Icon Favoritos
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Superstições nossas de cada dia: a decoração a seu favor

Publicado em 01.07.2022 |
Visualizacoes
147 visualizações

Vamos te mostrar dicas de design relacionadas a algumas crenças populares

agostoagostoagosto

Que atire a primeira pedra quem nunca fez ou deixou de fazer algo por causa de um dito que atravessa gerações! De um jeito ou de outro você já deve ter seguido alguma superstição popular. Acreditando ou não, muitas vezes acabamos adotando essas dicas até por precaução: vai que é verdade, melhor não arriscar.

Leia também: Dicas de como organizar uma área de serviços simples em sua casa 

Protegendo sua casa dos eventos climáticos

Relaxar e prosperar: use o Feng Shui no banheiro

Se você é desse time dos que não querem pagar pra ver, vamos mostrar agora uma lista com 10 crenças populares que dizem respeito a algumas atitudes que já temos diariamente - muitas vezes dentro da nossa própria casa - e de outras que podemos adotar se quisermos alguma mudança específica de vida. E, claro, 10 dicas decorativas para driblar ou potencializar essas danadinhas.

Voc conhece o ritual da vassoura atrs da porta 1280x720

1 – Visita indesejada: se quiser que alguém vá embora logo, coloque uma vassoura de ponta cabeça atrás da porta. Ou, se preferir, jogue sal no fogo que tem o mesmo efeito. (Só aconselhamos conferir se a visita em questão leu esse artigo antes de fazer isso de forma muito ostensiva.)

1.1 – Falando em vassoura: quer casar um dia? Então fuja para as montanhas quando alguém estiver varrendo a casa. Se passarem a vassoura nos pés de um solteiro, adeus festa para a família. Também não se deve varrer a casa de noite porque isso expulsa a tranqüilidade do lar.

o que e supersticao definicao origem e exemplos 3

DICA DECORATIVA: Vassouras visíveis, de modo geral, não são uma boa pedida. Nossa dica aqui é que elas fiquem sempre dentro de armários. A posição em que serão colocadas fica a seu critério, desde que não estejam espalhadas pela casa.

2 – Não quer perder dinheiro? Não deixe a bolsa no chão.

DICA DECORATIVA: Aqui também entra a estética da casa, né. Afinal, acessórios jogados por aí dão uma sensação de desleixo. E, se formos buscar o Feng Shui pra dar uma forcinha, também não é auspicioso ter coisas espalhadas pela casa. Além de que a umidade que muitas vezes tem no piso pode não ser muito positiva para a vida útil da sua bolsa. Quer uma opçõa infalível para resolver esse dilema? abuse de ganchos, penduradores e organizadores.

b19e71537ba5f54450e8042514

3 – Salvando a mãe: nada de chinelo virado pelo chão. Desvire qualquer calçado que esteja espalhado por aí. (Depois ainda pode sempre jogar na cara da matriarca que você vive se esforçando pra manter ela viva.)

DICA DECORATIVA: Assim como vassouras e bolsas, chinelos jogados pela casa não trazem boa energia. Sabe aquele monte de sapato na frente da porta? Nada bom do ponto de vista do design de interiores. A dica é aquela básica: tenha um armário para guardar sapatos no hall de entrada (se não tiver outra opção). Melhor ainda é entrar em casa pela área de serviço e já deixar toda bagunça ali mesmo, escondidinha.

dymymjlx4aabzz2

4 – Salgando o relacionamento: se quiser brigar com uma pessoa entregue o sal diretamente para ela quando for solicitado. Como ninguém quer começar uma briga deliberadamente na hora da refeição fica a dica: se alguém pedir o sal, não entregue na mão e sim na mesa diante da pessoa.

DICA DECORATIVA: Aqui a expressão chave é “mesa posta”. Se vamos falar de pessoas sentadas apreciando uma refeição, obviamente que precisamos ressaltar as vantagens de uma decoração bem feita nesse sentido. Você pode até aproveitar e colocar saleiros em lugares estratégicos para que ninguém precise entregar o sal pra ninguém. 

sousplat flor de lotus prego e martelo

5 – Espelho dá azar: muito além da história de não poder quebrar esse acessório a sabedoria popular diz que ele pode atrair raios durante uma tempestade. Nesses momentos você deveria cobri-los.

É VERDADE? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Ainda bem, porque eles ficam lindos em qualquer ambiente da casa.

DICA DECORATIVA: Espelho, espelho meu. Não precisamos nem falar muito sobre os benefícios dessa peça para a decoração. Mas vamos destacar alguns: aumenta a sensação de espaço em um cômodo dependendo de como for usado e também pode ser aliado para incrementar a iluminação do local. E, claro, temos o Feng Shui que ensina a usar espelhos a seu favor: tudo que ele reflete virá dobrado para sua vida.

espelho adnet branco prego e martelo

6 – Quer que a visita volte? Então corra para abrir a porta quando ela estiver indo embora. Se ela tiver que fazer isso por conta própria, pode nunca mais voltar. (Talvez até porque fique ressentida com a falta de atenção.)

