achar inclusive que eles devem ser trocados ou reformados. 

2 – ATENÇÃO COM A DOCUMENTAÇÃO

vender casa online gi 850x514

Depois que o comprador foi até o imóvel, interessado em comprar, ele vai querer garantir que não terá problemas legais. Por isso, as pendências na documentação também podem causar insegurança e desvalorizar a propriedade. A dica aqui é acertar toda a parte burocrática antes mesmo de anunciar a venda.

3 – CAPRICHE NA APRESENTAÇÃO

Comprador atraído, documentação em dia, hora de mostrar o imóvel ao possível futuro morador. Essa apresentação precisa ser bem feita também. Isso já começa no anúncio, em que as fotos devem ser reais e corresponderem à situação atual da propriedade. Nada de fotos antigas em que tudo estava mais conservado. Já publicamos aqui no blog um artigo com dicas de como fotografar imóveis para a venda. Se o comprador entrar no ambiente e perceber que foi enganado, a negociação tem tudo para não vingar.

a1ea328d6dc2035aa9841a8316f664b5 imobiliaria gravatai aluguel venda imovel casa apartamento 2

Já na hora da visitação, é importante que o imóvel esteja bem arrumado para causar uma boa impressão. Muitas vendas são feitas pelo olho, como dizem: se o interessado conseguir visualizar o potencial do espaço, o interesse automaticamente aumenta.  A bagunça, como poluição visual que é, também pode atrapalhar a percepção real dos cômodos na hora da visita.

Os cuidados com a decoração na hora de vender um imóvel também são essenciais para evitar a desvalorização. Mesmo que os móveis não façam parte do pacote de venda, eles dão uma ideia mais aproximada de como cada parte da casa pode ser aproveitada. Lembre-se, o fator visual é primordial na hora de vender uma casa ou apartamento: capriche para deixar o possível dono com vontade de morar ali.

4 – NÃO ESQUEÇA DA MANUTENÇÃO

Se possível, dê uma ajeitada nos problemas mais evidentes da estrutura. Rachaduras, marcas de umidade ou mofo e paredes descascadas, por exemplo, passam uma péssima primeira impressão. Pode afastar o cliente ou reduzir bastante o valor de venda.

quer vender o seu imovel sozinho ou acompanhado 1200x675

Por isso, consertar vazamentos, rachaduras e realizar pequenos reparos é essencial antes mesmo de fotografar o espaço para os anúncios. São coisas muitas vezes pequenas, que farão uma diferença enorme para quem está vendo sua casa pela primeira vez com intuído de viver ali.

Além dos problemas de deterioração aparentes é preciso se atentar também aos vícios ocultos, que são aqueles problemas na parte hidráulica, no telhado ou nos alicerces da casa, por exemplo. Apesar de não estarem visíveis, provavelmente um comprador mais minucioso vai analisar essas situações antes de qualquer decisão.

5 – MODIFICAÇÕES DE PLANTA OU REFORMAS

Reformas são ótimas para que o imóvel seja vendido mais facilmente, já que os compradores não querem ter que mexer nele logo depois da transação. Listar melhorias feitas por conta da deterioração normal de estruturas vai mostrar ao possível comprador que você teve um cuidado em oferecer o produto a ele sem avarias.

Em contrapartida, reformas muito abrangentes ou personalizadas podem limitar os perfis de possíveis interessados e, obviamente, isso vai limitar também a possibilidade de venda. A sugestão é apostar em imóveis com bases neutras, que devem agradar boa parte dos interessados e deixar a mente deles viajar nas possibilidades para aquele ambiente.  

quero vender meu apartamento 940x529

Você viu aí que respeito ao próximo e sinceridade são as palavras de ordem da boa negociação, principalmente com um produto tão grandioso e importante como a casa em que alguém vai morar. Aqui, a máxima que deve ser aplicada sempre é “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”. 

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo