Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Segredos de decoração para área externa

Publicado em 25.03.2022 |
Visualizacoes
252 visualizações

Parte de fora da casa também merece carinho especial

decorac a o de a rea externa 1

Que decorar a parte interna de uma casa é muito importante não é nem preciso dizer, né? E, claro, todo mundo sempre dá aquela atenção especial para isso quando está montando seu “lar, doce lar”. Mas você se lembra de incluir a área externa nesse planejamento de design?

Leia também: Ter horta em apartamento é possível 

As plantas certas: saiba quais são e onde colocar

Alerta: lindas e tóxicas

Onde não colocar as plantas que atraem dinheiro, de acordo com o Feng Shui

É uma parte do projeto que por vezes apenas “deixamos pra outra hora”. Aquele tal “depois a gente vai arrumando”. Mas nesse “depois”, muitas vezes o espaço acaba sendo esquecido e negligenciado. No fim, o que poderia ser um atrativo da casa se torna um grande espaço vazio ou desorganizado que em nada agrega à família.

E como ela pode ser bem usada. Uma área que serve para descanso, lazer, recepção de amigos. Ela é parte do seu lar. E já temos aqui a primeira dica: faça desse espaço uma extensão da área interna. A decoração dos ambientes deve, pelo menos, conversar.

Dito isso, listamos mais uma série de dicas e truques para deixá-la mais charmosa e elegante:

1 – Pense no verde

1decoracao area externa jardim como decorar

É externo, logo, ao ar livre. Então entre no clima e deixe o ambiente incorporar a natureza que o cerca. Mesmo que não seja totalmente aberto, isso vai dar um ar de continuidade, de leveza e de naturalidade.

Nesse sentido, a ideia de fazer um jardim vertical cabe bem. Aquela parede verde vai dar um toque especial ao espaço.

Ainda  falando em paredes, fazemos aqui um adendo para outras ideias que pode ser interessantes para essa área.

- Texturização na superfície

- Aplicação de azulejos;

- Estrutura de tijolinhos ou pedras.

decorac a o para a a rea externa

Seguindo com a questão do verde, vale também investir em vasos e plantas espalhados pelo espaço, criando a sensação de que se pode estar mesmo na rua, em meio à vegetação.

2 – Móveis específicos

E aqui o planejamento vai além do layout. Você precisa lembrar que, se ficar exposto às condições do tempo, ele deve ser feito de materiais resistentes a ventos, chuvas e outras intempéries.

Fora isso, vale seguir a temática de liberdade, materiais que combinem mais com essa sensação de estar ao ar livre.

Os principais tipos de móveis e acessórios utilizados na decoração de um espaço externo são:

- Sofás e poltronas;
- Mesas e cadeiras;
- Espreguiçadeiras e bancos;
- Armários
- Balanços e redes
- Almofadas;
 -Tapetes;
- Mantas;
- Capas;
Quadros e telas

dicas para decorar varandas e areas externas
 

3 – Aproveite a vista

Um dos destaques de uma área externa é que normalmente ela tem uma linda vista. E isso não é algo que se deva deixar passar batido, não é mesmo?

Posicione os móveis de modo a terem mais acesso a essas belas imagens proporcionadas pela natureza. Instale uma rede em algum ponto do ambiente que esteja mais em contato com essa vista. Deixe o visual ser destaque que ele vai fazer sua parte para deixar o espaço ainda mais convidativo tanto para quem mora na casa quanto para os visitantes.

como decorar a area externa image16 600x397

 4 – Arrisque nas cores; Mas não tanto.

Ao contrário do ambiente interno, esse espaço pode não ser tão freqüentado no dia a dia. Se for o seu caso, aproveite para ousar nas cores. Você pode usar tons mais chamativos, que se destaquem e dêem vida ao espaço. Mas não esqueça de seguir uma paleta que não fuja totalmente do seu padrão de décor. A ideia é que seja uma parte da casa, integrada ainda que separada.

verde decoracao destaque 980x520

Caso ela seja integrada realmente ao ambiente interno ou muito utilizada, a ideia de cores fortes pode acabar causando um efeito cansativo nos moradores. Além de que, nessa situação, a decoração deve ser ainda mais casada com o design escolhido para o restante do imóvel.

 5b3f96aeb21e9c7461a02be8

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo