0
Seu carrinho está vazio :(

Fuja do óbvio: vamos falar de sousplat divertidos?

Publicado em 01.11.2021 |
30 visualizações

Ele conquista pela utilidade e praticidade, mas pode surpreender pela versatilidade

s18

Para começar, vamos relembrar o que é para que serve um sousplat?

Do francês que significa literalmente “prato de baixo" é o que a tradução diz: um prato maior do que aquele em que será servida a refeição, com um tamanho de 35 cm de diâmetro, e que fica abaixo dele.

sousplat prego e martelo

Serve como base para os pratos que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Com isso cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante essa troca de pratos. Também evita que sua comida fique “deslizando” pela mesa e ainda a protege de possíveis “acidentes”.

COMO USAR SOUSPLAT?

As dicas básicas de uso desse item são bem simples e diretas:

- Ele deve ficar 2,5 cm da borda da mesa

- Você pode colocar na mesa uma toalha ou até mesmo um jogo americano

- Não é correto utilizá-lo para sobremesas

- Nunca se deve apoiar os talheres, pois o sousplat é apenas para o prato

s222

- Copos e talheres ficam no jogo americano ou sobre a própria toalha

- Não sirva petiscos diretamente sobre ele.

Dito tudo isso, o básico da utilização de sousplat, vamos agora sair totalmente do básico. Afinal, nossa meta aqui é exatamente viajar nas possibilidades e te mostrar que esse acessório pode ser o astro da mesa posta.

Vamos listar alguns modelos divertidos e temáticos que vão te ajudar a pensar a decoração para qualquer ocasião.

Leia também: Guardanapos de Tecido: 13 Ideias Incríveis e Tutorial de Como Dobrar! 

Sousplat nosso de cada dia: motivos e dicas para abusar desse item na sua mesa posta

1 – FORMATO DE FOLHA

Ele não tem desenhos de folhas. Ele é uma folha. Já pensou na surpresa dos seus convidados vendo essa peça lindíssima ficando visível quando o prato de entrada for retirado para a chegada do prato principal? Aposto que comentários positivos serão emitidos nesse exato momento.

s2

s 1

2 – JANTINHA COM OS “PARÇAS”

Seus amigos ou amigas do treino, da jogatina e da torcida também são visitas freqüentes? Então celebre o que une vocês para começo de conversa.

Modelos personalizados são uma grande pedida para fazer aquele amigo se sentir em casa, valorizado e lembrado a cada momento do preparo da refeição.

Afinal, que amante dos encontros para poker não vai gostar de ser surpreendido por essa lembrança na hora da troca dos pratos?

s23

Ou aquela pessoa que está com você sofrendo na torcida pelo time de coração? Jogando a bolinha do final de semana que faz tão bem? Traga essa bola que é paixão dos dois para a mesa também;

bola

3 – DATAS COMEMORATIVAS

Vamos fazer um estoque de sousplat para estar pronto em qualquer ocasião? Então aposte nos itens que remetem a datas importantes.

Vai receber amigos para a páscoa, por exemplo? Sim, são muitas opções de estampa para deixar o jantar ou almoço ainda mais especialmente feito para o momento, literalmente.

s4

E já dá para ir se adiantando e preparando a ceia de natal. Afinal, sousplat são itens duradouros e você pode deixar guardadinho para surpreender a qualquer hora.

s8

4- MODELOS VAZADOS

Eles são tão fofinho que praticamente dispensam legenda. Você foge do óbvio sem ousar demais e esse tipo de item vira clichê, servindo para praticamente tudo.

s11

Até mesmo o desenho dele pode ser diferente do tradicional redondo. O efeito causado por essa quebra de protocolo totalmente calculada também vai ser diferenciado.

s10

E se você gosta mesmo é do formato mais comum também tem como ousar só nos detalhes: já pensou em um jantar do dia dos namorados com esses corações servindo de base para a comida preparada com todo amor para seu crush?

s5

5 – ESTAMPAS QUE PARECEM TEXTURAS

Também uma peça coringa: dificilmente vai passar despercebido, mas também serve para todo e qualquer evento que você fizer.

Separamos como exemplo esses modelinhos lindos que dão a impressão de que você foi cortar uma árvore para servir seus convidados de forma rústica e totalmente chique. Tem como não chamar atenção?

s16

s33

6 – MODINHAS NA MESA

O que está bombando em termos de estampa? Descubra e atualize seu estoque.

Por exemplo, o tie dye: colorido, divertido, moderno e antenado.

s15

7 – PRATO DO DIA

O prato do dia é pizza? E se ela também estiver por baixo do que está sendo servido? Cheio de estilo, né?

s6

8 – SERVINDO PALAVRAS

Qual sentimento você quer que seus convidados tenham ao sentar na sua mesa para dividir uma refeição? Que tal dizer isso a eles de forma bem direta.

Palavras têm o poder de levar seu pensamento para algo. Então, se você está agradecido pela noite maravilhosa, talvez a visita possa saber disso apenas levantando o prato!

s34

Ou quando a entrada for retirada você pode já passar aquele recado preparativo para o que vem pela frente: bom apetite e aproveite nosso prato principal.

s14

9 – CRIANÇAS TAMBÉM COMEM

Se nós gostamos de itens com nosso estilo dispostos na mesa, por que não dar essa mesma atenção aos nossos filhos e os filhos de nossos amigos?

Estampas infantis também já estão em alta para sousplat. Eles vão se sentir ainda mais incluídos nos eventos e, quem sabe com sorte, se animem para comer tudinho que está no prato.

s12

Tudo que fazemos na vida fica mais fácil quando nos divertimos. Até o que seria obrigação se torna prazer diante da expectativa de divertir o outro.

Estamos falando aqui de um questão de etiqueta, com regras e recomendações criadas por especialistas e, exatamente por isso, se aventurar na arte da mesa posta pode causar certo receio.

Mas a mensagem que deixamos aqui é de liberdade: sim, há coisas que ficam ótimas dentro dos padrões. Mas até o que está seguindo tradições e regramentos pode ser feito com bom humor, fugindo do óbvio.

Afinal, não há regra para a sua imaginação!

Gostou dos modelos que mostramos durante esse artigo? Todos estão disponíveis no site www.pregoemartelo.com.br

Divirta-se! Literalmente!

 Texto: Adriele Nardelli: jornalista e redatora Prego e Martelo