Dicas

Fazer a mudança de casa sem estresse é possível? Sim! Veja como.

Publicado em 21.02.2021 |
69 visualizações

Seja qual for o motivo mudar-se para uma nova casa ou apartamento geralmente é algo muito empolgante.

Afinal, estamos falando de um novo começo, uma nova oportunidade de fazer tudo novo, de ser feliz, de ter um lugar só seu, enfim.

Mas embora tenha essa movimentação de energias, de novos ares, infelizmente nem tudo são flores.

Isso não significa que às vezes fazer mudança de casa pode ser uma atividade bem estressante, pois, são muitos os aspectos para ficar de olho.

Felizmente, existe uma maneira de evitar surpresas desagradáveis e eventuais incômodos.

Basta se antecipar, planejar e fazer tudo o que puder para facilitar.

Escolha uma boa empresa de mudanças desde o início.

empresa de mudana prego e martelo

Dependendo de quando você planeja se mudar, pode ser difícil reservar uma data.

A maioria das pessoas tenta mudar nos finais de semana, durante as férias escolares ou feriados, o que lhe dá tempo extra. Não se envolva - planeje com antecedência.

Escolher uma equipe de mudança pode parecer fácil em comparação com todas as outras escolhas que você fez, mas escolher a empresa certa e os profissionais é importante.

O estado de conservação dos seus móveis e objetos decorativos dependerá muito do esmero e cuidado da empresa que você escolher.

E para evitar estragá-los ou danificar o imóvel e pagar mais do que esperava, é importante que se faça uma pesquisa.

Bons prestadores de serviços de mudança vão garantir que seus móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos cheguem com segurança ao seu destino.

Por isso faça orçamentos com ao menos duas empresas ou profissionais de mudanças diferentes.

Especifique tudo que irá precisar, sobre a necessidade de contratação de outros serviços, como embalagem, desmontagem e montagem de móveis, etc.

Não esqueça também, de buscar conhecer a reputação da empresa ou do prestador de serviços ante o mercado, se puder converse com clientes anteriores.

Caso seja possível, veja se a empresa está disposta a fazer uma avaliação - isso significa que alguém irá até sua casa para avaliar quantas coisas você tem.

E certifique-se de que a empresa terá o veículo do tamanho adequado e o número suficiente de membros da equipe no dia da mudança.

>> Saiba mais: Método Konmari: ordem ao estilo Marie Kondo

Faça uma lista de coisas a fazer.

como fazer a lista mudana prego e martelo

Como diz o bom e velho ditado “o seguro morreu de velho”, para evitar o estresse, faça uma lista de tudo o que você precisa fazer, tudo que você precisa levar, tome nota dos itens de cada membro da família e considere as etapas a serem tomadas.

Não importa se você possui ainda alguns meses antes de sair, isso não significa que você terá que esperar até uma semana antes de se mudar para começar a se preparar.

Outra coisa importante: geladeira e freezer devem ser tirados da tomada pelo menos dois dias antes – período necessário para o degelo, o que evita vazamento de água no dia do transporte.

Deixe as portas abertas e passe um pano limpo para secá-los totalmente. E, pelo menos um dia antes, desplugue os demais eletrodomésticos.

Também fique atenta(o) aos seus pets, pois ao mudarmos de residência, é super normal que leve um tempinho para que os bichos se acostumem com a nova casa.

No novo espaço, cães e gatos podem agir de maneira diferente, porque ainda não reconhecem o local como sendo "seu novo território".

Diante do ambiente desconhecido, os animais podem ficar ansiosos, o que por sua vez leva a mais uivos e/ou latidos, mordidas ou arranhões na mobília, raspagens na porta ou xixi em locais errados, por exemplo.

Para tornar a mudança menos estressante para os seus animais de estimação, tome as medidas necessárias para adaptá-los à nova residência.

>> Saiba mais: Reforma da casa sem quebrar nada: 4 ideias pra renovar seu lar.

Classifique com antecedência.

classificar caixas mudanca prego e martelo

Limpar a sua casa de todos os itens antigos, indesejados ou desnecessários antes de sua mudança pode economizar tempo e estresse, mas também pode ajudar a economizar dinheiro!

Ao doar, reciclar ou jogar fora coisas de que não precisa mais, você está reduzindo a quantidade de coisas que precisa levar.

