0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Diferenças entre o estilo vintage e retrô.

Publicado em 28.04.2020 | comentários
535 visualizações

Confundi-los é muito fácil, mas a verdade é que eles não têm nada a ver com isso. Todos sabem que eles são bem parecidos, mas há algumas diferenças pontuais bem importantes.

Os tempos mudam e com eles modas. Atualmente, é muito comum que elementos vintage e retrô sejam usados para decorar uma casa ou instalações. Também se aplica a roupas e até músicas e filmes. Embora ambos os conceitos pareçam antigos, eles realmente não são os mesmos.

Confira agora quais são suas diferenças e, além disso, e alguns exemplos que ajudarão você a entender melhor.

>> Saiba mais: Como decorar o corredor principal de casa.

O que é estilo vintage?

vintage decor criado mudo prego e martelo

Tanto estilo vintage como o retrô compartilham algumas semelhanças, ambos usam objetos, itens decorativos e roupas antiquados. 

Em alguns casos, os objetos parecem ter pouco ou nenhum uso, pois foram comprados na loja quando eram novos. Em outras ocasiões, as restaurações são claramente visíveis. Outros são feitos para ter uma aparência envelhecida.

Então, quais são as diferenças entre o estilo vintage e o retrô? O principal é que algo vintage é realmente antigo, enquanto algo retro o imita. 

Em outras palavras, um objeto dos anos 80 é vintage. Por exemplo, esse seria o caso de um console de videogame fabricado naquela década. 

O mesmo se aplica a relógios, roupas, móveis... Um filme original dos anos 60 ou uma fita cassete também são exemplos de objetos antigos vintage.

Outra diferença entre vintage e retrô é geralmente o preço dos produtos. Objetos que realmente têm esse tempo geralmente são muito mais caros que imitações. 

São mais complicados de obter, o que explica o custo elevado de aquisição. Há também em linhas gerais diferenças nos materiais. O vintage tende a ter uma qualidade mais alta, pois as imitações geralmente procuram copiar apenas a aparência, embora haja exceções.

>> Saiba mais: Como decorar mesa de centro.

O que é estilo retrô?

placas retro prego e martelo

O estilo retrô é aquele que imita o antigo, sim é uma réplica, a grosso modo, está muito na crista da onda. 

Por exemplo, é aplicado à decoração, tanto em móveis quanto em acessórios, mesmo em eletrodomésticos.

Mas eles não apenas diferem no fato de serem imitações, mas também podem ser diferentes em uso. Por exemplo, um rádio retrô pode imitar perfeitamente um rádio antigo, mas realmente não é o que parece. 

Enquanto o rádio vintage permite ouvir rádio, o retrô provavelmente serve para reproduzir CDs de música, possui uma tomada USB, outra tomada, uma conexão Bluetooth e muito mais.

>> Saiba mais: Como ordenar e decorar um escritório em casa durante a quarentena. 

Dicas de como utilizar o vintage na decoração.

estilo vintage prego e martelo

O principal, como vimos, é a utilização de peças antigas e originais de época.

Uma aposta interessante é mesclar alguma peça vintage com elementos modernos na decoração. Isso ajuda a trazer o objeto antigo para uma atmosfera mais contemporânea.

Uma cômoda de modelo clássico por exemplo, daquelas em estilo provençal, pode ser combinada com um armário mais reto em madeira e detalhes em ferro, o que ajuda a trazer este ar de modernidade para o ambiente.

Uma iluminação em neon também pode ser uma aposta bacana para dar um toque mais contemporâneo para o ambiente.

Desde que esta escolha seja feita de forma bastante cuidadosa, vale a pena apostar em uma decoração totalmente vintage.

Clássicos vintage têm formas arredondadas e tons mais apagados, por isso é necessário bom gosto para compor ambientes mais contrastantes e produzir um efeito bem diferenciado.

>> Saiba mais: Como colocar copos e talheres na mesa.

Como usar o retrô na decoração.

geladeira retro  prego e martelo

A dica aqui também é mesclar um estilo mais clássico à elementos modernos para trazer mais equilíbrio na decoração.

Apostar em cores fortes e na atmosfera lúdica que o colorido traz é uma ótima ideia. Eletrodomésticos retrô estão muito em alta, em diversas cores.

O exemplo mais icônico é o frigobar retrô, além de ser funcional, ajuda a compor uma atmosfera urbana para os ambientes, com muito bom gosto.

Alguns objetos pontuais também ajudam a dar charme para qualquer decoração, sem precisar de muito esforço: como um rádio, ventilador ou uma bicicleta retrô.

Nos banheiros ou cozinha, vale utilizar adesivos que imitam azulejos antigos, quadros, placas ou telas decorativas com o tema pinups por exemplo, para alcançar o toque retrô em sua decoração, sem precisar investir muito dinheiro ou tempo.

Uma vez esclarecidas as diferenças entre o estilo vintage e o retrô , você decide qual prefere. Lembre-se de que o vintage é mais valioso, enquanto o retrô é geralmente mais barato e mais prático.

Comentários