Dicas

Cortinas em foco: como escolher a peça certa

Publicado em 25.06.2021 |
88 visualizações

Esse acessório faz toda a diferença na composição de um ambiente

cortina 6

Em busca de luz para os cômodos, as janelas são fundamentais em qualquer projeto de qualquer casa. Óbvio, né! E quanto mais, melhor. Mas cada janela ou porta de vidro requer cuidado especial na hora da decoração. Principalmente se você for usar cortinas, que é o usual.

Elas regulam a luminosidade, auxiliam na acústica e, claro, garantem privacidade. Afinal, vidro é normalmente transparente e nem sempre é possível deixá-lo desguarnecido.

Leia também: 5 dicas para decorar com porta retratos

Círculo cromático: sem medo de errar na escolha das cores

Mas como escolher a cortina que trará todos esses benefícios e ainda ter um item que combine e converse com o ambiente? Qual o modelo e material adequado?

cortina 3

Se você tem qualquer dúvida em relação a isso, esse guia pode ajudar. Separamos algumas dicas práticas para acertar em cheio nessa escolha:

DICA 1 – ATENÇÃO PARA AS MEDIDAS

Parece óbvio, mas não custa reforçar. Não saia de casa para comprar cortinas sem ter as medidas exatas da janela ou porta que ela vai cobrir. Altura e largura.

cortina

Como calcular: O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1 metro e meio, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é optar por uma cortina com 3 metros de largura.

Atenção: se preferir uma cortina pronta, não esqueça que "medida" e "consumo" são informações diferentes. A medida é o tamanho que a cortina terá após ser instalada e o consumo é o tamanho da cortina esticada, antes da instalação.

PERGUNTA FREQUENTE: A CORTINA COBRE APENAS A JANELA OU A PAREDE INTEIRA NO COMPRIMENTO?

A menos que exista algum obstáculo, elas ficam mais elegantes se alcançam o piso. Se for usar algo curto, opte pelo modelo romano ou por persiana. Segundo os designers, cortinas curtas idealmente só devem ser usadas nos quartos de bebês.

cortina 9

 DICA 2 – ESCOLHA DO VARÃO

Mais uma questão em que as medidas são fundamentais.  O varão deve ter no mínimo 15 centímetros a mais para cada lado em relação ao espaço que vai cobrir. Para vedar a luz corretamente, ele deve passar 20 centímetros de cada lado da janela, ou seja, deve ser 40 centímetros mais largo do que a mesma.

Quanto à altura, ele deve ser instalado pelo menos 20 centímetros acima da porta ou janela que receberá a cobertura. Importante também lembrar que, conforme a largura do varão devem ser utilizados mais suportes para que o item não acabe vergando com o peso da cortina.

PERGUNTA FREQUENTE: QUANDO USAR TRILHO OU VARÃO?

O primeiro é indicado quando há um cortineiro, seja de de gesso ou madeira, e que vai disfarçar a presença desse item.  Já o varão se mantém à vista sem medo. Então é a aposta mais garantida. Mas atenção: aqueles modelos mais trabalhados, com ponteiras ornamentadas, estão em desuso.

cortina 2

DICA 3 – O MODELO IDEAL

Nesse caso o indicado é levar em consideração suas necessidades para o ambiente.  Você quer apenas estética ou precisa de algum efeito prático?

Vamos te ajudar com algumas regrinhas:

- Para bloquear a luz: escolha as cortinas que possuem blackout como forro. Ou você pode comprar o blackout separado. Nesse caso se atente para a harmonia dele com o tecido e as cores da cortina escolhida.

- Se quiser privacidade: opte por cortinas com forro em tecido ou corta-luz já com tecidos trabalhados. Eles controlarão a luminosidade, mas sem escuridão total.

- Sem controle de luz: as rústicas e duplex serão ótimas opções. A rústica não possui nenhum forro e a duplex possui um forro leve, logo, não impedirão a entrada da luz natural.

- Para abafar ruídos: nenhuma é totalmente eficaz, mas blecautes e cortinas grossas em tecidos como veludo, sarja de algodão, jeans e linho podem ajudar um pouco com o barulho.

PERGUNTA FREQUENTE: QUAIS MODELOS ESTÃO EM ALTA?

Os mais leves, fluidos, menos volumosos e com caimento, segundo os designers. Aqueles mais pesados e rígidos estão em desuso.  A campeã de público no momento é a do tipo wave, que embora presa num trilho, reproduz as ondulações que acontecem com o uso de ilhoses num varão.

cortina 4

DICA 4 – QUAL TECIDO E CORES

A volta das estampas, comuns nos anos 1970, é realidade na decoração de ambientes atual.  Via de regra, é importante que o tecido e a estampa estejam coordenando com o restante da decoração.

Temáticas rústicas pedem cortinas mais espessas e encorpadas, por exemplo. Já o romantismo fica bem com detalhes em rendas ou bordados em tons neutros. Na decoração moderna, cores e estampas geométricas cabem bem.  Fora isso, claro, seu gosto pessoal também deve entrar na equação.

PERGUNTA FREQUENTE: EM AMBIENTES COM MAIS JANELAS, AS CORTINAS DEVEM SER TODAS IGUAIS? 

Essa padronização é recomendada. O resultado será mais harmônico também se todas forem do mesmo tecido. Também é possível valorizar uma porta de vidro com a cortina e instalar telas solares nas janelas, com bom gosto e originalidade.

DICA 5 – A HORA DA ESCOLHA

O idela é deixar a cortina para comprar quando todo o restante já estiver pronto no ambiente; Fica mais fácil combinar esse item se você sair de casa já sabendo exatamente o que procura. Além disso, depois de tudo montado e colorido, você pode ter uma ideia completamente diferente do que vai ficar legal no ambiente e acabar, por exemplo, optando por persianas em vez das cortinas de tecido.

cortina 12

PERGUNTA FREQUENTE: CORTINA OU PERSIANA?

Em banheiros e cozinhas o indicado é investir em persianas. Elas são mais fáceis de limpar, e nesses espaços a gordura e umidade podem causar danos às cortinas de tecido. Persianas também são mais indicadas para quem é alérgico a poeira.

Na maioria dos casos a escolha depende mesmo do gosto do morador. Os profissionais, no entanto, destacam que as cortinas criam uma atmosfera mais acolhedora e elegante nos espaços.

cortina 7

Se as janelas são os olhos da casa, as cortinas são como pálpebras: uma proteção que te garante ver e receber apenas o que quiser. Vale a pena investir e planejar na hora de comprar um item tão importante, não é mesmo?

Para combinar com qualquer cor de cortina ou persiana, você já sabe: tem acessórios incríveis em www.pregoemartelo.com.br

Texto: Adriele Nardelli - jornalista e redatora Prego e Martelo 

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.