Dicas

Dicas para escolher os móveis da cozinha.

Publicado em 22.02.2021 | comentários
48 visualizações

Você está pensando em trocar de cozinha ou abrir uma nova casa e precisa mobiliá-la?

Ao escolher uma cozinha, deve-se ter em mente que o resultado dependerá basicamente de duas coisas: o planejamento e a escolha do mobiliário.

Só a integração de funcionalidade e estética fará da sua cozinha um local perfeito.

Por isso confira dicas para escolher os móveis de cozinha ideais para as suas necessidades, sem perder o conforto nem a beleza e, claro, sem lhe custar um braço e uma perna.

>> Saiba mais: Distribuição da cozinha: o que você sabe sobre isso?

Cuidado com a escolha das cores.

cores cozinha prego e martelo

Ninguém diz que você não pode colocar as cores dos móveis e paredes do seu agrado, mesmo os acessórios e utensílios de cozinha, mas para que fique bem é preciso prestar muita atenção à sua combinação, as dimensões da sala e a iluminação do espaço.

Porque se você colocar cores mais escuras ou muito vivas em uma cozinha que seja pequena ou mal iluminada, vai dar a sensação de ser ainda menor.

Algumas das cores da tendência deste ano, além das cores Pantone, são os vermelhos, violetas, azuis ou laranjas e, claro, os acabamentos sempre recorrentes em madeira.

>> Saiba mais: Como manter a geladeira em boas condições? 

Acessibilidade e distribuição da cozinha.

cozinha espao prego e martelo

Da mesma forma que é necessário um espaço de trabalho adequado, também deve ser tida em consideração a acessibilidade de cada um dos elementos da nossa cozinha.

E quando nos referimos à distribuição dos móveis, uma das regras mais comuns é seguir a regra do triângulo do trabalho, desenhada para que o movimento entre o forno, a geladeira e a pia siga uma linha paralela. Os melhores layouts de cozinha, para seguir esta regra, são em forma de “I” e “L”.

Embora seja verdade que a distribuição é algo muito importante, quando se pensa em quais móveis de cozinha é mais ou menos conveniente para nós, temos que pensar na acessibilidade deles. O que isso significa?

Vamos pensar, por um momento, sobre nossa própria altura, somos altos ou baixos?

Esta questão, que parece não ser importante, deve mudar o nosso conceito sobre a prioridade nos módulos inferior e superior do móvel.

Devemos também levar em consideração, especialmente quando já estamos atingindo uma certa idade, que curvar-se pode ser muito incômodo.

Nesse aspecto, é preciso pensar em escolher móveis de cozinha que facilitem a sua vida.

>> Saiba mais: 5 truques para você misturar móveis de madeiras e cores diferentes sem medo.

Escolha bem a sua bancada.

cozinha com bancada de porcelanato prego e martelo

Os materiais como madeira e granito oferecem resultados muito bonitos mas requerem um pouco de cuidado, por isso se não tem vontade ou não se adequa às suas necessidades, é melhor optar por outros materiais como o granito ou quartzo.

Ah! As bancadas “Silestone” também têm um aspecto muito bom: limpam maravilhosamente e vão dar um aspecto muito elegante à sua cozinha, claro, evidentemente o preço desse material é mais alto, mas se você possui uma condição financeira mais favorável, vale a pena pensar a respeito.

Leve também em consideração os aparelhos que você irá escolher para ter na sua cozinha.

Um elemento chave na sua cozinha são estes aparelhos que irão tornar a sua vida mais fácil. É importante que mantenha a ventilação e verifique todas as suas instalações: água, energia, gás...

Afinal não queremos sustos desagradáveis!

E, claro, escolha sempre eletrodomésticos eficientes, que privilegiem a economia energética, com os quais você vai economizar energia e dinheiro, e que estão longe de serem incompatíveis com o bom design.

>> Saiba mais: Guardanapos de Tecido: 13 Ideias Incríveis e Tutorial de Como Dobrar!

Madeira não pode faltar.

madeira na cozinha prego e martelo

A madeira é um material que deve estar sempre presente na sua cozinha de alguma forma.

A nossa recomendação é a sua utilização em bancadas ou na ilha central, pois são pontos chave que vão dar calor ao espaço, e realçar a luminosidade.

Prateleiras, armários, bancadas, etc, são um recurso sempre muito útil e funcional em qualquer cozinha.

>> Saiba mais: Feng Shui do sucesso: como decorar para atrair prosperidade

Aproveite cada espaço útil.

nichos cozinha prego e martelo

Se você tem uma cozinha minúscula, essa dica salvará sua vida.

E é que às vezes esquecemos o quanto as paredes vazias têm a oferecer. Sim, aqueles espaços próximos ao exaustor ou acima da pia. Eles soam familiares para você?

Basta colocar três nichos elegantes para já ter ganho um espaço triplo de arrumação onde pode colocar, por exemplo, o seu jogo de mesa posta, seus sousplats, conjunto de café, os copos ou os potes de massa e vegetais para os ter sempre à mão.

Outra opção é instalar ganchos, onde você pode pendurar potes, panelas e acessórios de cozinha.

>> Saiba mais: Fuja do óbvio: vamos falar de sousplat divertidos?

Como escolher o mobiliário de cozinha certo.

casal na cozinha prego e martelo

Opte por aberturas práticas que se adaptam à sua cozinha porque, cuidado, a simples escolha de abrir as portas do armário pode lhe custar muito espaço desperdiçado.

Não tenha pressa na escolha dos puxadores, eles podem ser o elemento mais estiloso na decoração da sua cozinha.

Além disso, se você tiver uma cozinha pequena, pode tentar aumentar a capacidade de seus móveis escolhendo os mais altos (por exemplo, até o teto).

Ou, se quiser dar uma sensação mais espaçosa, opte por portas com vidro translúcido.

E um último aspecto a ter em conta, neste caso para o interior dos seus armários e gavetas, não se deixe invadir pela desordem e arrume umas panelas, talheres, pratos, práticos, porém, muito bonitos.

A cozinha atualmente é muito mais que um mero espaço funcional, tornando-se hoje um grande espaço de convivência e socialização, responsável por reunir as pessoas.

Quando o assunto é decoração não há regras e limites, a cozinha pode seguir muitos estilos, vai de sua criatividade.

É possível explorar de diversos formatos e muitas cores, deixando o ambiente mais confortável e sofisticado para reunir todo mundo e preparar excelentes refeições juntos.

E conte com a Prego e Martelo se você quiser decorar sua cozinha com o que há de melhor em matéria de produtos decorativos, sem gastar rios de dinheiro.

Tudo o que você precisa para criar e renovar esse e tantos outros ambientes do seu lar doce lar. Vem conferir!

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.