Dicas

Como escolher as cores da sua parede?

Publicado em 28.05.2021 |
59 visualizações

Parece simples, mas essa definição deixa muita gente com dúvidas

cores 10

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou horas analisando uma paleta de cores sem ter certeza de qual tom usar em algum ambiente na hora da pintura. Afinal, não é algo tão simples de mudar e o ideal é não precisar fazer isso.

E como as cores são importantes. É o que reparamos primeiro ao entrar em qualquer ambiente. E podem até alterar a atmosfera dos espaços, influenciando nosso humor, nossas emoções e até mesmo algumas questões de saúde.

Então vamos te ajudar nessa missão com dicas que são uma mão na roda, ou melhor, uma mão no pincel.

Leia também: 10 mandamentos da decoração de paredes

Quadros ou telas? Saiba mais sobre cada um para poder escolher

Círculo cromático: sem medo de errar na escolha das cores

Anota alguns pontos que são importantes quando se faz essa análise para definir a cor de paredes:

1 – COM O QUE ELA VAI COMBINAR

Essa dica se aplica a cômodos já mobiliados, mas também ao planejamento da decoração de um espaço.

Caso esteja mudando a cor de uma parede ou mais em uma casa que já está toda decorada, olhe em volta, literalmente. Quais as cores que vão precisar conversar com a que for escolhida para essa parede? Respondendo isso você já tem meio caminho andado para tomar a decisão.

cores 7

Bancadas, portas e janelas, itens que já estão no ambiente, tudo precisa ser levado em conta para dar um efeito de organização e planejamento.

E outra coisa que pode definir essa escolha: o tema. Quando você está planejando um ambiente é comum definir um tipo de decoração predominante, como vintage, ou mesmo uma inspiração, a exemplo de um tema praiano. E aí a cor vai entrar no clima: no caso do estilo praia, algum tom de azul pode ser boa opção.

cores 15

2 – O QUE VAI TE DEIXAR FELIZ

Não adianta estar tudo combinando se você não se sente bem dentro da sua própria casa, não é mesmo? Quem tem que ser agradado com qualquer escolha nesse sentido, em primeiro lugar, é você.

Talvez quem está lendo isso nem consiga definir qual seu gosto pessoal nesse sentido. Nesse caso, a dica é olhar inspirações, seja na internet ou qualquer outro meio. Olhe mesmo, analise espaços já decorados por outras pessoas e perceba o que mexe com você de forma mais positiva em meio a essas ideias.

cores 3

Se uma parte do seu planejamento inclui salvar fotos de ambientes que acha bonitos, por exemplo, faça uma busca e perceba quais os tons que mais se repetem nessas imagens. É um bom indicativo do que te agrada mais.

3 – O QUE VAI TE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE

Já falamos muitas vezes aqui sobre significado das cores para o feng shui (se não leu clique aqui) e de cromoteraia (clique aqui) dando alguns exemplos de como as cores influenciam pontos importantes da nossa vida.

Você já teve a experiência de entrar em um ambiente e imediatamente sentir a energia daquele espaço? Acontece. Muitas vezes não entendemos o conceito cromático da decoração, mas sentimos o efeito dele logo que entramos no local.

As cores têm, por exemplo, temperaturas próprias, induzindo a ideia de quente ou frio e, dessa forma, criam ambientes aconchegantes, estimulantes, pesados e irritantes, entre outros efeitos.

Além disso, também fazem diferença em ilusões criadas no cômodo como, por exemplo, dar impressão de espaço maior. Ou destacam volumes e escondem imperfeições dependendo do seu objetivo.

Levar tudo isso em conta na hora de escolher a cor da parede faz diferença porque você sabe que vai olhar para aquelas cores todos os dias.

Para ajudar, vamos mostrar alguns exemplos de onde usar certas cores:

- Vermelho: indicados para salas de estar e de jantar. Cor do entusiasmo, combate o estresse e dá energia.

