0
Seu carrinho está vazio :(
Tendências

Good Vibes only: tranquilidade em casa com uma decoração Zen

Publicado em 27.09.2019 | comentários
1.278 visualizações

 

Nossa lar doce lar é a nossa fortaleza, nosso refúgio de tranquilidade e paz, certo? Pelo menos assim deveria ser.

A decoração de inspiração Zen é um estilo decorativo que visa romper com a correria do dia a dia, com o estresse no trabalho, o estresse do trânsito, etc.

Visa transformar sua casa em um recanto à prova da loucura de fora, um local que apesar dos pesares do cotidiano transmite tranquilidade e paz.

Apenas um ambiente ou canto da sua casa decorado com esse estilo fará com que você se desconecte do exterior e seja capaz de relaxar e entrar em um mundo de introspecção.

Mas o que é o estilo Zen?

 

zen prego e martelo

 

O estilo decorativo Zen, tem uma pegada baseada na filosofia oriental. Busca alcançar a harmonia e o equilíbrio na decoração dos ambientes almejando transmitir tranquilidade e paz interior aos seus ocupantes.

Apesar de possuir alguma ligação com o budismo, o Zen não é uma religião, não é uma filosofia e não deseja impor nada a ninguém.

Dessa forma, você não precisa acreditar em nada específico para poder adotar o estilo, ok? Zen é um estado de espírito, em que se privilegia a nossa consciência a respeito do “aqui” e do “viver o agora”.

Está muito ligado a práticas relacionadas à meditação, paz, tranquilidade e harmonia. Com o passar do tempo, todos esses aspectos foram refletidos também na decoração dos ambientes.

A partir de uma decoração ordenada, simples e minimalista, cumpre-se a famosa e quase clichê premissa do “menos é mais”.

Ambientes claros e simples, construídos com materiais e formas que transmitem serenidade compõem o jeito de decorar Zen.

Como decorar uma casa com estilo Zen.

 

decoracao zen prego e martelo

 

Como dissemos acima a decoração zen é simples. Consiste em criar ambientes de harmonia nos quais podemos liberar essa paz interior através do equilíbrio. 

Uma filosofia de design aplicada em muitos outros aspectos da vida. Podemos dizer que uma evolução do design Zen seria minimalismo.

Quanto às cores, as premissas são as mesmas para todos os ambientes: o branco e a gama inteira das cores neutras, beges, ocres e tostados, com detalhes decorativos em tons vermelhos ou verdes secos, sem chamar muito a atenção.

Os móveis devem ser poucos e simples, em madeira natural ou vidro, de aspecto leve e moderno e de linhas retas.

Materiais básicos de uma decoração Zen.

 

decor zen prego e martelo materiais

 

Escolha materiais naturais como a madeira, que aporta conforto e aconchego. Para os têxteis, linho e algodão são os protagonistas de uma decoração Zen.

Também combina os espaços com pedra e água, como uma pequena peça central...

Procure espaços simples, como dissemos antes, você não pode ter muitos objetos nos móveis ou nas mesas laterais. 

Além de economizar muito tempo limpando, transmitirá involuntariamente mais espaço, liberando espaço físico e mental.

Como usar a iluminação adequada à decoração Zen.

 

decor zen prego e martelo luz

 

A luz, neste estilo de decoração deve ser limpa, sutil, cálida e o mais natural possível, por isso, abra janelas e cortinas e deixe a luz solar iluminar a sua casa com calor, naturalidade e conforto.

Deve criar espaços calmos, que convidem à meditação e à contemplação

Durante a noite, aposte em uma luminária de piso ao lado de uma deliciosa poltrona na sala de estar. Crie também alguns pontos de iluminação indireta para dar mais intimidade e sensação de relaxamento.

Os aromas na decoração Zen.

 

aromas decor zen prego e martelo

 

Esqueça purificadores de ar artificiais, espalhe algumas velas aromáticas ou incensos pelo ambiente escolhido ou até mesmo pela sua casa.

Essências com cheirinho de lavanda ou maçã trazem um clima super intimista e cômodo. Já os incensos naturais, como o de eucalipto ou jasmim, são ideais para meditar, limpar a mente e curtir o momento.

