Dicas

Capa de sofá, sem mistérios.

Publicado em 30.12.2020 |
505 visualizações

Se você tem o seu sofá velho ou não gosta mais mas acha confortável, não precisa jogar fora ou comprar outro, é só colocar uma capa e dar vida nova e cor à sala.

Muitas vezes você preferirá comprar a capa, mas neste caso uma capa de sofá é muito simples de fazer e com alguns passos que vamos te ensinar não vai custar muito. Mãos à obra!

Por que usar capas de sofá?

capas de sofa prego e martelo

As  capas dos sofás são uma solução fácil e económica se nos preocupamos em mantê- las em bom estado.

Não é só pelo fato de ter um animal de estimação ou de haver crianças em casa que podem estragá-los, não se engane, os adultos também podem derramar algum líquido ou manchá-lo, além de esfregar ao usá-lo.

Portanto, uma das principais razões pelas quais você pode usar capas para o seu sofá é protegê-lo.

Outra razão pela qual uma capa pode ser muito interessante e útil é que é uma ótima opção para mudar o design da sua sala quantas vezes você quiser, de maneira fácil e barata.

Somente trocando a capa do seu sofá já é possível mudar todo o estilo, harmonia e cores da sala.

Tanto é que pode ter uma capa e seus acessórios dependendo da estação do ano em que nos encontramos, adaptando-se às cores de cada estação ou à intensidade da luz que pode entrar.

Dito tudo isso, é importante que você avalie quais são suas necessidades e que estabeleça um orçamento.

Essa será a base para que posteriormente você possa escolher os materiais que mais se adequam a ela, pois encontrando não só tecidos diferentes dependendo dos materiais utilizados, mas você também pode se perguntar se o ideal é uma capa impermeável, caso queira uma capa lavável na máquina ou você prefere secar.

Depois disso, o próximo ponto a avaliar é que tipo de capa de sofá você deseja.

Pense no estilo do espaço que você tem em casa ou que deseja criar, que tipo de textura você gosta, se quer que caiba ou fique um pouco solta, como quer que feche, e assim por diante.

Vamos tocar em todos esses aspectos a seguir.

>> Saiba mais: Como higienizar almofadas devidamente?

Para todos os gostos: prontas, sob medida ou faça você mesma(o).

capa sofa prego e martelo cinza

Nos dias atuais, as capas para sofá podem ser encontradas prontas ou serem fabricadas sob medida para o seu móvel, inclusive feitas por você mesma(o).

Em qualquer um dos casos, é necessário ter as medidas certas, como altura, largura e comprimento.

São várias as opções disponíveis no mercado.

No que diz respeito às estampas e padrões, o primeiro ponto a se levar em consideração é o seu gosto pessoal.

Algumas dicas, porém, podem ajudar.

Por exemplo, optar por uma capa de cor neutra em uma sala de móveis com tonalidades mais quentes ou um modelo com cores mais intensas, quando a sala for predominantemente clara.

É essencial antes de adquirir uma capa para o seu sofá, ter em mente qual a finalidade deste item: se é para fins de proteção do móvel ou como elemento decorativo.

Nesse último caso, você pode optar por tecidos mais nobres, como linho e veludo, que ajudarão a causar um contraste interessante na decoração.

No mercado, o que não falta é opção de tecidos que podem ser utilizados para este fim, como: linho, seda, sarja, lona stretch, aqua block, chantung, veludo, jacquard, entre tantos outros.

No momento de comprar o tecido é essencial saber se ele já é pré-encolhido e se o tecido pode ser lavado em máquina.

Essas perguntas são fundamentais porque dependendo do tipo de tecido escolhido, alguns necessitam de lavagens especiais, com o intuito de resguardar as fibras.

>> Saiba mais: Aprenda a limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa com algumas dicas rápidas

Padrão e tecido para capas de sofá.

tecido capa sofa prego e martelo

A vantagem de fazer por si mesma(o) ou mandar fazer sob medida é que você escolhe o tecido e personaliza o desenho, algo que não encontrará nas capas adquiridas. 

Você pode encontrar tecidos preciosos a um preço muito bom.

Lembre-se de que se a capa do sofá for de cor lisa e também clara, manchas e desgaste serão mais visíveis.

Os tecidos de lona, chenille ou microfibras são uma boa escolha para uma capa de sofá.

Por outro lado, as estampas escondem melhor se cair uma mancha e também se você retirar, é mais fácil não notar do que em tecidos de cores sólidas.

