0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

CAMA POSTA: CONHEÇA ESSA TENDÊNCIA QUE ESTÁ EM ALTA NA DECORAÇÃO

Publicado em 23.10.2020 | comentários
656 visualizações

Arrumar a cama vai deixar de ser uma obrigação e se tornar um prazer

cabeceira cama capa prego e martelo

Sabe aquela sensação de entrar em um hotel e ver uma cama que parece te chamar para uma boa noite de sono? Você pode ter isso em casa também. O “segredo” dos hotéis e das capas de revista é fácil de reproduzir e, vamos combinar, uma cama bem arrumada e convidativa traz até uma sensação de paz, né.

E você deve fazer isso por você mesmo.  Já ouviu aquela frase “se quiser arrumar sua vida, comece arrumando sua cama”? Ela tem bastante sentido. De acordo com o almirante da marinha americana William H. McCraven, em um discurso inaugural na Universidade do Texas “Se não consegue fazer as pequenas coisas direito, nunca conseguirá fazer coisas grandes direito. Se por acaso tiver um dia ruim, voltará para casa e encontrará uma cama arrumada por você. E uma cama arrumada dá a sensação de que o amanhã será melhor”.

No livro “o poder do hábito” arrumar a cama está correlacionado com aumento da produtividade e maior sensação de bem-estar. A arrumação também dificulta o acesso de bactérias e ácaros aos lençóis.

E segundo o Feng Shui criar esse hábito ajuda a organizar a mente e torna os pensamentos mais claros e objetivos.

arrumar cama2

Motivos suficientes para começar a incluir essa atividade na rotina da manhã, né? Então presta atenção que vamos te ensinar a fazer aquela cama posta de revista para dar ainda mais vontade de arrumar.

DICA 1 – COMPOSIÇÃO

- Começamos com a saia, caso você tenha cama Box. Ela vai dar um acabamento. No caso ainda da cama Box, o ideal é ter uma boa cabeceira e incluí-la no planejamento da decoração.

- O lençol deve ficar bem esticado. E bem centralizado, sem “sobras” a mais em algum dos lados.

- Se quiser um efeito diferenciado, o sobre lençol (ou lençol de cobrir) deve ser dobrado próximo à cabeceira em 30 cm. A mesma coisa deve ser feita com a colcha.

- Travesseiros e almofadas ficam melhores se dispostos em diagonal, formando um degrau.

ab img 3472quarto de casal planejado liliana zenaro

Isso é o básico para deixar a cama bem arrumada. A espinha dorsal da cama posta. Vamos agora atentar aos detalhes.

DICA 2 - QUANTIDADE DE ITENS

Sabe aquela frase “menos é mais”? Aqui ela não cabe. Uma boa cama posta tem muito elementos e é isso que a diferencia. Basta ver as capas de revistas, que vão muito além do básico citado acima. Mas, o que você vai precisar para ter o pacote completo? Vamos à lista:

- Travesseiros

- Almofadas

- Lençol de deitar

- Lençol de cobrir

- Edredom e manta

- Manta decorativa

- Saia (no caso da cama Box)

cabeceira da cama prego e martelo mosqueteiro

Vamos agora por partes:

1 – TRAVESSEIROS E ALMOFADAS

mockup 3 almofadas

Uma boa dica é deixar dois travesseiros encostados e, na frente, colocar uma composição de almofadas menores que podem ser coloridas e estampadas, combinando com o restante da decoração do seu quarto. E aqui é aquela história: mais é mais. Você pode abusar: quanto mais desses itens, mais a cama vai chamar atenção.

Claro que provavelmente você terá que tirar parte desses travesseiros e almofadas na hora de dormir. Mas pelo efeito que causa, vale o empenho.

Fica tambémaquela dica básica de colocar os itens maiores atrás. E vale lembrar também que almofadas podem ser mais do que apenas aqueles “mini travesseiros” quadrados. Ouse não só nas cores, mas também nas texturas, estampas e formatos.

2 – LENÇÓIS

Lençol é esse essencial. Sobre lençol é opcional. Nem todo mundo usa esse item, principalmente quando tem ainda manta ou edredom na composição. Mas se for usar é importante que ele combine com o restante das peças.

