Tendências

Mil sensações em apenas um ambiente: aprenda a misturar texturas na decoração

Publicado em 31.08.2019 | comentários
572 visualizações

Responda sinceramente: você já teve a sensação de entrar em uma casa que parece que todos os elementos decorativos conversam entre si?

Sabia que a ideia de misturar diferentes tipos de tecidos e materiais ganhou mais força nos últimos anos e já é quase indispensável para a criação de um ambiente moderno e harmônico?

Na decoração usamos a textura dos revestimentos e objetos para, instigando os sentidos do tato e da visão, tornarmos um ambiente mais interessante e rico, incluirmos sensações ou sentimentos ligados à estas texturas.

E as diferentes texturas podem aparecer no formato de tecidos de almofadas, tapetes, pisos, estofado do sofá e até nas paredes e azulejos. Você deve estar imaginando: ah, mas reproduzir algo do tipo demanda muito trabalho.

Pois saiba que não! Muitas vezes, o segredo está em saber como misturar texturas na decoração. Quer deixar a sua residência mais bonita com a mistura de texturas? Então, este artigo é para você.

 

aprenda a misturar texturas na decoracao

Descubra a seguir como misturar texturas na decoração de seu lar doce lar de maneira única e deixar cada cantinho com a sua cara do seu jeito!

Antes de qualquer coisa: qual é a proposta do cômodo?

duvida textura prego e martelo

A textura é o aspecto de uma determinada superfície e pode ser natural ou artificial. É por isso que é uma tendência decorativa facilmente aplicável a qualquer tipo de ambiente de uma casa ou apartamento.

É essencial conhecer os variados tipos de texturas e o que dá de fazer com cada uma, procure principalmente identificar se é ou não condizente com os seus objetivos decorativos, se condiz com seu projeto. São elas, textura visual ou tátil.

A textura visual apela ao sentido da visão, chama a atenção, é vistosa e atraente. Já as texturas táteis, por outro lado, além de chamar atenção, ainda emanam a necessidade do toque (veludo, por exemplo).

Além de acrescentar o aspecto visual ou tátil, a textura ajuda a impor um estilo de decoração específico, como suaves e brilhantes para uma sensação moderna; ou ásperas e naturais para um efeito rústico.

Estes são alguns tipos de elementos com diferentes texturas, como:

Tijolo;
Madeira;
Pedra;
Metal;
Tecidos;
Vidros;

Para usá-las corretamente, o primeiro passo é pensar na proposta do cômodo. Por exemplo, no quarto você pode desejar uma atmosfera que transmita mais comodidade e conforto o que demanda elementos que remetam a essas sensações.

Já na sala de visitas, a preferência pode ser por algo mais elegante e sofisticado. Isso determinará a escolha por tecidos e outros materiais.

É claro que algumas pessoas preferem deixar todo o ambiente com um padrão mais homogêneo.

As sensações que transmitem são múltiplas, podendo gerar desde uma redução na amplitude quando usadas em grandes superfícies, como oferecendo um espírito acolhedor, mais intimista em locais menores.

Não importa o estilo decorativo, a verdade é que a textura é um elemento-chave na construção de uma boa decoração, com tanta importância quanto a cor ou as formas dos móveis, mas às vezes é negligenciada.

Você tem a sensação de que está faltando alguma coisa na decoração de sua casa?

Sem a adição de texturas na decoração, seja qual for o ambiente, tudo pode parecer simplesmente frio e sem graça.

Agora, ouse adicionar texturas à decoração e sua casa ficará muito mais aconchegante e interessante.

Ok, você deve estar se perguntando: como eu faço isso? Como decorar usando as texturas? Podemos dizer que não é algo complexo. Veja a seguir

Crie texturas com tapetes!

tapete textura prego e martelo

Tapete é um acessório indispensável para quem pretende incrementar a decoração de casa, são elementos que tornam os espaços automaticamente mais acolhedores.

Ajudam a definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa.

E não há regras quanto ao formato de um tapete, mas ainda assim, ambientes clássicos ainda dão preferência aos modelos quadrados.

Para quem quer ousar um pouco mais, pode optar por um tapete redondo ou um modelo um pouco menor deslocado da composição dos móveis. Isso dá uma cara mais personaliza à decoração.

Dica: Usar tapetes sobre outros tapetes, e tapetes de formatos com geometrias diferenciadas chama bastante atenção. 😉

Mescle objetos de tecidos diferentes.

tecido textura prego e martelo

O principal responsável por criar a textura é justamente o tecido. Adicionar tecidos de diferentes texturas é uma maneira muito rápida e fácil de melhorar a decoração e criar profundidade.

Lã, renda, linho, veludo, algodão estampado… A variedade de texturas nos tecidos é impressionante e podemos brincar com elas para decorar a nossa casa.

Misture, por exemplo, almofadas de diferentes materiais em cores que combinam e elevam a decoração imediatamente.

Busque um elemento que os una para criar uma harmonia: cores análogas ou contrastantes são o suficiente.