CORES 1

- Laranja: Fica bem em sala de estar, área de festa e locais de reunião de amigos. Cor da comunicação, da alegria, vitalidade e sucesso.

- Amarelo: Indicado para escritórios, cozinhas e locais com pouca iluminação. Representa felicidade, otimismo, criatividade e é uma cor estimulante e que traz clareza.

cores ama

- Verde: Ideal para qualquer ambiente já que simboliza esperança e está associada à cura, calma e conforto.

-Azul: Perfeito para quartos e ambientes de relaxamento. Transmite tranqüilidade, serenidade, harmonia. É capaz de acabar com as energias negativas.

- Rosa: Cor certa para hall de entrada e salas. Transmite afeto, sensação de acolhimento e tem efeito de motivação.

- Branco: Para qualquer ambiente, mas muito branco no espaço pode causar tédio e dificuldade de concentração. Corresponde à pureza e transmite sensação de limpeza.

- Preto: Indicado para detalhes. Transmite elegância, luxo, mistério e poder. Mas pode pesar se for muito predominante. No caso de paredes, no máximo uma que seja destacada.

cores 19

Assim como essas, várias outras cores têm significados que podem influenciar na sua escolha, então vale a pena dar uma pesquisa durant sua fase de planejamento.

- QUE OUTRAS CORES VOCÊ QUER USAR

Definiu o tema e a cor das paredes? Então sua paleta de cores da decoração vai partir daí. Então, se já tiver ideia do que pretende usar de móveis e acessórios, leve isso em consideração na hora da escolha.

E mais legal é que existem aplicativos que podem ajudar com isso. Eles te auxiliam no sentido de compor uma paleta de cores que tenha as nuances de algum espaço agradável aos seus olhos, incluindo paisagens, por exemplo.

cores 6

Existem também algumas técnicas que podem ser usadas para ajudar na combinação das cores para fazer sua escolha, como o círculo cromático: ele é baseado nas três cores primárias: azul, vermelho e amarelo, dispostas de forma eqüidistantes em um círculo. Entre elas estão as cores secundárias: verde, laranja e violeta, que são cores criadas a partir das misturas. E há ainda as chamadas cores terciárias, que são resultado de novas misturas. Ele é muito usado por designs para escolher paletas de cores.

- QUAL ACABAMENTO VOCÊ VAI USAR

Cada superfície pede um tipo de tinta diferente e, usando a tinta certa é possível criar um efeito mais agradável. Vamos listar alguns desses tipos:

- Tintas com brilho: Para superfícies lisas e uniformes, já que ela será percebida com mais intensidade. São mais fáceis de limpar. Adequadas para aplicação em cozinhas, banheiros e áreas molhadas.

- Tintas com acabamento fosco: Ótimas para disfarçar imperfeições e irregularidades.

cores 12

- Tintas com acabamento acetinado: Trazem requinte e são usadas em ambientes internos, normalmente quartos e salas. Ficam bem em paredes revestidas com massa corrida ou gesso.

- QUE EFEITO VOCÊ QUER CRIAR

Tudo se resume a isso no final. Você quer imprimir algum efeito à sua decoração. Quer que ela reflita seus gostos e personalidade. E não dá para ter certeza antes de estar tudo pronto, não é?

Então teste. Do jeito que conseguir. As simulações de ambiente são ferramentas importantes para quem tem medo de errar. Estão disponíveis em aplicativos, inclusive das próprias marcas de tintas. Você também pode fazer testes de cores nas paredes antes de pintar.

cores teste

Essas são apenas algumas questões que os deigns costumam indicar como base para sua escolha de tintas. Vamos reforçar aqui que o mais importante é que o ambiente fique do seu agrado. Mas esperamos que nossa breve pincelada de ideias seja útil, já que sabemos como pode ser desgastante ficar indeciso no meio de uma obra.

Mas depois dessa escolha tão primordial a missão de finalizar o ambiente vai ficar mais fácil e prazerosa.

Para qualquer cor de parede, você encontra acessórios que vão combinar e incrementar seus design no site www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.