Dicas para decorar um banheiro com estilo Zen.

 

zen5 prego e martelo

 

Para decorar o banheiro, você deve ser o mais minimalista possível, inclusive na escolha do design dos móveis para este ambiente.

Linhas limpas e simples misturadas com elementos naturais e com as cores corretas ajudarão a criar a sensação de Zen perfeita.

Escolha cores que se harmonizem com a natureza: castanho claro, branco e cinza, enquanto o verde é a cor de realce perfeita, usando elementos decorativos como plantas, obras de arte e acessórios.

Madeira Natural e Pedra são comumente apresentados em banheiros de inspiração asiática. Procure objetos de vidro para acessórios.

Dicas para decorar uma sala de estar ao modo Zen.

 

sala zen prego e martelo

 

Para decorar uma sala e dar um toque Zen, precisamos que os materiais sejam naturais e muito simples. Feche os olhos e pense em pureza, simplicidade. 

Agora pense na sua sala de estar, certamente há muitas coisas que você poderia mudar, alguns objetos em excesso que você poderia remover, para entrar com tudo no jeito Zen de decorar, certo? 

Se, por exemplo, você tiver um painel de TV, pode remover todos os objetos que você tem em cima, deixar só o que é realmente essencial ou possui uma grande memória afetiva.

O Zen busca harmonia e equilíbrio, elimina tudo o que visualmente não contribua para alcançar esses objetivos.

Abuse de sofás macios e cheios de almofadas fofinhas para uma decoração completa.

Deixe a casa ainda mais confortável com uma manta e uma cadeira de balanço na varanda. Outra ideia são os assentos suspensos.

O dia a dia fica mais confortável com uma manta e cadeira de balanço na varanda. No piso, não deixe de colocar tapetes agradáveis que despertem a vontade de andar descalço.

A madeira desempenha um papel fundamental, o revestimento de madeira é quase um requisito essencial, embora colocar madeira natural no chão possa ser muito caro, talvez você possa optar por materiais que repliquem a textura e sensação da madeira, como pisos ou pisos laminados.

Dicas para criar uma decoração Zen no quarto.

 

quarto zen prego e martelo

 

Ser capaz de dormir em um ambiente Zen é definitivamente recompensador e maravilhoso, em muitos hotéis eles usam esse estilo para tornar a experiência agradável.

Cores clarinhas, look minimalista e predomínio do branco, bege e afins.

Um estilo bem Zen no quarto ajuda a favorecer momentos de reflexão, aconchego e noites bem dormidas.

O difícil é ter de sair do quarto e ter de encarar o corre corre das ruas novamente! rsrs

A palavra de ordem na decoração Zen é: ordem.

 

ordem prego e martelo zen

 

Sem ordem, não há Zen, não há relaxamento ou paz ... Embora essa não seja uma dica necessariamente voltada para a decoração, é importante que você saiba que para ser coerente com o estilo Zen, deve manter tudo arrumado.

Nada de deixar suas roupas em cadeiras ou na cama, objetos espalhados pela casa, desorganização. 

Isso quebrará completamente a idéia de harmonia e relaxamento. E sinceramente não é isso que você quer não é mesmo?

Objetos religiosos na decoração Zen.

 

decoracao de sala criativa zen prego e martelo

 

Se você tem alguma religião, pode optar por inserir elementos dessa crença no ambiente também. Budas, santos e cia, trazem boas energias mesmo para quem não tem tanta fé assim.

Apenas não caia num dos erros mais comuns de quem costuma decorar com objetos religiosos, que é o excesso.

Assim como qualquer estilo decorativo, o segredo é sempre optar por menos para dizer mais.

Quanto menos objetos você usar, mais charmosa vai ser a sua decoração e mais bacana será admirá-la e melhor ficará o seu ambiente Zen.

Com essas idéias para decorar sua casa, esperamos que você obtenha o efeito desejado. Boas vibrações pra você!

Imagens: National Geographic, The Spruce, Pinterest, Casafã, Decopt, Homedit, Radiosolta

Comentários