0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Distribuição da cozinha: o que você sabe sobre isso?

Publicado em 27.05.2020 | comentários
819 visualizações

Para conseguir tirar o melhor proveito do espaço disponível em sua cozinha não há truque ou hack melhor do que o planejamento da distribuição.

Acredite, a distribuição equivocada do espaço pode contribuir para tornar uma cozinha em um espaço pequeno, apertado, complicado e pouco funcional.

Para não correr esse risco é importante analisar o formato e tamanho da sua cozinha para aplicar a melhor distribuição possível.

Listamos abaixo alguns formatos de cozinha e comentamos a melhor distribuição para cada uma delas.

Se você está pensando em reformar sua cozinha para aproveitar ao máximo todo o espaço que você tem, a primeira coisa que você deve levar em consideração é que existem diferentes tipos de distribuição e nem todos cabem na sua cozinha.

Conhecer cada um deles o ajudará a tomar a decisão certa para otimizar o espaço.

Graças a uma distribuição adequada, você tornará a sua cozinha um espaço muito mais funcional e aconchegante.

>> Saiba mais: Como colocar copos e talheres na mesa.

Distribuição em L.

cozinha planejada em L  prego e martelo

A cozinha em "L" também é característica de plantas quadradas ou retangulares e possui suas bancadas, armários e utensílios concentrados em apenas duas paredes.

Pode ser instalado em quase qualquer cozinha, exceto aquelas com mais de duas portas ou com menos de 1,50 m de largura.

A mobília é colocada em um dos lados mais longos da cozinha e em um dos lados mais curtos, formando um L.

Dependendo do espaço, uma mesa e cadeiras podem ser facilmente colocadas e, assim, alcançar um espaço de "sala de jantar" onde a família pode se reunir diariamente.

Geralmente essa distribuição é adotada devido a impossibilidade de ocupar outras paredes ou para ganhar alguns metros úteis no ambiente em questão.

Dica de ouro na hora de adotar essa distribuição: Na hora de distribuir uma cozinha neste formato tente instalar o fogão na parte mais curta e manter a pia, a geladeira e dispensa na outra extremidade. Desse modo você ganhará um espaço útil de bancada para trabalhar entre eles.

>> Saiba mais: Guardanapos de papel versus Guardanapos de tecido.

Distribuição em U.

COZINHA EM U PREGO E MARTELO

Se o espaço que temos é quadrado, grande ou médio, a melhor distribuição que sua cozinha pode ter é em U. Você usará basicamente 3 paredes do ambiente.

Esse tipo de cozinha são aquelas que possuem uma planta quadrada e as bancadas e utensílios ocupam 3 de seus lados.

É o layout mais favorecedor para uma cozinha com esse tipo de planta devido ao fato de oferecer uma grande área de trabalho, possibilitar a instalação de uma grande quantidade de armários e uma melhor organização. 

Dica de ouro na hora de adotar essa distribuição: Organize a geladeira, o fogão e a pia de acordo com o triangulo de trabalho. Isso irá tornar a utilização da cozinha em "U" muito mais ágil e confortável.

>> Saiba mais: Mesa posta: como dobrar os guardanapos de forma decorativa.

Distribuição linear.

linear cozinha1 prego e martelo

Se sua cozinha for estreita e alongada, com menos de 2 metros de largura, a melhor opção é o design linear. Isso aumentará a capacidade de armazenamento.

Para aproveitar os espaços, use armários altos que tocam o teto.

A cozinha linear é aquela que concentra-se unicamente em uma parede. Seu layout pode ser fechado ou, na maior parte dos casos, totalmente aberto. É um tipo de cozinha muito comum em moradias com metragens reduzidas como apartamentos, geminados ou kitinetes, onde os ambientes da área social se encontram integrados. 

Dica de ouro na hora de adotar essa distribuição: Para esse tipo de cozinha é importante garantir que exista um espaço mínimo de 60 cm entre a pia e o fogão para garantir uma área de trabalho confortável. Se a ideia de ter a cozinha totalmente aberta para a área social não agradar é possível investir em um projeto de portas de correr parar escondê-las por completo.

>> Saiba mais: Ideias decor: como arrumar a mesa de jantar para todos os momentos do dia

Cozinha em Ilha.

coz Ilha prego e martelo

Com essa distribuição, você terá tudo em mãos, mas isso requer ter muito espaço disponível no ambiente.

Ao criar uma ilha central, você ganhará espaço para cozinhar e comer. Lembre-se de que, se você instalar uma ilha, deve haver um espaço livre de pelo menos 90 centímetros de largura para facilitar a mobilidade de um lado para o outro sem problemas.

Esse tipo de cozinha resulta em um espaço muito funcional, prático, fácil de trabalhar e se configura no espaço perfeito para receber amigos e familiares. A ilha pode ser montada para receber a pia, o fogão ou ambos, ou ainda ser somente uma superfície de trabalho ou balcão de apoio.

Dica de ouro na hora de adotar essa distribuição: Aproveite a ilha para torná-la um espaço ainda mais funcional. Inclua armários e gaveteiros sob ela e otimize seu espaço de armazenagem. Planeje a ilha com uma bancada anexa, dessa forma você poderá cozinhar ao mesmo tempo em que confraterniza com amigos e familiares e ganhara um espaço na cozinha para realizar refeições rápidas. 

Estas são algumas das opções de distribuição que você pode usar, dependendo do espaço disponível. Se tudo tiver o seu lugar, você cozinhará melhor e também ficará mais confortável nesse cômodo.

Você está planejando renovar ou dar uma nova imagem à sua cozinha? Se você planeja mudar esse espaço, esperamos que este post tenha sido útil e inspirador.  

Comentários