0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como decorar a sala de jantar de sua casa, de acordo com alguns estilos decorativos

Publicado em 15.09.2020 | comentários
71 visualizações

A sala de jantar é, juntamente com a sala de estar, um dos locais onde se passa mais tempo em casa.

Ou, pelo menos, o que mais é visitado, pois o café da manhã (e em alguns casos o da tarde), o almoço e o jantar são diários.

Mas, acima de tudo, é aquele lugar que gostamos de ostentar quando recebemos visitas ou queremos fazer alguma celebração ou reunião com amigos e familiares e que, por isso, temos que deixar a mais maravilhosa e receptiva possível.

Não importa se a sua sala de jantar é grande ou pequena, se é rústica ou nórdica; o que importa mesmo é que a decoração da sua sala de jantar seja feita ao seu gosto e, claro, ao estilo do resto da casa, ou, pelo menos, da divisão em que se encontra.

Ainda que, em geral, divida espaço com a cozinha ou sala, mesmo que exista uma parede ou uma zona bem diferenciada de um espaço para o outro.

Nas linhas seguintes reunimos para algumas ideias de decoração para salas de jantar que estão na moda e que você poderá aplicar consoante o estilo de decoração que escolheu para a sua sala de jantar, bem como a sua dimensão.

Como decorar salas de jantar vintage.

vintage sala de jantar prego e martelo

A meio caminho entre salas de jantar modernas e salas de jantar rústicas, as salas de jantar vintage oferecem muito espaço quando se fala em idéias de decoração, porque abrangem estilos diferentes em um.

Em geral, este tipo de sala de jantar é caracterizada por:

Móveis em madeira envelhecida: para dar aquele toque vintage ou rústico de outros tempos, mesmo que se trate de móveis novos.

Cores em tons pastel, marrons, verdes e amarelos, mas nunca berrantes; que são aqueles que estão associados às salas de jantar de outros tempos.

Decoração extra abundante: vasos nas mesas, grandes móveis para guardar pratos, garrafeiras... por isso, este tipo de decoração está mais associada a casas maiores; mas também pode adaptá-lo aos medidores da sua sala.

Mesas compridas e largas: porque outras vezes as famílias se reuniam em volta da mesa e esse estilo preserva aquele espírito de família, que hoje se traduz mais em momentos específicos e, muitas vezes, mais com os amigos do que com a família.

>> Saiba mais: Mesa posta: como dobrar os guardanapos de forma decorativa.

Como decorar salas de jantar clássicas.

sala de jantar classica prego e martelo

Tenho certeza de que quando você fala de uma sala de jantar clássica, a primeira coisa que vem à mente é a ideia de uma sala de jantar elegante ou luxuosa, onde brilham móveis de madeira maciça e taças de vidro Murano.

Mas a verdade é que as salas de jantar tidas como clássicas não têm de ser luxuosas, embora tenham de ser elegantes.

Em suma, uma sala de jantar de uma vida, mas adaptada aos tempos modernos, onde a mesa, tal como na sala de jantar vintage, é a verdadeira protagonista.

É geralmente um móvel extremamente robusto e serve para acomodar um maior número de pessoas.

Além disso, neste tipo de sala de jantar, as cadeiras costumam ter um estilo tradicional, com um encosto confortável para passar longas horas jogando conversa fora.

E as de veludo são ideais, porque dão aquele toque entre o tradicional e o elegante que toda sala de jantar clássica necessita.

>> Saiba mais: Eu amo rosa. E agora? Essa cor não é tão comum em decoração, mas vem ganhando espaço.

Decoração nórdica de sala de jantar.

sala de jantar nordica prego e martelo

Mudamos drasticamente a terceira, porque as salas de jantar nórdicas não são sobrecarregadas, nem têm móveis de cores diferentes, muitas vezes sequer tem móveis...

Então, como é uma sala de jantar nórdica?

Geralmente consiste em uma mesa de madeira robusta, que pode ser natural, branca e quadrada ou alongada; sem grande alarde decorativo.

