0
Seu carrinho está vazio :(
Dicas

Faça sua aposta: móveis escuros versus móveis claros!

Publicado em 29.02.2020 | comentários
797 visualizações

Escolher a mobília é sempre bastante minucioso e exige um pouco de atenção, afinal, na maioria dos casos, os móveis serão permanentes no ambiente.

Neste sentido a escolha dos móveis inclui não só a pesquisa de preço, escolha de design, consideração de espaço pra circulação, funcionalidades, e não menos importante, as cores!

A escolha das cores pode parecer uma escolha simples, mas se não for feita de forma inteligente pode não ser agradável para o projeto de decoração do seu ambiente.

De um modo geral a maior dúvida é: móveis claros ou escuros?

É algo que precisamos começar a mudar, porque para criar um espaço bonito, onde nos sintamos confortáveis e representados com o que ele transmite, devemos prestar mais atenção aos detalhes, à composição e à cor dos móveis que escolheremos e que irão compor a decoração de nossas casas.

É por isso que, muitas vezes, ao decorar, imaginamos se seria melhor usar móveis escuros e claros.

Na maioria das vezes, sempre optamos pelos móveis de tons claros porque temos medo de arriscar ou pensamos que eles estarão sempre na moda, ao contrário dos móveis escuros.

No entanto, não é assim, os móveis escuros podem mudar sua casa de uma maneira que você nunca pensaria em dar um toque clássico e elegante que sua família e amigos apreciarão.

É necessário saber quando é melhor optar por móveis claros ou escuros, pois, dependendo do que você deseja alcançar, é preferível escolher um ou outro (no caso de opções extremas); é por isso que iremos apresentar os prós e os contras de cada um deles.

Continue com a gente. Faça suas apostas: e aí móveis claros ou escuros?

>> Saiba mais: Combinação de cores na decoração, sem mistérios.

Vantagens dos móveis escuros.

moveis escuros prego e martelo

Ideais para "peças especiais".

Essa tonalidade proporciona uma sensação de nobreza e refinamento, não por acaso os móveis antigos geralmente são escuros, em um marrom escuro com toques avermelhados ou completamente pretos, sabendo dosar e escolher, isso dará um toque especial à sua casa com uma peça que poderá contar muitas histórias ao longo dos anos e passe de geração à geração.

>> Saiba mais: A hora da verdade: vermelho na decoração de casa!

Dão um contraste maior à casa.

Os móveis escuros são, sem dúvida, um elemento de contraste para qualquer casa, entrando em conflito com a claridade normal que todas as casas modernas estão procurando se todo o mobiliário de sua casa for claro, isso poderá dar aos ambientes uma aparência plana que não é bonita.

No entanto, se optar por combiná-lo como, por exemplo, usando um sofá claro combinando com uma mesa de centro escura, isso proporcionará uma imagem visual muito mais agradável do que se a mesa fosse clara também.

>> Saiba mais: Nas cores da estação: dicas para uma decoração de verão perfeita e barata!

Elegância e sofisticação para sua casa.

Se você tem um espaço amplo e bem iluminado, os móveis escuros serão aliados e não precisa ficar amarrada(o) à cor preta não. Tome cuidado para não deixar o ambiente completamente escuro, tente equilibrar a iluminação com as cores que predominam em cada um dos cômodos que possuem móveis nessa tonalidade, pois podem comprometer a visão, principalmente para quem já possui algum problema neste sentido.

>> Saiba mais: Dicas para Usar e Abusar dos Quadros na Decoração

São ousados e com personalidade.

É verdade que móveis escuros não são para todos e que apenas os mais ousados podem optar por essas cores. Eles têm mais destaque visual e também, em geral, são visualmente mais pesados do que claros.

E é aí que um móvel escuro, especialmente um sofá, dá um toque de personalidade à casa que poucos imaginam, por isso, apostar em contrastes, pode ser com almofadas, capas de almofadas, tapetes mais claros, ou paredes em cores neutras é sempre uma boa pedida.

