0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como limpar Coifa.

Publicado em 23.06.2020 | comentários
436 visualizações

A coifa é responsável pelo tratamento dos gases e vapores resultantes do cozimento e frituras.

É fundamental na hora de preparar os alimentos, pois evita que o cheiro de comida se espalhe pelos outros cômodos, principalmente nos casos de cozinha integrada.

Além disso, ao renovar o ar do ambiente eliminando odores e fumaça, a coifa também colabora com a conservação de móveis e eletrodomésticos, já que previne a acumulação de gordura nas superfícies.

É sem sombra de dúvidas um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha, pois é utilizada praticamente todos os dias. No entanto, paradoxalmente, é também um dos menos limpos.

E costuma-se pensar que passar um pano pela frente para remover as manchas mais visíveis é suficiente, mas nada está mais longe da realidade.

Os especialistas indicam que sempre que a coifa for utilizada, ela deve ser limpa superficialmente, enquanto a cada 2 meses deve ser feita aquela limpeza.

E se a coifa não estiver em perfeitas condições e tiver um grande acúmulo de graxa, o extrator de fumaça poderá não funcionar corretamente e todo o espaço da cozinha ficará repleto do cheiro e da fumaça do que está sendo preparado.

Uma limpeza que é especialmente importante no caso de cozinhas abertas, se você quiser impedir que a casa inteira fique cheia com o cheiro de comida.

>> Saiba mais: Distribuição da cozinha: o que você sabe sobre isso?

Qual é a maneira correta de limpar a coifa então?

guaribar coifa prego e martelo

Quando este aparelho tiver que ser bem limpo, parte de suas peças deverá ser desmontada para alcançar todos os cantos.

Além disso, é essencial que a coifa esteja desconectada e tenha sido usada recentemente, embora seja necessário verificar se está fria para evitar possíveis queimaduras.

Finalmente, teremos que focar em 3 áreas: o exterior, o interior e os filtros.

Cada uma das peças possui características especiais que determinam seu método de limpeza.

>> Saiba mais: Como colocar copos e talheres na mesa.

Limpe os filtros.

limpeza filtro coifa prego e martelo

São peças essenciais, pois são os dispositivos que retêm e diminuem a quantidade de partículas em suspensão durante o cozimento.

Esses filtros devem ser limpos pelo menos a cada 2 meses, pois são as partes nas quais mais gordura se acumula.

O primeiro passo para fazê-lo será desmontá-los.

Embora cada coifa possua seu próprio sistema de montagem, elas geralmente possuem pequenas abas que devem ser pressionadas para remover os filtros.

Se não estiverem muito sujos, você pode lavá-los em água corrente com uma esponja ou escova e algumas gotas de sabão.

Além disso, alguns filtros também são especialmente projetados para serem colocados na máquina de lavar louça.

No entanto, se você precisar limpá-los à mão e a graxa estiver muito incrustada, produtos especiais anti-gordura deverão ser utilizados.

Pulverize o líquido por toda a superfície e deixe agir por alguns minutos, para que a gordura amoleça antes de esfregar com uma esponja.

Outra opção é mergulhar os filtros por 20 a 30 minutos em uma mistura de água e vinagre branco em partes iguais.

Você também pode optar por substituir o vinagre por alvejante ou algumas gotas de amônia.

Após o tempo indicado de molho, será possível verificar se a gordura amoleceu e você só precisará esfregar um pouco com água e sabão para que fiquem completamente limpos.

No entanto, uma desvantagem que pode ocorrer no caso de coifas muito grandes é que os filtros pelo grande tamanho não caiba na sua pia ou tanque o que torna impossível absorver corretamente as soluções de limpeza.

Nesse caso, a solução é encher 2 potes grandes com água e algumas gotas de limão e deixar ferver.

Quando ferver, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e algumas gotas de detergente.

Em seguida, coloque os filtros apoiados nas panelas para que fiquem umedecidos com o vapor, que pouco a pouco fará com que os restos de sujeira se suavizem.

Pode ser necessário repetir o processo várias vezes antes de limpar a graxa restante em água corrente.

Obviamente, é muito importante que quando os filtros estiverem limpos, deixe-os secar completamente antes de colocá-los novamente na coifa.

>> Saiba mais: Guardanapos de papel versus Guardanapos de tecido.

O interior da coifa também merece aquela limpeza no capricho.

limpeza coifa prego e martelo

Aproveitando o fato de os filtros terem sido removidos de seus painéis, será o momento perfeito para limpar o interior da coifa.

Sem dúvida, o acesso a essa área pode ser muito complicado, mas é necessário limpá-la para garantir que o motor funcione corretamente e prolongar a vida útil do aparelho.

Um truque muito útil para conseguir isso é encher 1 ou 2 potes grandes com água e um pouco de vinagre ou algumas gotas de suco de limão e deixar ferver a mistura.

Você verá em breve como o vapor líquido começa a subir em direção ao interior do duto, onde começará a acumular e amolecer a gordura.

Quando os detritos saem, as gotas de graxa começam a cair, tanto na água quanto na placa ou no balcão.

Coloque alguns panos ou papel toalha para evitar manchas e, se perceber que a água está muito suja, troque-a por uma nova mistura.

Você também terá que adicionar mais água à medida que evapora para evitar queimar a panela.

Por fim, limpe com um pano ou papel toalha para eliminar o restante da água suja que se condensou nas áreas do exaustor que são facilmente acessíveis.

>> Saiba mais: Mesa posta: como dobrar os guardanapos de forma decorativa.

O que acontece com o exterior da coifa?

como limpar coifa inox prego e martelo

A parte externa da coifa é a mais fácil de limpar, algo recomendado após cada cozimento, tanto na frente quanto nos painéis que protegem os filtros.

Não precisa ser uma limpeza profunda, mas esfregar alguns minutos com um pouco de sabão e água ou com um produto desengordurante será suficiente.

O mais recomendado é usar um pano de microfibra, embora você também possa escolher uma esponja, desde que não seja muito áspera para evitar arranhar a frente.

Ao limpar em profundidade, também é recomendável desmontar as peças que podem ser facilmente desengatadas - por exemplo, se a coifa tiver um painel frontal com dobradiças - para que possam ser limpas com mais facilidade.

Tanto a parte frontal quanto essas peças podem ser limpas com as misturas mencionadas acima, caso a graxa esteja fortemente embutida.

Mas lembre-se de que as coifas que possuem uma peça de aço inoxidável não podem ser limpas com a mesma facilidade dos produtos tradicionais; em vez disso, você terá que usar produtos de limpeza especiais, não abrasivos.

Obviamente, para remover vestígios e pequenos vestígios de sujeira, basta colocar algumas gotas de azeite no pano macio e esfregar o aço até que sejam completamente removidos.

Agora você já sabe como limpar a sua coifa da melhor maneira possível, preservando e aumentando a durabilidade dela.

Aproveite para conferir os produtos de mesa posta disponíveis na Prego e Martelo e deixar a sua cozinha muito mais completa!

Comentários