0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Como remover o mofo e o bolor no inverno.

Publicado em 25.05.2020 | comentários
1.032 visualizações

Nas estações mais chuvosas e frias, a umidade é o maior dos nossos problemas e não apenas o cheiro de umidade é irritante, mas também pode causar problemas de saúde, especialmente se sofrermos de alergias, já que os ácaros gostam de acasalar em lugares úmidos.

É por isso que vamos dar algumas dicas sobre como remover a umidade de sua casa e de suas roupas.

Descubra de onde vem o cheiro.

cheiro mofo prego e martelo

Quando a casa cheira a mofo, há pessoas que optam por escondê-lo, mas a verdade é que esse cheiro não pode ser camuflado com purificadores de ar e o que devemos fazer é descobrir de onde vem esse cheiro e aplicar uma solução eficaz nele.

Para isso, verifique as paredes e o teto em busca de pontos pretos ou vazamentos, e inspecionar torneiras e canos e verificar se há vazamentos.

Estas são as áreas mais propensas, onde o mofo pode se acumular e os fungos podem proliferar e causar esse odor desagradável pela casa.

>> Saiba mais: Dicas práticas e rápidas para melhorar a qualidade do ar dentro de sua casa

Reparar vazamentos ou infiltrações.

goteiras mofo e bolor prego e martelo

Se o cheiro a mofo vier de vazamentos ou infiltrações, a primeira coisa que você deve fazer é repará-los e, para isso, não há nada que você possa fazer além de chamar um profissional qualificado ou se você tiver habilidades fazer você mesma(o).

Se pular esta etapa, as técnicas utilizadas para disfarçar o cheiro não terão qualquer tipo de importância.

Se você já fez essa etapa, limpe e ventile o espaço onde esse cheiro de mofo é encontrado e, se o cheiro persistir, aqui estão os truques que você poderá usar para fazê-lo desaparecer.

>> Saiba mais: Em tempos de Coronavírus como receber uma encomenda em casa de forma segura.

Use carvão ativado.

carvao antimofo prego e martelo

Este é um dos métodos mais usados e eficazes para se livrar do cheiro irritante de mofo, mas você deve ter em mente que não é o mais rápido nem o mais limpo, portanto, você deve tomar cuidado para que o carvão não acabe sujando e manchando tudo.

Tudo o que você precisa fazer é colocar o carvão em um recipiente e deixá-lo na sala que sofre com esse cheiro por alguns dias, o carvão absorverá o cheiro e fará com que o ambiente pare de cheirar a mofo. Este produto pode ser facilmente encontrado em supermercados e em lojas de produto de limpeza.

>> Saiba mais: Dicas de limpeza para afastar o Coronavírus da sua casa e bichos de estimação.

Use bicarbonato de sódio.

bicarbonato de sodio prego e martelo

Este é o método mais barato por e é bastante semelhante ao último.

O que você deve fazer é colocar o bicarbonato de sódio em um recipiente com umidade no recipiente e deixá-lo trabalhar por um dia.

Depois disso, limpe a área e ventile-a e o cheiro desaparecerá. Como o carvão ativado, o bicarbonato de sódio absorve a umidade e neutraliza os odores.

Esse truque é usado em salas grandes e em áreas menores, como em armários ou na geladeira.

>> Saiba mais: Método Konmari: ordem ao estilo Marie Kondo

Use vinagre com limão.

vinagre e limao prego e martelo

Este é um truque caseiro que sua avó ou mãe certamente conhece.

O famoso vinagre com limão é tradicionalmente usado por gerações de donas de casa ao redor do mundo, para eliminar o cheiro de mofo.

O que você deve fazer é misturar em partes iguais em um recipiente de vinagre branco com suco de limão, se você quiser, também pode adicionar um pouco de água.

Em seguida, deixe este recipiente na área onde há umidade e deixe-o trabalhar por 12 a 24 horas.

Após esse período, você só precisará limpar e ventilar o ambiente e o cheiro desaparecerá completamente.

>> Saiba mais: Aprenda a limpar, cuidar e proteger o sofá da sua casa com algumas dicas rápidas

Como remover o cheiro de mofo das roupas.

umidade da roupa prego e martelo

Se o seu problema com a umidade não vier de nenhuma área da sua casa, mas de roupas, porque ela está na máquina de lavar há muito tempo ou por qualquer outro motivo, aqui estão alguns truques para que você possa se livrar desse cheiro.

  • Lavar a roupa: Se o problema é que as roupas estão no armário há muito tempo, basta lavá-las e secá-las. No entanto, lembre-se de colocar no guarda-roupas e gavetas as caixas desumidificadoras que são colocadas dentro do armário para absorver a umidade, para que você não tenha esse problema novamente.
  • Vinagre na máquina de lavar: se o problema surgir da máquina com cheiro de mofo, o que você deve fazer é colocar um pouco de vinagre de cidra branca ou de maçã na gaveta do detergente e agendar uma lavagem curta para a máquina de lavar efetuar a limpeza.
  • Lave as roupas com bicarbonato de sódio: se você lavou as roupas e a máquina de lavar e suas roupas ainda cheiram a mofo, misture seu detergente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e lave as roupas novamente; depois disso, o cheiro deve ter desaparecido completamente.

Como última dica, a melhor coisa que você pode fazer no caso de mofo nas roupas é evitar que elas fiquem úmidas; no momento em que a lavadora terminar seu ciclo, o ideal é tirar as roupas e pendurá-las para secar.

Da mesma forma, se você tiver uma secadora e nota que esta é um foco de cheiro de mofo, é melhor não abusar dele se esse aparelho for o foco do mau cheiro.

Para evitar que o mofo na secadora, ela poderá ser limpa da mesma maneira como a máquina de lavar roupa, no entanto, é aconselhável que este aparelho não seja usado diariamente. 
Bora curtir o inverno? Mofo nunca mais! ;)

Comentários