Quanto menos coisas você tiver, menos horas a equipe de mudança precisará, talvez até mesmo nem precise de uma equipe de mudança.

A maneira mais fácil de economizar dinheiro em sua mudança é evitar pagar pelo transporte de coisas que você irá jogar fora assim que chegar em sua nova casa.

>> Saiba mais: Erros a evitar ao comprar móveis.

Faça um plano de empacotamento e comece cedo.

planning mudana prego e martelo

Embalar as coisas sempre leva mais tempo do que você pensa, então é melhor começar o mais cedo possível.

Depois de se livrar (seja como for) de tudo que você não precisa mais comece o processo de encaixotamento semanas antes da mudança, para fazê-lo com bastante calma.

Você pode começar da seguinte forma:

• Por cômodos específicos; 
• Por móveis e objetos de membros da família; 
• Por categorias.

Os objetos de uso corriqueiro deixe para encaixotar no final, evitando ter que abrir caixas para procurar por uma escova de cabelos, por exemplo.

Facilite a identificação dos itens, cole etiquetas nas caixas ou use uma caneta para identificar o conteúdo.

Lembre-se que mais pessoas estarão envolvidas no processo de transporte e organização, por isso a identificação é essencial.

Identifique a caixa com o cômodo em que pretende entrar em sua nova casa e liste alguns dos itens na parte superior para que você saiba o que há nele.

Você irá nos agradecer quando não tiver que abrir quinze caixas marcadas com “cozinha” para encontrar aquela com os pratos e os sousplats!

Tente não sobrecarregar suas caixas! É tentador enchê-los, mas tente usar caixas pequenas para itens pesados e caixas grandes para itens mais leves. Caso contrário, você corre o risco de a caixa se desfazer e danificar o usuário.

>> Saiba mais: Sem eles a sala de estar nunca está completa!

Plantas, equipamentos, etc: pense no que você consegue levar.

mover planta mudanca prego e martelo

Existem algumas coisas que as equipes de mudança não podem transportar. 

Isso inclui materiais perigosos, plantas sujas, latas de tinta ou produtos químicos.

Se você não consegue deixar suas plantas para trás, convém colocá-las em vasos e acondicioná-las devidamente para que não se movam e transportá-la no carro.

Não se esqueça de levar em consideração a segurança da equipe de mudança e a sua, não só pelo peso das caixas, mas também por causa das coisas que você irá mover.

Se você estiver embalando equipamentos de jardim, certifique-se de limpá-los e embalá-los com segurança.

Equipamentos de jardim de grandes dimensões, como cortadores de grama ou ferramentas movidas a gasolina, devem ser esvaziados e limpos antes de serem transportados.

Se estiver embalando objetos cortantes como facas, embrulhe-as com cuidado e registre o conteúdo na caixa.

Em caso de dúvida, pergunte à equipe de mudança quem pode dizer o que eles podem aceitar e a melhor forma de embalar.

Eles podem até oferecer um serviço extra onde podem embalar itens mais difíceis para você.

>> Saiba mais: Como manter a geladeira em boas condições?

Muito cuidado com os documentos pessoais.

documentos importantes mudanca prego e martelo

Mantenha todos os seus documentos importantes, como passaportes, escrituras, testamentos e documentos de seguro em uma única caixa ou arquivo para garantir fácil acesso.

Coloque tudo em algum lugar estratégico e de fácil acesso para você ou alguém de sua família, certifique-se de que seja em um local onde você não os perca.

Em relação a correspondências, assinaturas, etc, certifique-se de ir até os Correios e fazer o devido redirecionamento para o seu endereço novo.

>> Saiba mais: Como limpar Coifa.

Organize os débitos da antiga residência.

contas mudana prego e martelo

Durante as inúmeras tarefas que uma mudança exige, providências referentes as contas de água, luz e telefone podem passar despercebidas.

E aí a chance de vir uma surpresa desagradável por conta do débito da casa antiga é grande.

As companhias de energia elétrica orientam que o primeiro passo ao deixar o imóvel é ir até um posto de atendimento e pedir o desligamento.

É preciso apresentar os documentos como, CPF e RG.

Caso prefira fazer pela internet ou telefone, siga as instruções da companhia da sua cidade.