Simplicidade e praticidade são buscadas acima de tudo. As cadeiras seguem o mesmo estilo.

Por isso, também podemos falar de salas de jantar minimalistas quando nos deparamos com uma de estilo nórdico, uma vez que terá o mobiliário certo e necessário: sem acessórios; nada que desvie do que realmente importa: as pessoas que vão se sentar ao redor daquela mesa.

Este tipo de sala de jantar é ideal para aquelas casas onde se pretende um estilo de sala de jantar moderno, mas também para casas com salas de jantar pequenas, pois não necessita de muita mobília nem de grandes espaços.

>> Saiba mais: Distribuição da cozinha: o que você sabe sobre isso?

Iluminação da sala de jantar.

iluminacao sala de jantar prego e martelo

É um ponto muito importante na decoração de salas de jantar, porque não há nada que dê mais raiva do que sentar à mesa para comer e você mal enxergar o que está em seu prato.

Portanto, quer esta área da sua casa seja clara ou não, pense que em algum momento, especialmente na hora do jantar, você precisará de luz.

A escolha de luminárias, lâmpadas halogéneos ou abajures de pé vai depender do espaço que dispõe, mas, acima de tudo, do estilo que escolheu para a sua sala de jantar.

No caso de cozinhas vintage e clássicas, pode-se optar por lâmpadas grandes e até mesmo uma luminária de parede no primeiro caso, que remeta ao seu estilo, como um farol que ilumina suas refeições. No segundo caso, lâmpadas penduradas combinam perfeitamente.

Nada a ver com a decoração de salas de jantar modernas ou nórdicas, que usam lâmpadas ou halogênios colados ao teto, para iluminar a mesa da sala de jantar.

>> Saiba mais: Como colocar copos e talheres na mesa.

Se esmere na escolha dos móveis.

moveis sala de jantar prego e martelo

Uma dica bacana para quem ainda está montando ou irá montar sua sala de jantar dos sonhos é: adquira bons móveis, de muita qualidade.

Acredite, de nada adianta se esmerar em deixar o ambiente estiloso, escolher bons revestimentos e luminárias, mas comprar móveis desconfortáveis e de má qualidade para a sala de jantar.

Os móveis: mesa e cadeiras serão os astros maiores desse ambiente e como tal devem ser escolhidos a dedo.

Isso porque móveis assim têm que ser resistentes, duradouros, bonitos e ergonômicos, ou toda a decoração planejada para o cômodo será comprometida.

As mesas são o ponto de partida para qualquer tipo de decoração. O formato desse móvel determinará toda a configuração do layout da sala de jantar e os espaços livres para a circulação das pessoas.

Ele pode apresentar um tampo oval, redondo, quadrado ou retangular. Resumidamente, fala-se que ambientes retangulares combinam melhor com mesas de bordas retas – as demais ficam para salas amplas.

As redondas, mais versáteis, são indicadas para ambientes menos formais, proporcionando uma melhor interação entre todos. Já as retangulares ficam melhores em espaços estreitos.

Elas podem acomodar um número maior de pessoas, principalmente se seus apoios forem centrais ou recuados.

Em ambos os casos, para garantir mais conforto, a distância entre a parte inferior do tampo da mesa e o assento das cadeiras deve ser de cerca de 30 cm.

>> Saiba mais: Guardanapos de papel versus Guardanapos de tecido.

Independente do estilo decorativo de sua sala de jantar prepare-se para servir bem.

sousplat prego e martelo                                                                                                                                               (Clique na imagem)

O toque final de uma sala de jantar ficará a cargo dos utensílios e elementos decorativos. Vestir a mesa com bonitas toalhas, trilhos, sousplats ou jogos-americanos é só o primeiro passo.

Por cima disso, ficam todos os outros acessórios, como louças, copos, taças, xícaras, travessas, bandejas, faqueiros e guardanapos.

A depender da ocasião castiçais, vasos e arranjos florais – reais ou artificiais – são sempre muito bem-vindos na decoração de mesas de salas de jantar e dão aquele “algo-a-mais-requintado” que todos apreciam nas casas de revistas!

Comentários