Pode apostar que o seu espaço se tornará único e quebrará padrões, trazendo mais personalidade à decoração.

 

aprenda a misturar texturas na decoracao2

Aproveite a textura natural da plantas.

plantas na decor textura prego e martelo

Diga sim aquelas plantas e flores que você deseja ter em sua casa.

Bem como, diga sim aos objetos fabricados com materiais naturais como fibra, madeira e outros, que podem ser colocados no mesmo espaço.

Tais texturas trazem originalidade à decoração, mas também um contraponto entre os elementos o que ajuda a valorizar o visual de cada um deles.

Só pra exemplificar, imagine uma sala com parede em cimento queimado, com uma parte destinada a plantas e, embaixo, um banco de madeira com almofadas de linho? Um arraso não verdade?

Assim fica fácil apostar que a mistura trará mais beleza ao décor.

E quanto às plantas, tê-las em casa só traz benefícios, além de seu apelo decorativo é claro.

Para os menos cuidadosos (e aqueles que querem economizar água), você pode contar com plantas como suculentas e cactos, que tem um apelo visual bem bacana.

Jogando com diferentes tipos de plantas, você pode criar muita textura e de quebra, também purificar o ar ao redor!

Vamos de papel de parede?

papel de parede prego e martelo

Outra forma de inserir a textura em um cômodo é por meio do papel de parede.

Como ele tem diferentes padronagens e acabamentos, apostar nesse produto é trazer para a decoração algo marcante e com uma proposta, bem diferenciada.

Com o uso de cores e sombras diferentes, o papel de parede dará muita textura às suas paredes e está disponível em uma variedade de designs impressionantes.

Isso porque o papel de parede será combinado com outros elementos do ambiente, criando um mix de texturas bem peculiar.

Pisos para todos os gostos...

tipos de piso prego e martelo

Os pisos são itens de muita importância na decoração. São responsáveis pelo revestimento da sua casa ou apartamento e por conferir mais atratividade aos ambientes.

Os pisos de madeira e laminados são um dos tipos mais práticos do mercado. São de fácil instalação e limpeza, com um resultado muito bom em questões estéticas.

Os pisos carpetes, muito comuns no passado, perderam mercado e adeptos ao longo dos anos. Para uns, é convidativo e ótimo para o conforto térmico; para outros, lugar perfeito para o acúmulo de sujeirinhas invisíveis.

Os ladrilhos hidráulicos com certeza também são opção bacana. De cores vibrantes e variadas, trazem um toque retrô à casa, pode ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes, são bastante resistente a impacto e desgaste.

O piso de porcelanato é um piso mais clássico. Confere efeito de amplitude e brilho ao cômodo.

Vale apostar em pisos vinilicos, pastilhas e outros materiais que em combinação com outros elementos imprimam personalidade, aconchego e bem-estar ao ambiente.

Aposte na criação de contrastes.

contraste cores prego e martelo

Explorar elementos teoricamente opostos pode deixar em evidência toda a decoração de um ambiente. Uma excelente ideia que está em alta é fazer uma composição forte, utilizando uma textura mais grotesca e marcante misturada a elementos claros e minimalistas.

Por exemplo: uma parede bem estruturada e colorida com móveis brancos e retos à frente. Ou, então, um sofá de cor neutra com almofadas premium, de tecido de cor quente e com ranhuras.

Outra opção é a composição entre cores quentes e frias, que também traz personalidade aos espaços e os torna mais atraentes.

Harmonizar cores antagônicas é tarefa fácil para quem aprecia ambientes coloridos. Já para quem prefere tons neutros, a mistura pode entrar como pontos de cores.

Há ainda como inserir contraste por meio da mistura de elementos de diferentes estilos decorativos.

Superfícies metalizadas ou refletivas para criar texturas na decoração.

acrilico espelhado prego e martelo

Os acabamentos metálicos, ajudam a criar profundidade e dar textura à decoração.

Além disso, os acabamentos brilhantes o ajudarão a refletir a luz e dar uma sensação de profundidade, elementos dourados, prateados ou de tons acobreados também adicionam um toque muito especial.

Os itens decorativos em acrílico espelhado, além de uma opção super em conta estão na crista da onda e trazem um toque todo diferenciado na decoração.

Aqui mesmo na loja do Prego e Martelo você encontra itens perfeitos em acrílico espelhado para brincar com as texturas na decor do seu lar doce lar (confira aqui!).

Trabalhar com texturas, exige criatividade, bom gosto e personalidade.

O importante é ser criativa(o) e usar isso a favor da ousadia na hora de experimentar novas texturas, pois não há regras concretas para você ir em busca das texturas que mais te agradam e mais combinam com seu estilo de vida dentro de casa.

E então, pronta(o) para misturar texturas na decoração da sua casa?

Imagens: Pinterest, Vano- Home, Decor4all, Residence Stylle, Decor Berlin, Prego e Martelo

 

Comentários