Fazendo esse processo, você evita o recebimento de contas indevidas.

Da mesma forma, quando chegar ao novo lar, é necessário pedir a ligação de energia e transferência de titularidade, ou seja, passar a conta para o seu nome.

De novo apresente CPF e RG, além de contrato de compra e venda ou aluguel para comprovar que você é o morador do local.

A primeira fatura é gerada com o consumo parcial, contando da data que pediu a ligação até o seu vencimento padrão.

Basicamente as mesmas orientações das empresas responsáveis por água e esgoto são bem parecidas com o procedimento de luz.

Assim que sair, vá até o posto de atendimento, informe a mudança e solicite uma certidão negativa de débito.

Nessa certidão a fornecedora atesta que o titular da conta não tem contas a pagar no endereço antigo, encerrando o vínculo.

No mesmo momento, você pode pedir a transferência de titularidade para a casa nova.

Algumas empresas exigem habite-se do imóvel, no caso de área construída, portanto, confirme antes com a fornecedora de água da sua cidade os documentos necessários.

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem contratos com operadoras que oferecem combos de telefone, TV e internet.

E assim que sair da sua antiga residência, entre em contato com a operadora e informe a mudança de endereço.

Caso você tenha esses serviços separadamente, entre em contato um a um e informe o fato.

Solicite a transferência e peça para que finalize as cobranças naquele antigo endereço.

>> Saiba mais: Precisamos falar sobre guarda-roupas.

Reserve um tempo para limpar.

limpeza casa nova prego e martelo

Se você conseguir pegar as chaves de sua casa nova com antecedência ou ter acesso para poder limpá-la antes da mudança, poderá reduzir seu nível de estresse.

Limpar a casa completamente antes que todas as suas caixas e móveis cheguem significa que não terá surpresas desagradáveis no dia da mudança.

Também significa que você poderá criar uma lista de problemas ao avaliar a propriedade.

Se você tiver acesso alguns dias antes de sua mudança, pode providenciar que as entregas sejam feitas com antecedência.

Se você está comprando novos eletrodomésticos, ou precisa medir persianas, carpetes ou qualquer outra coisa, aproveite o espaço vazio para medir certinho.

>> Saiba mais: Distribuição da cozinha: o que você sabe sobre isso?

Prepare um kit de sobrevivência para o dia da mudança.

kit lanche mudana prego e martelo

Antes do dia da mudança, certifique-se de ter embalado um kit de sobrevivência para o dia da mudança.

O que exatamente terá nesse kit de sobrevivência? Bem, conterá itens como produtos de higiene pessoal, carregadores de telefone, garrafas de água e lanches.

É importante ter fácil acesso a suprimentos que irão manter você e sua família bem alimentados e hidratados neste dia agitado, e ter tudo à mão para que vocês possam deitar direto na cama no final do dia.

Para ter o justo descanso.

>> Saiba mais: Dicas para Usar e Abusar dos Quadros na Decoração

Tenha pressa, mas vá com calma.

fazer mudanca sem bagunca prego e martelo

O dia da mudança é importante - sabemos que você deseja fazer tudo o mais rápido possível, mas pode ser bem cansativo.

Tenha expectativas realistas sobre quanto você quer avançar no dia - é improvável que você desfaça as malas de sua casa inteira na primeira noite!

Certifique-se de ter seu kit de sobrevivência em mãos no dia da mudança, certifique-se de ter bebidas geladas, tudo que você precisa para chás e cafés e lanches para economizar energia.

Fique atenta(o) às paradas para almoçar, tomar um café da tarde e jantar.

Levará algum tempo para desempacotar completamente e fazer com que sua nova casa tenha a aparência que você deseja, então não sinta que tudo precisa se encaixar imediatamente, no mesmo dia.

Contanto que você tenha sua cama devidamente montada até o final do dia da mudança, o resto é com você!

E conte com a Prego e Martelo se você quiser decorar a nova casa sem precisar fazer grandes reformas ou gastar rios de dinheiro.

Na Prego e Martelo você encontra toda a linha de quadros decorativos, telas em canvas, acrílico espelhado e diversos outros produtos de decoração.

Exatamente tudo o que você precisa para criar e renovar o seu ambiente. Vem conferir! 

Prego e Martelo e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.