Quando escolher a decoração verifique se não ficará muito carregado, para assim tornar o lugar aconchegante.

>> Saiba mais: Guia definitivo para você escolher a capa de almofada perfeita.

São para todos os tipos de espaços.

Se o espaço em que você deseja colocar uma peça de mobília escura não for muito amplo, não será necessário descartar essa opção, idealmente, dependendo das dimensões do local em que você deseja colocá-la, escolha uma peça de mobília de tamanho maior ou menor.

E em uma sala pequena, escolher a mesa ou cadeira dessa cor pode dar a esse espaço um toque muito chique.

>> Saiba mais: Vamos Decorar com Papel de Parede?

As cozinhas também não resistem.

Atualmente, as cozinhas pretas são uma tendência chique. Essas cozinhas parecem mais sofisticadas e modernas e com um design muito mais clássico e elegante.

No entanto, deve-se ter em mente que você precisa ter um espaço amplo e luminoso para essas cozinhas, para que a cor delas não ofereça uma sensação claustrofóbica a todo o espaço. Caso contrário, é melhor dar apenas um toque escuro, com as cadeiras ou a bancada.

>> Saiba mais: Cozinha americana sem segredos

Eles fornecem calor extra.

Se o que você está procurando em sua casa é sensação de calor, apostar em móveis escuros é a melhor opção, usar madeira, como o carvalho certamente será uma aposta segura.

>> Saiba mais: Cores na Decoração: 5 Dicas para não Errar!

Vantagens dos móveis claros.

moveis claros prego e martelo

Móveis limpos, uma aposta segura.

Esses móveis trazem muita luz e espaço para a casa, eles também são atemporais; portanto, se você não quer correr riscos ou se dar muitas dores de cabeça, móveis claros são a melhor opção.

>> Saiba mais: Dicas para Decoração de Sala de Estar Pequena

Combinam fácil com tudo.

Como o branco é uma cor que combina com qualquer outra cor, isso significa que você não precisa se preocupar se outros móveis serão combinados ou não, porque é um excelente coringa.

>> Saiba mais: Decoração de Primavera: vamos dar as boas vindas à estação das flores

Perfeitos para quartos de crianças.

Os móveis brancos ou claros são perfeitos para as crianças, justamente porque em linhas gerais eles possuem dezenas de brinquedos de diferentes texturas e cores, as cores claras do quarto das crianças trarão paz e equilíbrio diante dessa explosão de cores.

>> Saiba mais: Decoração Náutica Fácil e Sem Erro!

Aportam sensação de ter mais espaço.

Visualmente, os móveis de cores mais leves, como o sofá, farão com que o ambiente pareça mais espaçoso e até mais luminoso; portanto, se sua casa for pequena, apostar em móveis claros dará uma maior amplitude.

>> Saiba mais: 9 erros cometidos por pessoas que moram em lugares pequenos. Reconhece algum?

Eles são mais leves.

Móveis escuros geralmente recarregam visualmente os cômodos (embora sejam lindos), no entanto, os móveis claros são geralmente visualmente mais leves.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre os benefícios que uma capa de almofada oferece para a decoração da sua casa

Eles diminuem a sujeira.

Não é que eles tenham um efeito mágico que faça a sujeira não aderir a eles, mas a verdade é que mostram menos do que em móveis escuros, o que sempre é uma vantagem.

Concluindo...

A maior vantagem dos móveis claros em relação aos escuros é que eles proporcionam maior largura à casa e são mais fáceis de combinar com as cores do que os escuros, em comparação com o fato de que os móveis escuros conseguem dar um toque de distinção e elegância que móveis transparentes não conseguem e proporcionam maior calor ao lar.

Os escuros podem ser mais difíceis de combinar do que os claros, mas qualquer casa ficará melhor com o toque de uma peça de mobília escura; portanto, por que escolher se você pode ter os dois e sua combinação poderá ficar maravilhosa? ;)

Comentários

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.