Uma dica que não te erro: já compre tudo em joguinhos. É na hora da compra que você define uma das partes mais importantes da decoração que é exatamente a combinação dos elementos.

cama arrumada pendler

3 – EDREDOM E MANTA

Não há uma regra definitiva para cama posta. Você pode ousar nas combinações ou seguir o padrão mais conhecido que citamos no começo dessa postagem. E com as mantas e edredons, vale levar em conta também o clima.

Se mora em um lugar mais quente, por exemplo, talvez você nem tenha cobertores mais pesados. Pode então compor com edredom ou, no verão, com o sobre lençol fazendo essa função.

Se a sua região tem frio e calor extremos, na hora de escolher pode analisar assim: cobertores são feitos com uma composição de tecidos mistos, como poliéster, lã e acrílico. Por isso, fazem menos volume.  Já o edredom deixa a cama mais confortável, fofinha, mas vai ser mais difícil de lavar e guardar.

4 – MANTA DECORATIVA OU PESEIRA

cama arrumada crescendoaospoucos

Peseira é aquela “mini manta” que fica na parte de baixo da cama, cobrindo só um pedaço da colcha ou do edredom.

As mantas também podem ficar na parte dos pés da cama, dobradas ou esticadas para dar aquele toque final na composição. Se não tiver mantas, cobre-leitos, cobertores ou edredons também são boas opções para deixar à mostra como destaque no ambiente.

Decoração de quarto de casal sem mistério

Feng shui do amor: como decorar o quarto de casal para trazer harmonia à relação

DICA 3 – ATENÇÃO PARA A QUALIDADE

Beleza é importante, mas não deve ser a única coisa levada em conta. Afinal, quando falamos em cama, tudo que você fizer vai impactar diretamente no seu sono.

Por isso atente para a qualidade do lençol, por exemplo: dê preferência aos tecidos 100% algodão, ou que tenham predominantemente algodão. Além do toque suave, ele ajuda a nossa pele a respirar.

Faça o mesmo com o restante dos itens. Melhor gastar um pouco mais e ter maior conforto e durabilidade do que acabar se arrependendo da compra. Você  sabe, às vezes o barato sai caro, como dizem por aí.

Também é adequado ter roupas de cama reservas para repor na hora da limpeza. Afinal, higiene também é muito importante no seu ambiente de descanso. O indicado é trocar o lençol uma vez por semana. Já as fronhas que ficam em contato com o rosto e o cabelo, partes oleosas do corpo, devem ser lavadas preferencialmente a cada três dias.

DICA 4 – PARA COPIAR: ESTILO QUE FAZ SUCESSO

cama cebola

Já ouviu falar em “cama-cebola”? Tem esse nome exatamente por ser composta de camadas e é um dos jeitos mais comuns de arrumar a cama para ficar chique.

Vamos ao passo a passo pra te inspirar:

1º passo – Estique o lenço de forma uniforme

2º passo – Coloque a manta ou cobertor cobrindo a cama inteira ou dobrada pela metade.

3º passo -  A colcha deve ser colocada por cima, com uma dobra próximo à cabeceira como ensinamos no começo dessa postagem. Atenção para combinar essa dobra com a cor do que aparece na parte descoberta.

4º passo – Coloque o edredom, mais uma vez deixando uma parte do que tem por baixo a mostra, mais uma camada da nossa cebola

5º passo – Coloque a manta decorativa, aquela que fica dobrada cobrindo apenas a parte de baixo do colchão.

6º passo – Travesseiros e almofadas. Lembre que estamos trabalhando com camadas. Então use e abuse deles para criar esse efeito.

Estante para quarto de casal embutida na parede prego e martelo

Com essas dicas você vai ter uma boa base de quais efeitos causam impressão melhor na hora de fazer sua cama posta. Mas não há regra específica, como já dissemos, então permita que sua criatividade entre em ação. Use e abuse das cores, texturas e disposição das peças. Crie sua própria combinação ideal;

E sempre leve em conta que você está arrumando seu espaço especial de descanso então, antes de qualquer coisa, aposte naquilo que te traz conforto e tranquilidade.

A sua única preocupação vai ser descobrir um jeito de não querer passar o dia nessa cama.

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.