Outra opção seriam as escuras, onde também dificilmente se notam imperfeições.

Para aquelas que possuem as ferramentas e habilidades para tal, abaixo vai um passo a passo para fabricar sua própria capa de sofá.

>> Saiba mais: Renovando a decoração de casa apenas com almofadas.

Como fazer a sua própria capa de sofá passo a passo.

costura capa sofa prego e martelo

Agora explicaremos quais aspectos você deve levar em consideração ao fazer sua própria capa de sofá.

Esta nova capa irá renovar o aspecto do ambiente, dando a sensação de que o móvel é novo e até mesmo de que a própria decoração do local mudou.

Tudo vai depender da escolha do estilo que você escolher, assim como das cores e texturas.

Agora vamos para as etapas que você deve seguir:

Não se perca nas medidas.

Em primeiro lugar, deve-se tirar as medidas do sofá que queremos vestir com a capa: largura e altura do encosto, largura das almofadas de assento, comprimento e altura dos apoios de braço e, por fim, medida total do ponto mais alto do encosto até no chão (considere alguns centímetros extras para colocar o tecido sob as almofadas).

Diy para fazer a capa do sofá.

Passo 1: Primeiro corte os pedaços do tecido fora de uso que você obteve e faça um teste no móvel, ajuste se necessário. 

Em seguida, recorte os retalhos da seguinte forma: uma peça central, duas peças para o apoio de braço lateral e mais duas para a frente.

Lembre-se que você deve deixar quatro centímetros em todas as bordas inferiores da bainha, um centímetro nas bordas das costuras internas e três centímetros nas áreas de caseado e botão.

Passo 2: em seguida, de acordo com as medidas, no encontro entre assento e encosto, deixe uma margem de tecido maior, com pelo menos 3 cm, isso irá proporcionar que você possa prender a capa no vão do estofado.

Passo 3: uma vez que essas etapas forem concluídas, você continuará a costurá-los e encobri-los. 

Faça caseado e dobras de botão em cada área indicada e estique o elástico a 30 cm da extremidade do encosto do sofá.

Passo 4: Por fim, coloque a capa no sofá, acomodando todas as partes e coloque o excesso de tecido sobre as dobras das almofadas e feche em botões ou laços sutis.

Você verá como a aparência do seu sofá irá mudar em um piscar de olhos e, o que é mais importante, poderá lavar a capa quantas vezes precisar.

>> Saiba mais: Sofá da sala: 7 propostas de modelos de acordo com seu estilo.

Capas para sofás estilo Patchwork.

capa de sofa patchwork

O estilo patchwork proporciona um verdadeiro festival de imaginação, criatividade e incrível originalidade.

Optar por essa tendência que vem conquistando cada vez mais casas é quase um sucesso retumbante, pois além de ser muito fácil de fazer, o resultado fica maravilhoso.

Estas criações são ideais para quartos de crianças, salas de estar com decoração étnica e, enfim, casas com muito estilo.

É difícil fazer isso? Não, mas pode demorar um pouco mais porque você tem que costurar as peças, então isso aumenta um pouco mais a dificuldade, você terá que dedicar algumas horas a mais, principalmente se o seu sofá for de grandes dimensões.

Para fazer estas capas de sofás tipo patchwork poderá utilizar tecidos de uma variedade de cores e padrões.

Ao mesmo tempo, você também pode comprar tecidos específicos e fazê-lo apenas com dois tipos de tecidos ou dois tipos de estampas.

É uma questão de gosto e de orçamento disponível.

>> Saiba mais: Guia definitivo para você escolher a capa de almofada perfeita.

Pra finalizar...

capa sofa doguinho prego e martelo

Realmente revestir o estofado é uma opção fácil para atualizar o visual sem precisar fazer grandes gastos com um sofá ou poltrona novos.

Muito interessante para usar naquelas peças com o revestimento manchado ou desgastado, mas cuja estrutura continua firme e forte.

Além de sair mais em conta do que mandar reestofar, a alternativa se mostra muito prática no dia a dia.

Sujou? Basta tirar e lavar! E, já que nem sempre é fácil encontrar um modelo ajustável ao móvel existente em casa, a solução pode ser uma capa feita sob medida.

E não adianta renovar o sofá e se esquecer das almofadas, certo?

Por isso na Prego e Martelo você encontra um catálogo com várias opções de almofadas e capas de almofadas para renovar a decoração da sua sala de estar, sem dramas ou grandes gastos.

Você irá se apaixonar, sem sombra de dúvidas! ;)

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.