DICA DECORATIVA: Falando em portas, vamos te ajudar a atrair uma visita muito bem vinda que você vai querer que volte muitas vezes: segundo o Feng Shui a porta principal da casa é por onde entra também a energia. Atenção para uma lista básica de como atrair só coisas boas: a porta deve estar sempre com a manutenção em dia, não deve ter nada bloqueando sua abertura que deve ser total e deve ser usada diariamente pelos moradores da casa.

porta feng shui prego e martelo 1

7 – Fazendo o dinheiro aparecer: você precisa colocar dinheiro embaixo do prato de nhoque no dia 29 de cada mês. Na pior das hipóteses, comer nhoque todo dia 29 vai virar uma tradição de família. (O mais difícil aqui é mesmo a parte de cozinhar.)

DICA DECORATIVA: Se você vai para a cozinha todo dia 29 de cada mês é bom que seja um ambiente aconchegante. Ela deve ser limpa e organizada e, segundo o Feng Shui, ter espelhos na decoração é auspicioso. Também segundo o Feng Shui o fogão não pode ser colocado de forma que a pessoa que cozinha fique de costas para a porta, pois isso favorece situações desagradáveis como mentiras e traições. Ah, e falando em cozinhar, não esqueça de ter um bom avental quando for fazer isso. 

8ff617502ab7e75ecd1f18c1a3

8 – Alguém falou uma coisa muito ruim que você não quer que aconteça? bata na madeira três vezes. (Depois é só tomar todas as precauções para que essa coisa ruim não aconteça porque também não dá pra confiar só na sorte, né.)

DICA DECORATIVA: Pra garantir que tenha madeira para você bater quando falar algo negativo, que tal apostar nesse material para incrementar a decoração? Você pode usar pisos de madeira, investir nos móveis rústicos que estão muito em alta, revestir paredes ou usá-la em acabamentos.

8c4fa35a0492a3b306b834f457

9 – Casa nova? Levantar de manhã? Sempre com o pé direito primeiro. (Literalmente a ideia é evitar que te digam no trabalho que você “levantou com o pé esquerdo”.)

DICA DECORATIVA: Falando em levantar de manhã, o Feng Shui tem dicas para posicionar a cama, que podem influenciar diretamente na troca de energias que circulam pelo dormitório. Recomenda-se usar uma cabeceira firme, para transmitir proteção e segurança. Além disso, a cama deve estar com a cabeceira encostada em uma parede sólida e de frente para porta, mas não com os pés totalmente voltados para ela. A ideia é permitir que as pessoas deitadas na cama tenham a visão ampla de quem entra e sai do quarto.

372fb65daeb9a109a386a93bee

10 – Plástica ao contrário: nunca pise no chão gelado depois de tomar banho porque sua boca pode entortar.

É VERDADE? Sim. Não se trata de uma superstição apenas já que o choque térmico pode realmente causar alterações faciais permanentes. Embora ainda não haja nada totalmente comprovado, a exposição brusca ao frio pode causar paralisia facial de acordo com algumas evidências. Por garantia, melhor levar esse item mais a sério do que a maioria dos outros. E isso inclui qualquer tipo de resfriamento brusco, como ir do sol direto pra a frente da geladeira aberta, por exemplo.

DICA DECORATIVA: Já ouviu falar em piso térmico? É um sistema de aquecimento que tem por finalidade deixar a casa aquecida nos dias frios. Sai mais caro, mas é um investimento que vale a pena, com certeza. Caso o orçamento não comporte essa solução mais abrangente, apostar em tapetes é a solução mais eficaz. Principalmente nas áreas em que o choque térmico possa acontecer.

tapete ano novo prego e martelo

Até aqui te ensinamos alguns truques decorativos para deixar a casa bonita e, ao mesmo tempo, driblar algumas superstições (só por garantia). Para finalizar, como bônus, vamos deixar mais 5 dicas populares que vale a pena saber, mesmo que não tenham tanta relação assim com a decoração de ambientes.

1 – Perde o copo, mas ganha paz: se você quebrar um item de vidro ao lavar a louça deve ficar feliz porque se trata de algo ruim que precisava partir (infelizmente teve que ser junto com seu copo favorito, mas foque no lado positivo)

2 – Equilíbrio e força ao pentear o cabelo: se você deixar cair o pente é sinal que vem aborrecimento por aí.  (Vamos combinar que bem mais fácil que evitar tudo de ruim que pode acontecer num dia é segura firme o pente, não tem desculpa.)

3 – Mau agouro: não dê vasos de presente de casamento. A menos que queira ver o matrimônio acabar em divórcio. (Pensando bem, se você for advogado, pode ser auspicioso para atrair clientela.)

4 – Bem específico: não se deve cortar unhas à noite porque isso te deixa sem proteção contra maus espíritos. (Parece que eles gostam de pessoas com unhas bem feitas.)

5 – Pedindo presente: está precisando de uma carteira nova? Peça pra alguém. Você deve ganhá-la assim como espera que aconteça com o dinheiro que vai ser guardado nela. (Vale principalmente se a carteira for muito cara, já que aí literalmente você vai ver seu dinheiro sumindo se tiver que comprar)

fdeccff3dece7ad8ab3d06419677a4bc

Brincadeiras à parte (você deve ter notado nossa tentativa sutil de senso de humor entre parênteses), muita gente pode ter lido esse texto e percebido que segue superstições sem nem ao menos se dar conta disso, não é mesmo? Muitas crenças populares estão enraizadas na nossa criação que acabam virando parte da rotina. Se está dando certo, melhor manter, né! Afinal, mal não faz.

Se tiver mais alguma superstição que a gente não citou aqui e quiser ajudar nossos leitores, pode deixar nos comentários. Supersticiosos unidos jamais serão vencidos. (É o que a gente espera.)

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo